quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Itabuna inicia festejos da Semana da Pátria

Uma solenidade no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, que contou com a presença de um grupamento do Tiro de Guerra, além de secretários e servidores municipais, marcou o inicio hoje (1) dos festejos da Semana da Pátria em Itabuna. O evento culminou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itabuna em paralelo à execução do Hino Nacional. Prefeitura e Crea iniciam vistoria em edificações com marquises

Representando o prefeito Capitão Azevedo, o chefe de gabinete, Ivann Montenegro, destacou a importância da celebração cívica do 7 de Setembro, que marca não apenas os festejos da Independência do Brasil mas também revela a valorização da cidadania, bem como das conquistas sociais necessárias ao desenvolvimento do país.

Para ele, as comemorações são de suma importância “com a mobilização de cada um de nós que vivemos este momento histórico e ampliado pela emoção de ver as bandeiras tremulando no mastro, despertado o amor a nossa pátria”.

Em Itabuna os festejos do 7 de Setembro serão encerrados na próxima semana, com o tradicional desfile cívico, que será dividido em cinco grupamentos e participação de unidades militares, de escolas particulares, municipais e estaduais, além da apresentação de entidades e movimentos sociais.

O desfile deste ano terá como tema “Itabuna...esse aroma de cacau no coração”, numa referência ao hino oficial da cidade, que foi escolhido este ano, durante os festejos do centenário de Itabuna, através de um concurso com quase duas dezenas de concorrentes.

 Kleber Torres Fotos: 01-09-2010


A Prefeitura de Itabuna e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) iniciam, no próximo dia 14, a fiscalização de construções com marquises, visando detectar problemas como infiltrações, rachaduras e risco de desabamento, que possam colocar em risco a vida da população. A vistoria será iniciada pelo centro da cidade e após conclusão do laudo técnico, os proprietários serão notificados e terão um prazo para regularizar a situação.

A decisão foi tomada na manhã de quarta-feira (1) numa reunião entre o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Fernando Vita, o chefe de gabinete da Secretaria de Ações Governamentais e Comunicação Social (SAGCS), Augusto Ferreira, o representante do Crea, Antônio Ferreira Filho, e fiscais da Prefeitura.

No encontro, foi lembrado que existem construções centenárias, principalmente na área central, que nunca foram reformadas. Por isso, ficou decidido que após visita a estas e outras edificações e a elaboração de laudo técnico, os proprietários serão notificados com sugestão para que as marquises sejam reformadas ou demolidas. Se não houver resposta, a Prefeitura entrará com ação para garantir a segurança da comunidade.

Para Augusto Ferreira, a fiscalização é preventiva e necessária à medida que há prejuízos para o proprietário do imóvel e, principalmente, risco de vida para a população, em especial em locais de grande movimentação.

Ele também ressaltou a importância da parceria com o Crea por ser o principal órgão fiscalizador de edificações na Bahia e pela larga experiência no assunto. “O interesse da Prefeitura, nesse projeto, não é o de prejudicar ninguém, mas garantir a segurança e, consequentemente, melhorar o visual de nossa cidade”.

 Rosi Barreto - Fotos: Waldyr Gomes – 1º./09/10
Curso capacita 120 servidores
da Secretaria da Assistência Social

Foi iniciado nesta quarta-feira (1º), no auditório da Associação Comercial de Itabuna, o curso Sistema Único de Assistência Social (Suas), do qual participam 120 servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna. A iniciativa visa atingir a meta do governo de capacitar todos os servidores municipais, através da Escola de Gestão Pública.

Segundo explicou o técnico da Secretaria da Administração, Carlos Góes, dentre os 6 mil funcionários da Prefeitura de Itabuna, já foram capacitados, até o momento, 600 servidores. A meta para este ano é atingir mil agentes públicos. Quanto ao curso sobre o Suas, ele ressalta que o objetivo é melhorar o atendimento na assistência Social e, consequentemente, a qualidade do serviço público.

O curso tem 20 horas/aula e vai até a próxima sexta-feira (3). Convidada para ministrar a capacitação, a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Dulce Marinho, disse que a iniciativa é importante no diálogo dentro da administração municipal, como também para que os servidores possam melhor desenvolver suas práticas, tendo acesso a uma formação continuada.

“Estamos aprimorando uma prática de pessoas que atendem diretamente o público em situação de vulnerabilidade de Itabuna, para o Sistema Único de Assistência Social isto é fundamental”, argumentou Dulce. Ela acrescentou que, a partir desta capacitação, o trabalho da Assistência Social do município tende a render de maneira mais positiva, gerando bons frutos para a sociedade.

Para o secretário da Assistencial Social, José Antonio Formigli Rebouças, a comunidade será a principal beneficiada, principalmente as pessoas mais carentes, porque o trabalho na área de assistência Social está sendo aprimorado. “O aperfeiçoamento dos métodos de trabalho, a partir do conhecimento da legislação vigente, é imprescindível no atendimento ao público”, finalizou.

Erivaldo Bomfim - Reportagem: Paulo Leonardo - Foto: Vinícius Borges – 01/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...