quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governo federal elogia Prefeitura de Itabuna pela execução do Bolsa Família

A secretária Nacional de Renda e Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Lúcia Maria Modesto Pereira, encaminhou correspondência parabenizando à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) “pelas realizações que contribuem para a inclusão social e valorização dos direitos humanos em consonância com as prioridades do país”.

Para o diretor do Departamento de Combate à Pobreza da SMAS, Márcio Abreu do Bom Conselho, que coordena as ações do Bolsa Família em Itabuna, o documento representa o reconhecimento do governo federal ao trabalho realizado em Itabuna, onde são atendidas mais de 21 mil famílias cadastradas, com mais de 80 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente.

Ele observa que ano passado a Controladoria Geral da União não encontrou nenhuma irregularidade na execução do Bolsa Família em Itabuna.

A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios. Os três trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do programa.

O que é o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

O programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Por -  Kleber Torres Fotos: 15-09-2010

Parceria com iniciativa privada
estimula o empreendedorismo

O empresário rural itabunense Tilson Geraldo Menezes Prates é um exemplo de como a parceria estimula o empreendedorismo e a inovação. Como produtor, ele investe na fabricação de uma linha de seis produtos artesanais e participa de feiras e eventos, inclusive das duas edições da Expofenita, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Hoje, ele também preside a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Coopafs) e, além de coordenar o projeto para a transformação da feira do bairro da Conceição numa central de abastecimento da agricultura familiar, numa parceria com a Secretaria de Agricultura, desenvolve como empresário rural a ampliação da linha de produtos Albatroz, da fazenda do mesmo nome, em Boa Nova.

Preços

Tilson Prates conta que o aproveitamento de produtos agroindustriais começou quando passou a produzir mais de mil litros de leite de cabra por dia e não tinha mercado para a sua comercialização. Os produtos têm um preço que varia de R$ 1 a R$ 10.

Depois, ele investiu na fabricação de queijos com o aproveitamento da matéria prima, mas por uma questão cultural o produto não foi absorvido pelo mercado regional. Um complicador é que ficava onerosa a comercialização da produção em Salvador, em função dos custos com transporte, armazenamento, impostos e tudo o mais.

Apesar das dificuldades, há 10 anos Prates optou pela fabricação de sabonetes especiais usando como matéria prima o leite de cabra, misturado com mel de abelha, glicerina e outros produtos naturais. O sabonete com leite de cabra tem o Ph que é o mais próximo do Ph da pele, proporcionando uma hidratação profunda.

Sucesso

O sucesso do lançamento de um produto artesanal, sem exigência de registro ou outras limitações burocráticas, abriu espaço para uma linha de outros como o cacau crocante com a marca Albatroz, que tem como base amêndoas de cacau orgânico processado com açúcar mascavo e outros produtos naturais.

Na linha de derivados de cacau ele vem também produzindo barrinhas de chocolate -um produto caseiro e com aproveitamento de amêndoas orgânicas- e doce de cacau, produtos com uma boa aceitação e que comercializa em feiras e eventos agropecuários.

A linha inclui ainda o Bodinho Fogoso, produzido a partir de leite de cabra misturado com mel, catuaba e outros produtos afrodisíacos, comercializados em garrafinhas de 50 mililitros e o Fogo de Bode, um outro aperitivo com uma formulação também à base de leite de cabra, que é vendido em garrafas de 350 ml.

Parceria

Para Tilson Prates, que fez cursos de gestão de vendas e recursos humanos ministrados através do Sebrae, a produção artesanal é um caminho para a agricultura familiar, o que pretende estimular através da Coopafs e em ações em parceria com a Secretaria da Agricultura e Ceplac.

Acredita que com essa estratégia, o nome de Itabuna vai muito longe e o município além de ser um pólo de comércio e de serviços nas áreas de educação e saúde, também poderá se destacar na produção artesanal e na agricultura familiar, o que fortalece a economia local gerando mais emprego, renda e negócios.

Texto: Kleber Torres Fotos: 15-09-2010

Técnicos da Prefeitura e do Crea
iniciam vistoria em prédios antigos

Uma equipe de fiscais e engenheiros da Prefeitura de Itabuna e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) iniciou, na manhã desta terça-feira (14), a fiscalização de prédios antigos que possuem marquises. O objetivo é detectar problemas como rachaduras ou infiltrações que ofereçam risco de desabamento.

A vistoria começou pela avenida do Cinqüentenário e se estenderá por todo o centro e bairros da cidade. Após a conclusão, os técnicos emitirão laudo notificando os proprietários de prédios com problemas sobre os riscos e o tipo de comprometimento da estrutura física. O laudo também exige providencias. Os donos dos imóveis terão um prazo de 10 dias para apresentarem à Prefeitura, projeto de reforma assinado por técnico em construção civil como engenheiro civil ou arquiteto.

O chefe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Tadeu Oliveira, explicou que a ação é um trabalho educativo visando prevenir problemas futuros de desmoronamento com prejuízos financeiros para o proprietário das construções. Outro objetivo é garantir a integridade física da população.

Segundo Tadeu, muitos prédios aparentam estrutura boa em função de pinturas recentes, mas que escondem problemas sérios como ferro oxidado e infiltrações, ações que podem provocar desmoronamento. “Se uma marquise de cimento cai em cima de uma pessoa, o acidente pode ser fatal”, alerta.

Se não houver resposta à notificação, a Procuradoria Jurídica do Município e o Crea de posse de documentos técnicos e de fotos das construções comprometidas, entrarão com uma ação judicial no Ministério Público. “Nossa preocupação maior não é apenas com a questão estética da cidade, mas, sobretudo, garantir a segurança da população”.

Já o chefe de Fiscalização do Crea, Antônio Ferreira, informou que esse trabalho de fiscalização em construções civis é uma rotina normal do conselho e a iniciativa da prefeitura de formar a parceria é importante para garantir uma cidade segura e tranquila.

Po -  Rosi Barreto - Fotos: Waldyr Gomes – 14/09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...