terça-feira, 14 de setembro de 2010

Em Ilhéus, o reality show da TV Bandeirantes “Busão do Brasil”

O “Busão do Brasil”, primeiro reality-show itinerante da televisão brasileira está em Ilhéus até este sábado (18). O ônibus da nova atração da TV Bandeirantes, que vai ao ar todos os dias, a partir das 22 horas, fica estacionado ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes. A parada do “Busão do Brasil” na “Terra da Gabriela” conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias do Turismo e da Saúde, Ceplac, Coelba, Embasa e Hospital Regional.

De acordo com o secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, ao lado do ônibus utilizado pelo programa foi montada uma estrutura que, entre outras novidades, contempla boate e espaço voltado para a realização da Festa do Chocolate. “Em Ilhéus, a exemplo das outras localidades visitadas, a atração da Band cumpre tarefas pelos sete competidores restantes, bem como um passeio de dois dos participantes pela cidade”, diz.


Ao destacar a importância da parada do “Busão do Brasil” em Ilhéus, o secretário chama a atenção para o fato de que toda a equipe de apoio e de geração de imagem, cerca de 60 pessoas, já está hospedada nos hotéis do município. “Além disso, e da divulgação natural da imagem de Ilhéus, também vale ressaltar que tudo que for necessário para a equipe durante a semana que estiver na cidade será comprado no nosso comércio”, completa Moreira.

“Busão” - Criado pela Endemol, "Busão do Brasil" registra a rotina de 12 pessoas que ficam parcialmente confinadas num ônibus. Este veículo, que está percorrendo dezenas de cidades brasileiras, foi especialmente projetado para o programa. Os participantes são filmados 24 horas por dia e aquele que conseguir chegar até o final da viagem ganhará o prêmio de R$ 1 milhão. Até outubro, o ônibus do programa vai visitar 11 estados brasileiros, percorrendo aproximadamente quatro mil quilômetros, com parada em 16 cidades.


Em cada localidade que o ônibus estacionar, os participantes realizarão tarefas, provas e diversos passeios ao ar livre. Muitas dessas atividades terão ligação com a cultura local, mostrando assim a diversidade dos costumes e da paisagem nacional. Cidades visitadas até agora pelo Busão: Lençóis (BA), Feira de Santana (BA), Canindé de São Francisco (SE), Barra de Santo Antonio (AL), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN) e Fortaleza (CE).

Comunidade da Carobeira recebe
Caravana Cultural nesta quarta-feira

A comunidade de Carobeira, localizada na zona rural de Ilhéus, recebe nesta quarta-feira (15) a visita da Caranava Cultural. O projeto, executado pela Fundação Cultural, já percorreu diversos bairros e localidades e foi prestigiado por dezenas de pessoas. Durante todo o dia a programação conta com palestra sobre educação patrimonial proferida pela mestranda em cultura e turismo, Fabíola Mandarim; exposição fotográfica “Ilhéus: História, memória e identidade”, que retrata a cidade nos seus tempos de capitania hereditária São Jorge dos Ilhéos e apresentação artístico-culturais com atores locais.

No último dia 09, o ônibus da Caravana visitou os moradores do Outeiro de São Sebastião, e mais uma vez ajudou a descentralizar as atividades culturais no município, promovendo palestras, mostras fotográficas, oficinas de dança, apresentações musicais, dentre outras atividades, voltadas principalmente para as crianças e os adolescentes. Os estudantes Brício Gomes Pereira, de 8 anos e Tarsila Conceição Costa, de 9, por exemplo, acompanharam atentos a todas apresentações. O evento foi aberto com show da cantora Amanda Andrade e se seguiu com performance artística do grupo Maktub, “Histórias de Cabaré”, grupo Capoeira Show, Ulisses Poeta e o grupo da Companhia Casa Aberta de Teatro.

O bloco afro Mini Kongo também marcou presença, juntamente com a apresentação de samba com Josineide e de dança afro com Safira. Os grupos de pagode Nexus e Rip Pop CBKA e Conexão fecharam o evento no Outeiro. Para os estudantes as apresentações foram divertidas e mostraram todo o potencial artístico que Ilhéus possui, “já que muitos desses artistas eram desconhecidos, até então”, afirmou Brício.

A moradora do bairro Maria Aparecida Caldas disse que as apresentações chamam atenção pela diversidade, “ajudando crianças e os adolescentes a conhecer um pouco mais sobre a história e sobre a cultura locais”. A iniciativa conta com o apoio da secretaria municipal de Educação, TV Santa Cruz, FM Sul, Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado e Tito Tabosa Pneus.

Para o mês de outubro o Projeto Caravana Cultural vai passar nas avenidas Esperança (05) e Princesa Isabel (06), nas localidades Vila Cachoeira (14), Rio do Engenho (15) e Aritaguá (20) e São José (26 e 27). Já em novembro, mais comunidades serão contempladas, a exemplo de Santo Antonio (4), Vila Olímpio (9), Japu (10), Juerana (16), Ponta da Tulha (17), Ponta do Ramo (23), alto do Mambape (24), Pontal (29 e 30). Para o último mês do ano, estão programadas atividades do projeto no bairro São Domingos (7) e festival da Caravana Cultural, entre os dias 16 e 19, no centro de Ilhéus.

José Alencar pede exoneração


O secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, José de Alencar, solicitou nesta segunda-feira (13), ao prefeito Newton Lima, exoneração do cargo. No pedido, José de Alencar agradeceu a confiança nele depositada e alegou problemas particulares para deixar a Pasta.


Ao receber a carta contendo o pedido e a exposição de motivos, Newton Lima solicitou ao secretário José de Alencar que reconsiderasse a decisão, o que não aconteceu. Assim, o prefeito agradeceu a colaboração do secretário pelo trabalho empreendido durante sua permanência na secretaria.


O substituto de José de Alencar na Secretaria do Meio Ambiente está sendo estudado pelo prefeito, dentre de alguns nomes de pessoas ligadas à área. “O meio ambiente trata de assuntos importantes e iremos escolher um profissional que possa dar continuidade ao trabalho realizado por José de Alencar”, ressaltou o prefeito.
Por; Walmir Rosário
www.ilhéus.ba.gov.br

expressaounica
Já que não foi escolhido o nome do novo Secretário e como o governo de Ilhéus é transparente, sugerimos o nome de Sérgio Ramos. Funcionário da Ceplac e diretor do Ibama, fino conhecedor dos problemas do nosso meio ambiente. É também estudioso do assunto, além disso é formado em Direito. Portanto, conhecedor das leis. É também um grande artista plástico. Fica nossa Sugestão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...