sábado, 18 de setembro de 2010

OAB – NÃO VALIDOU URNAS ELETRÔNICAS


 QUEM GARANTE A SEGURANÇA?

Que as urnas brasileiras não são confiáveis o mundo todo sabe. 
Dos mais de 50 paises que testaram o processo, nenhum o aceitou. Até o Paraguai joga essa urna no lixo, e o TSE, na sua ditadura eleitoral, obriga o brasileiro a usá-la? Qual a justificativa? Falta de verba não é? Muito menos falta de tempo. Então, por que...por que... por que?
O físico Paulo Mora de Freitas, disse que, "votar na urna eletrônica é como jogar palitinho pelo telefone".

Por conta dessa insegurança, ninguém pode garantir que o resultado da próxima eleição para Presidente da República, por exemplo, já não venha “programado” nas urnas eletrônicas, ficando o brasileiro apenas com a tarefa de fazer papel de besta.

Nas eleições passadas foram incontáveis os casos de fraudes apontados e o TSE fez ouvido de mercador.
Em Alagoas a Justiça/Administração Eleitoral cobrou R$ 2 milhões do candidato denunciante para poder iniciar uma perícia e depois o multou por não aceitar pagar. Não é um ato democrático partindo de um poder que é o executante do regime democrático.


Diante disso, a OAB não validou a urnas eletrônicas, que já estão lacradas, tendo o presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Ophir Cavalcante, afirmado que “a informática deve adaptar-se ao direito e não o contrário” para dizer que é preciso ser repensada a “ditadura da informática”. Ele afirmou que sempre teve “uma pulga atrás da orelha” com relação à transparência no sistema de votação eletrônico sem auditoria independente. "Estamos votando na confiança na Justiça. Por que o sistema eleitoral não pode ser fiscalizado? O que se quer é transparência suficiente para que o eleitor tenha segurança do seu voto”. 

A afirmação foi feita pelo presidente da OAB ao receber o Comitê Multidisciplinar Independente que lhe entregou o “Relatório sobre o Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...