terça-feira, 28 de setembro de 2010

Semana do Idoso promove Feira de Saúde e Artesanato

Prosseguindo com as atividades para a Semana do Idoso, foi aberta na tarde de terça-feira (28), a Feira de Saúde e Artesanato no Calçadão Jorge Amado, no centro de Ilhéus. Durante o evento foram oferecidos alguns serviços voltados ao público da terceira idade, como a realização de exame preventivo, avaliação com nutricionista, glicemia capilar, entre outros. Também foram vendidos nos estandes doces, tortas e material de artesanato confeccionado pelos idosos.


A abertura que tem como tema “Sem medo e vergonha de envelhecer”, ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) no Teatro Municipal de Ilhéus e contou com apresentação de música, dança e declamação de poesias realizadas por grupos da terceira idade. Além disso, foi apresentada a peça sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e palestra sobre “Envelhecer sorrindo”, com a psicóloga Terezinha Zélia Queiroz.


As atividades seguem com a ‘’Tarde no cinema’’, onde serão exibidos filmes no Cine Santa Clara, na avenida Soares Lopes. O encerramento acontece no dia 1º de outubro com caminhada. A concentração será no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal, às 8h30min. A caminhada segue para o espaço de eventos ‘’Cruzada do Bem pelo Bem’’ na avenida Canavieiras, onde será servido café da manhã aos participantes.


A Semana do Idoso tem o objetivo de discutir e propor novas ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população além de promover atividades que ajudem na auto-estima dessas pessoas. Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE, Ilhéus possui 19.300 pessoas com idade superior 60 anos. O evento é realizada pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso, em parceria com grupos de idosos da cidade.

Praias do litoral sul de Ilhéus são foco de novos serviços de limpeza

O litoral sul de Ilhéus está sendo beneficiado com uma série de melhorias. Na última segunda-feira (27) homens da secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus iniciaram a limpeza da praia dos milionários.

O trabalho abrange serviços de capinagem, roçagem e retirada de entulhos e vai se estender até o Cururupe. No último domingo (26) toda a extensão do Km 3, da rodovia Ilhéus/Olivença sediou mais uma edição do projeto “Praia Limpo, Surf Limpo”, que em parceria com o governo municipal, promoveu a retirada de mais de 200 quilos de lixo.

O evento marcou as comemorações pelo Dia Mundial de Limpeza de Praia.


O trabalho de manutenção das praias de Ilhéus foi intensificado em julho pela praia da extensão da Avenida Soares Lopes. Com ajuda de roçadeiras costais cerca de 10 homens da secretaria retiraram lixo e todo mato existente no local. Segundo Carlos Freitas, o objetivo da ação é deixar as praias prontas para o verão.

“Mesmo sendo uma ação realizada periodicamente pela secretaria, a limpeza antecipada facilita o trabalho de manutenção durante a alta estação e beneficia também os banhistas que as freqüentam durante todo o ano”. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, após encerrar o trabalho no litoral sul, a equipe segue para a àrea norte da cidade.

ASCOM/Ilhéus
Por - walmir Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...