quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário discute educação e segurança no trânsito

Uma ampla agenda de palestras, painéis e debates marca a realização do 1º Seminário de Educação e Segurança no Trânsito promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), em parceria com a Autoescola Regional e Lions Clube Itabuna Centro. O simpósio está sendo realizado no auditório do Palace Hotel e faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna.

O seminário foi aberto na noite da terça-feira (21) pelo secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, abordando o Trânsito em Itabuna – ontem, hoje e perspectivas futuras.

Para ele, a cidade enfrenta as conseqüências do crescimento desordenado e sem planejamento, o que se reflete no agravamento dos problemas no trânsito.

Como exemplo, Wesley cita o caso das ruas Ruy Barbosa e Paulino Vieira, que são estreitas e não foram projetadas para o futuro: “Hoje, a cidade enfrenta na sua área central problemas como a falta de espaços para estacionamento e vias de escoamento de tráfego”.

O secretário destacou ainda o elenco de medidas emergenciais que vem adotando para racionalizar o fluxo de veículos em áreas críticas e o projeto para implantação do sistema de estacionamento rotativo chamado Zona Azul.

Falou ainda de obras importantes como a avenida Pedro Jorge e o alargamento da ponte da Felícia de Novaes para melhorar a mobilidade urbana.

Também participaram do primeiro ciclo de debates Gilvandro Nascimento, instrutor da Águia Branca, que falou sobre a necessidade do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças.

Já Vercil Rodrigues, abordou a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência. Também foram distribuídos brindes de empresas e patrocinadores do simpósio.

A programação termina hoje (22), com um painel sobre os acidentes de trânsito e seus reflexos, que contará ainda com a participação da enfermeira Waleska Figueiredo Carvalho, do Núcleo de Educação e Urgência. O chefe do Núcleo de Policiamento Rodoviário Federal, Jefferson de Almeida Moraes e o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária Wstadual, major Valcir Góes Serpa abordam o papel da fiscalização na redução dos índices de acidentes nas estradas brasileiras.

O comportamento humano no trânsito na perspectiva da Psicologia e da Educação para o Trânsito é o tema destacado pela psicóloga Manuela Bello Marques, perita do trânsito e da coordenadora do Educatran, Elessandra Bispo dos Santos.

Por -  Kleber Torres Fotos: 22-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...