quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Settran vai realizar Semana de Trânsito em homenagem ao centenário de Itabuna


A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) definiu para o período de 20 a 24 deste mês de setembro a realização da Semana Nacional de Trânsito no Centenário de Itabuna, que terá como tema: “Cinto de Segurança e Cadeirinha, Presos pela Vida”. O evento acontece em todo o País por iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As atividades serão desenvolvidas na Praça Otávio Mangabeira, no horário das 9 às 17 horas, em 14 stands. As atividades serão desenvolvidas em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A Settran, juntamente com a Secretaria da Educação, estará mobilizando milhares de estudantes para participar das atividades.

A programação inclui o lançamento do projeto e exposição da Minicidade Itinerante, a realização do 1º Seminário de Educação e Segurança no Trânsito, dias 21 e 22, além da Caminhada pela Paz no Trânsito, dia 24.

Secretário Wesley
Durante a Semana também haverá oferta de diversos serviços e atendimentos na área de saúde, isto além de ações educativas, emissão de carteirinha de habilitação infantil, teatro de fantoches, jogos educativos do trânsito e intensificação da Campanha “Mão Amiga” de Respeito à Faixa de Segurança.

“O objetivo da Semana é chamar à atenção da população para a responsabilidade no trânsito, a partir do exercício de condutas corretas”, frisou o secretário Wesley Melo, titular da Settran. Ele acrescenta que este ano as ações educativas e de conscientização estarão focadas na questão das novas regras para o transporte de criança de sete anos, o uso do cinto de segurança e o respeito à faixa de segurança para pedestres.

“Será mais uma oportunidade para ampliarmos à comunidade o porquê da importância destes dispositivos para que todos tenham mais segurança no trânsito. Uma maior conscientização por parte de motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas resultará na redução de mortes e lesões no trânsito”, afirmou Wesley Melo.

 Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes - 02/09/2010

Obras do canal da Amélia Amado atendem exigências de ministério

As obras que estão sendo executados pela Prefeitura de Itabuna no canal da avenida Amélia Amado, estão de acordo com o projeto e obedecem as exigências do Ministério da Integração Social. A informação é do supervisor do Departamento de Obras do ministério, Harry De Gauw, que juntamente com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, visitou o local na manhã desta quinta-feira (2).

Como se trata de uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, Vita disse que a fiscalização é realizada mensalmente. Durante a vistoria são analisados, entre outros itens, o andamento e a extensão da obra, como também a qualidade do material utilizado.

Para o secretário, é importante que os técnicos do governo federal acompanhem o trabalho que está dentro do cronograma previsto. Isso, segundo ele, facilita a liberação imediata dos recursos aplicados. Nessa primeira etapa das obras iniciadas no mês passado, estão sendo realizados serviços de escavação, cobertura das lajes prémoldadas e o concretamento, e deverão ser concluídas dentro de aproximadamente oito meses.

Secretário Fernando Vita inspeciona a obra
Obra bem recebida

Os moradores e comerciantes da área estão satisfeitos com a execução do serviço. O cabeleireiro Francisco Nascimento (Chico Brasas), que trabalha na Amélia Amado há mais de 40 anos, disse que as obras além de beneficiar toda a comunidade que enfrentava problema do mau cheiro e a presença de insetos, vão melhorar o visual da cidade. Ele acredita que a partir de agora, a renda do seu salão tende a aumentar.

Já Roberto Silva Santos, que mora próximo ao canal, ressalta a agilidade e a determinação do prefeito Capitão Azevedo em realizar um serviço prometido há anos pelos governos anteriores, mas que nunca saiu do papel.

“É uma das grandes obras do atual governo, desejada por todos nós que moramos ou trabalhamos nessa área e que agora vemos esse sonho transformado em realidade”. Roberto também apela para a comunidade, para que ajude a manter a área limpa. “Vamos preservar o que é nosso, para o nosso bem, para o bem da cidade”.

 Rosi Barreto- Reportagem Paulo Leonardo – Fotos: Waldyr Gomes – 02/09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...