quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Festa da Independência leva milhares ao desfile


Bonita manhã de sol, calçadas literalmente ocupadas por milhares de itabunenses e visitantes, bandeirinhas tremulando nas mãos dos espectadores, aroma de cacau espalhado pela avenida e quase 10 mil protagonistas deram tom, cor e brilho à festa do Dia da Independência em Itabuna. Coordenada pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), a festa do 7 de Setembro foi considerada pela comissão organizadora como uma expressiva manifestação de patriotismo e cidadania.

Duas horas antes do início do desfile, que começou pontualmente às 9 horas, já era grande a movimentação de pessoas que chegavam de todos os cantos da cidade e procuravam ocupar o melhor lugar na Avenida do Cinquentenário para poder acompanhar a passagem das entidades militares, escolas da rede pública e privada, além dos movimentos sociais.

“Chegamos aqui às 8h porque não queríamos perder um só minuto dessa bonita festa”, disse a funcionária pública Maura de Jesus que estava acompanhada do filho e de sobrinhos. Ela ficou próxima ao palanque oficial, instalado na Praça Otávio Mangabeira. Maura disse ainda que faz questão de acompanhar o desfile porque é uma manifestação de cidadania e patriotismo.

Desfile

Presidindo a solenidade cívica, o prefeito Capitão Azevedo, após passar em revista à tropa concentrada na Avenida Fernando Cordier, ao lado do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, e de autoridades militares, autorizou o início do desfile. Este ano, o tema central da Festa da Independência focou um dos trechos do hino oficial do município: “Itabuna: esse aroma de cacau no coração”.

Quando o primeiro grupamento, formado por mais de mil integrantes do Tiro de Guerra 06.007, do Colégio da Polícia Militar, do 15º Batalhão da Polícia Militar, Grupamento de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal e Estadual e Cavalaria do 15º BPM, entrou na Avenida do Cinquentenário, arrancou incansáveis aplausos do público. Também fizeram parte do grupo Escoteiros, Desbravadores e Cavalheiros da Esperança do Brasil.

“Este é sempre um momento muito especial para nós, militares, do qual fazemos questão de participar com muito empenho e garbo, focando questões que fazem parte do nosso trabalho cotidiano, que é a valorização do patriotismo, a defesa da cidadania e o respeito ao Estado de Direito”, frisou o Capitão-PM Wesley Bonfim Siqueira, responsável pelo o cerimonial militar no 7 de Setembro.

A empolgação do público também foi manifestada durante a passagem dos grupos 2 e 3 formados pela Escola Adventista, Escola Geórgia e por sete escolas da rede pública municipal, além da Trupe da Biblioteca Itinerante, de pelotões do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e da Fundação Marimbeta que emocionaram os espectadores.
“Fiquei feliz e emocionada ao ver que em Itabuna é feito um trabalho tão importante para promover inclusão de pessoas com deficiência”, disse a estudante Ana Paula Lima que acompanhava atentamente a participação dos alunos do Cepei. Um outro momento marcante do desfile foi quando a Trupe da Biblioteca Itinerante e um grupo de estudantes da Fundação Marimbeta espalharam pela Avenida do Cinquentenário uma fragrância inconfundível de cacau.

Os alunos do Peti também arrancaram aplausos ao desfilar com uma fanfarra do próprio programa. Já as escolas municipais enfatizaram no desfile diversos aspectos da cultura, da fauna e da flora de Itabuna, desde a época dos desbravadores até os dias atuais. O Grupo 4, formado por 9 escolas da rede estadual homenagearam a Bahia e Itabuna. O desfile foi encerrado com os integrantes do Movimento dos Bandeirantes, Capítulo da Ordem Demolay e da Ordem Internacional da Filhas de Jô.

Ao avaliar o desfile, o prefeito Capitão Azevedo parabenizou as instituições participantes e disse que o Dia da Independência em Itabuna foi uma manifestação de cidadania, tanto por parte das entidades quanto pelo povo que compareceu maciçamente à Avenida. “A população itabunense está de parabéns por fazer desse momento uma festa de valorização do patriotismo”, destacou o prefeito.

Para o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, as escolas e as instituições militares souberam transformar a Festa da Independência numa oportunidade de enfatizar os fatos que marcaram a história de Itabuna, que está entre as 142 cidades mais importantes do País. Segundo o secretário, foram quase 10 mil participantes em três horas de desfile. “Foi um verdadeiro show de cidadania e conhecimento sobre a nossa história”, finalizou Lisboa.

Por - Erivaldo Bomfim - Fotos: Vinícius Borges / Waldir Gomes – 08/09/2010
Ascom/Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...