quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Prefeito apresenta projetos ao Ministério das Cidades para obras em 10 bairros

O prefeito Capitão Azevedo entregou ao Ministério das Cidades projetos para obras de melhoria em 10 bairros de Itabuna. Os serviços sugeridos nos projetos são basicamente saneamento básico, infraestrutura, pavimentação e urbanização. Os serviços estão orçados em R$135 milhões. Entre os bairros a serem beneficiados estão Bananeira, Nova Itabuna, Nova Ferradas, Jorge Amado, Daniel Gomes e Nova Califórnia.

O prefeito disse que só com obras dessa natureza “milhares de famílias que vivem em situação crítica” poderão ter uma vida mais digna e mais humana.“Não é possível que famílias inteiras ainda convivam com esgoto correndo em suas portas. Esse é um problema sério que compromete a saúde de todos, mas principalmente de crianças”.

Ele disse ainda que investir em serviços de saneamento básico requer verbas que nem sempre são suficientes. “Porém, os investimentos para tratamento de saúde são ainda mais caros para os cofres públicos. Por isso, a prioridade em obras como essas que queremos desenvolver”.

Azevedo lembra que a atenção especial que ele direciona aos bairros faz parte do projeto de governo, lançado em sua campanha, e que ele faz questão de cumprir. O prefeito conta que tem feito muitas peregrinações em Brasília em busca de recursos que lhes permitam trabalhar pelas pessoas que acreditam nele e na sua boa vontade de construir uma Itabuna mais humana, bonita e digna dos seus 100 anos.

“As obras que podem melhorar a vida da população que vive na periferia começam pelo tratamento de esgoto e pelo serviço de infraestrutura, a exemplo do que já foi realizado em diversos bairros da cidade”, lembra.

Entre os bairros já beneficiados com obras da Prefeitura na atual gestão, estão o Santa Catarina, Maria Pinheiro, Fátima, São Pedro, Pedro Jerônimo, o São Roque que além de saneamento básico e urbanização, também ganhou uma ponte há muito desejada pela comunidade.O bairro Fernando Gomes, está passando por intervenções que vão desde a rede de esgoto, pavimentação até a construção de casas populares.

Por -  Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 23/09/
Reordenamento do comércio central de Itabuna



Assegurar aos milhares de itabunenses e visitantes de outros municípios que transitam nas ruas e avenidas centrais de Itabuna o direito à acessibilidade e mobilidade. Este é objetivo da Prefeitura de Itabuna que, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, iniciou nesta quinta-feira (23) a operação de reordenamento da área comercial da cidade, que inclui a Avenida do Cinquentenário, as ruas Ruy Barbosa e Paulino Vieira, além das praças do centro.

O trabalho que vem sendo feito por agentes fiscalizadores da Secretaria de Comércio em parceria com a Polícia Militar, consiste na realocação e adequação de espaços destinados aos vendedores ambulantes e a desobstrução das calçadas ocupadas indevidamente com bancadas por estabelecimentos comerciais.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, disse que este trabalho será desenvolvido diariamente nos turnos matutino e vespertino. Ele explica que, com a reforma da Avenida do Cinquentenário, foram criadas condições de acessibilidade e mobilidade para quem circula naquela via, especialmente para portadores de necessidades especiais, a exemplo de deficientes físicos e visuais, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“Porém, existem vendedores ambulantes e comerciantes que insistem em não compreender a necessidade de mantermos as calçadas desobstruídas. Com isso, eles restringem o direito de ir e vir destas pessoas e a Prefeitura, enquanto órgão responsável pelo ordenamento e uso do espaço público, deve fazer prevalecer à lei, para que todos tenham os seus direitos respeitados e preservados”, frisou Leahy.

Nesta fase da operação, o trabalho consiste na orientação e notificação de lojistas e ambulantes, bem como retirada das mercadorias colocadas nas calçadas. Num segundo momento, havendo reincidência, os responsáveis serão multados e os produtos apreendidos. Ele citou como exemplo os vendedores de redes, que chegam ocupam espaços nas praças e estendem o varal, prejudicando a comunidade e o visual do local.

Paralelo ao trabalho de fiscalização, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, entregou na quarta-feira (22) toldos para os vendedores ambulantes da Praça Adami, cumprindo promessa do feita pelo prefeito Capitão Azevedo, visando à melhoria das condições de trabalho no local. Hoje, oficialmente cadastrados, existem cerca de 90 ambulantes em Itabuna, além de outros que atuam principalmente na venda de CDs e DVDs tidos como “piratas”.

Por: Erivaldo Bomfim - Reportagem: Paulo Leonardo - Foto: Waldir Gomes – 23/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...