segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Educação de Jovens e Adultos debatida durante fórum na FTC

Ao invés da sala de aula, o auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) foi o espaço reservado na última sexta-feira (22) pela Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna para promover um amplo debate e socializar experiências sobre “Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos” na rede municipal de ensino.

A iniciativa reuniu no II Fórum de Educação de Jovens e Adultos, aproximadamente 300 participantes, entre educadores, educandos, assessores da SEC e estudantes de licenciatura das faculdades locais.

Iniciando a programação, a assessora técnico-pedagógica do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Keylla Valéria Abreu Soares, socializou com os participantes as ações implementadas pela SEC visando atingir as metas previstas no Plano Municipal de Educação (PME), quanto às políticas públicas de educação de jovens e adultos no município.

“Este Fórum é um segundo momento de uma ampla discussão coletiva, no qual a SEC propõe uma maior interação entre educandos e educadores, trazendo para socialização as ações implementadas nas unidades escolares do município, voltadas para o processo de alfabetização, letramento e aprendizagem de jovens e adultos”, argumentou Keylla. Ela citou algumas iniciativas, a exemplo dos colóquios realizados, dos grupos de trabalhos e cursos para a terceira idade desenvolvidos em unidades escolares.

Em seguida, a pedagoga e mestra Yasmine Habib falou das “Praticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos”. Citando o educador Paulo Freire, a palestrante destacou a importância da contribuição que cada educando pode dar ao processo educativo, a partir do momento que ele leva para a sala de aula as experiências do seu cotidiano.

O Fórum foi encerrado após a socialização e debate dos resultados discutidos nos Grupos de Trabalho: O Mercado de Trabalhão e a Formação do Cidadão na Educação de Jovens e Adultos; a Educação de Jovens e Adultos e o Enfrentamento do Problema da Violência na Comunidade; A Educação de Jovens e Adultos e a Aprendizagem na Terceira Idade; e A Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges – 21/10/2010
Teatro ensina alunos da Fundação Marimbeta o combater a dengue
Mais de 100 crianças e adolescentes da unidade II (bairro Fonseca) da Fundação Marimbeta, aprendem de uma forma simples, mas bastante criativa, a eliminar o mosquito Aeds Aegipty e, consequentemente, o combate à dengue.

Eles assistem a uma peça teatral onde os artistas procuram informar e sensibilizar as crianças sobre a dengue, suas causas e efeitos e como combater a doença que ainda faz vitimas em Itabuna. O projeto é apresentado pelo Grupo de Teatro, Educação e Saúde da Secretaria da Municipal de Saúde e conta com a participação de 10 componentes.

Na apresentação, os atores focalizam uma família e uma casa onde aparecem vários brinquedos jogados na sala, cozinha, quatro e em outros cômodos. Depois de selecionados e guardados, eles vão à caça de possíveis depósitos de larvas que se transformam no mosquito transmissor da dengue.

Na peça é mostrada a importância e o que o agente da saúde faz durante as visitas domiciliares. Ainda na apresentação, a família não recebe o agente e todos terminam por contrair a dengue, inclusive os vizinhos. “O mosquito da dengue não fica parado, ele percorre muitos lugares e por onde passa pode picar varias pessoas e transmitir a doença”, explicou o supervisor da área de Educação e Saúde da Dengue, Sandoval Dias Lima.

A administradora do sitio, Fátima Braga, disse que ações como essas são importantes para a multiplicação de informações. “É através da educação que a vida da comunidade pode ser mudada e a peça ensina a criança a se prevenir da dengue, ao mesmo se diverte”.

Ela lembra que a comunidade onde o sitio funciona é muito carente e, através da peça teatral, é possível prender a atenção dos alunos ensinando-lhe a combater a doença, evitando a proliferação do mosquito. “Acreditamos que eles vão colocar em prática tudo que aprenderam aqui”.

Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Paulo Leonardo – Fotos: Waldyr Gomes – 25/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...