quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VEREADOR DESTACA VITÓRIA NA LUTA DOS AGRICULTORES

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Ilhéus no início da noite desta terça-feira (14), o vereador Marcos Flávio (PPS - foto) destacou a vitória na Justiça dos agricultores através de ação do Prof. Ed Brasil contra a FUNAI, suspendendo a demarcação de terras supostamente de índios Tupinambás no entorno de Olivença.

Marcos Flávio chamou a atenção para o fato de Ed Brasil ter-se deslocado várias vezes por sua própria conta a Brasília: “Ele foi ao Ministério da Justiça, à própria FUNAI, visitou gabinetes de deputados, buscou e recebeu apoio da Frente Parlamentar de Agropecuária”, relatou o vereador, observando que registros como os que saíram na imprensa sobre suas reuniões com ministros retratam um momento histórico da luta pelos direitos dos pequenos agricultores, categoria da qual faz parte o professor impetrante da ação.

O vereador lembrou também que agora a sua e outras milhares de famílias vão poder ficar mais tranqüilas em relação a seu futuro nas roças onde moram, tiram seu sustento e ainda abastecem os mercados da região. “Essa gente não poderia ser penalizada por um processo administrativo precipitado, que seguiria da FUNAI para o Ministério da Justiça e daí para sanção presidencial, transformando os sonhos dessas famílias num pesadelo”.

O parlamentar ilheense destacou ainda que existem dois projetos sobre a matéria tramitando no Congresso Nacional. Um de autoria do deputado federal Aldo Rabello (São Paulo) que tira a prerrogativa da FUNAI de demarcar terras indígenas, obrigando a matéria a passar pelo crivo da Câmara e do Senado. E outro do senador Walter Pereira (Mato Grosso) que determina a indenização da terra nua e das benfeitorias pelo preço de mercado e com recursos do orçamento da União previamente destinados para este fim.

 Por último, Marcos Flávio desejou sucesso ao Prof. Ed Brasil e aos demais agricultores no prosseguimento desta ação onde já foi expedido o mandado de segurança: “Que tenham acesso por direito a todos os documentos do processo e possam sair vitoriosos nessa luta que livrará a região desse malfadado decreto da FUNAI”, concluiu o vereador.

Por - Carlos Malluta – cmalluta@consultoria.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Câmara Municipal de Itabuna realizou Sessão Especial em homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência Erasmo Ávila  Uma noite de emoç...