terça-feira, 28 de setembro de 2010

Parceria viabiliza iluminação de quadras esportivas em Itabuna


Secretário Gilson

Uma parceria entre Prefeitura de Itabuna, Coelba e Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) vai permitir a iluminação de 20 campos de futebol em diversos bairros da cidade. Numa primeira fase serão beneficiadas 12 comunidades.

O projeto atende a uma reivindicação de lideranças comunitárias e desportistas, e, segundo o secretário da Administração, Gilson Nascimento, foi viabilizado através de gestões do deputado estadual Luís Argôlo junto ao gabinete do governador e à Seinfra, que repassou R$ 235 mil para a execução.

Ele explica que a primeira etapa estará concluída pela Coelba até o final de outubro, com a iluminação de 12 campos, sendo o primeiro em Ferradas – já implantado – e o segundo no São Pedro, com conclusão programada para os próximos dias.

Também estão incluídos no projeto os campos da Urbis IV, Rua de Palha, Nova Ferradas, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, Zizo, Mutuns e Roça do Povo entre outros, onde se realizam competições diversas, inclusive o Campeonato Interbairros.

O engenheiro Rodrigo Matos de Souza, coordenador de obras da Coelba na Região Sul, explica que o projeto será intensificado por duas equipes, com a mobilização de 14 homens e dois caminhões de apoio, o suficiente para cumprir o cronograma previsto.

Por -  Kleber Torres Fotos: 28-09-2


Estudantes participam de cursos em
comemoração à Semana da Juventudade

Preparar o jovem para a vida por meio de atividades como, por exemplo, se tornar uma liderança em sala de aula e participar do movimento estudantil. Estes foram alguns dos principais objetivos de um encontro promovido pela Divisão para a Juventude da Secretaria de Assistência Social de Itabuna, realizado no último dia 24, na sede social da Usemi. O evento serviu também para comemorar o Dia da Juventude, ocorrido dia 24.

Durante todo o dia, os cerca de 150 alunos das escolas públicas e particulares de Itabuna tiveram oportunidade de participar palestras e mine cursos sobre empregabilidade, liderança eficaz, relações inter-pessoais,comércio de vendas e marketing pessoal. Um dos palestrantes do evento foi o chefe de Gabinete do Prefeito, Ivan Montenegro.

A proposta, segundo os organizadores, foi despertar nos jovens o espírito de cidadania e da política, motivá-los a planejar seus próprios negócios, ajudando-os também a despertar para o comprometimento com as políticas de ações imediatas, no sentido de minimizar a exclusão social e se tornarem cidadãos atuantes na sociedade. Os cursos tiveram duração de 6 horas.

Por - Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto

Escola Profissionalizante oferece
novos cursos gratuitos em Itabuna


A Escola Profissionalizante de Itabuna (EPI) promove entre os dias 29 deste mês de setembro e 1º de outubro três oficinas de pintura em tecido, madeira e vidro, destinadas a professores, alunos e comunidade. Os cursos são gratuitos e contam com parceria do Armarinho Crie e Borde e os fabricantes das tintas Condor e Acrilex. As aulas acontecem pela manhã e à tarde, na sede da própria escola.

A diretora da EPI, Suzana Rocha, explicou que durante as oficinas haverá demonstração de novas técnicas usadas no artesanato e o lançamento de produtos, a exemplo de tintas. A proposta da escola é reciclar os professores e estimular os alunos e a comunidade para a qualificação da mão de obra. E, com isso, garantir uma renda extra com a comercialização dos produtos confeccionais.

Suzana informou ainda que no dia 20 de outubro, a partir das 15 horas, haverá outra oficina, também gratuita, em parceria com o Senac. Técnicos do Banco do Povo vão falar sobre Educação Financeira e ensinar aos participantes técnicas de como utilizar melhor recursos como cartão de crédito, cheque e renda da família. As inscrições estão abertas e só estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

Mesmo com a realização das oficinas não haverá interrupção dos 22 cursos já ministrados pela escola.

Por - Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes

Itabuna supera em 6% meta de imunização contra raiva

A Divisão de Controle de Zoonoses divulgou os resultados da Campanha de Vacinação Contra Raiva em Itabuna, que imunizou 27.834 animais na área urbana. Segundo o coordenador da DCZ, Joilson da Cruz Rosa, a vacinação na área rural foi concluída numa etapa anterior e foram atingidos no município 86% dos animais, ou seja, seis pontos percentuais acima da meta estabelecida pelo governo federal.

Ele lembra que na campanha urbana foram vacinados 22.521 cachorros e 5.313 gatos em 33 postos de vacinação instalados em unidades da rede municipal da saúde: “A campanha anual de imunização de cachorros e gatos é fundamental para o controle da raiva no meio urbano e rural, pois esta é a única forma para proteger os animais e indiretamente o homem contra essa enfermidade mortal”.

Joilson Cruz destaca que a campanha teve uma boa aceitação por parte dos criadores de animais, o que permitiu ultrapassar a meta estabelecida. Informa ainda aos proprietários de cães e gatos não vacinados que procurem a Divisão de Zoonoses ou o posto de vacinação nos fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães, no antigo SESP.

O coordenador da DCZ adverte ainda para que os proprietários de animais que apresentaram algum tipo de reação adversa com a vacinação, que telefonem para a unidade de zoonoses através do 3215 5666, informando o seu endereço e telefone de contato para confirmação de uma visita de uma equipe de veterinária.

Por - Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes 28-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...