segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conselho do Idoso de Itabuna
homenageou Adelindo Kfoury

Numa tarde festiva e marcada pela emoção, o Conselho do Idoso de Itabuna realizou sessão solene, na sexta-feira (10), para homenagear o escritor e historiador itabunense Adelindo Kfoury Silveira, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O evento foi prestigiado por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, clubes da terceira idade e secretários do governo municipal.

A solenidade foi organizada em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Sindicato dos Aposentados do Estado da Bahia (Sindapeb) e a Academia dos Pensadores de Itabuna. Para materializar a homenagem a Kfoury, o Conselho do Idoso e a FTC Itabuna entregaram placas ressaltando a contribuição do ilustre itabunense à preservação da história da cidade centenária.

Durante a sessão, também foram homenageadas, com a placa “Amigo do Idoso”, algumas personalidades que contribuíram ou ainda contribuem para o fortalecimento do colegiado.

A condecoração foi entregue aos secretários municipais Gustavo Lisboa, da Educação; Wesley Melo, dos Transportes e Trânsito; bem como ao diretor geral da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo; o presidente do Sindapeb, Ornan Sarapião; e a secretária executiva do Conselho, Luciana Silva Torres.

Data memorável

Na abertura, o coral da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Uesc entoou o Hino Nacional e outras composições do cancioneiro brasileiro. Falando de forma emocionada, a presidente do Conselho do Idoso, Nilza Coutinho, ressaltou a importância daquela sessão para o órgão.

“Hoje é uma data memorável para o Conselho do Idoso de Itabuna, que estimulado pela parceria estabelecida com a FTC, sente-se honrado e gratificado em estar homenageando Adelindo Kfoury, um homem que sabe o valor do caminho percorrido por Itabuna”, frisou Nilza.

Em seguida, o presidente do Sindapeb também discursou destacando a personalidade de Adelindo, que tem se dedicado a preservar para as futuras gerações a história de Itabuna.

Nilza Coutunho grande defensora dos idosos
O presidente da Academia dos Pensadores, Paulo Lima, saudou o homenageado dizendo: “Adelindo é um homem que honra a todos nós, é um patrimônio vivo, que exerceu importantes funções na cidade de Itabuna e, como nenhum outro historiador, teve o prazer de conhecer e conviver com descendentes de desbravadores e de sírio-libaneses. Nenhum outro historiador foi igual a Adelindo”, disse.

Também discursou o secretário Gustavo Lisboa, que informou da aquisição dos livros do historiador para 112 escolas municipais, e o diretor da FTC, Cristiano Lôbo.

Visivelmente emocionado, Adelindo fez pronunciamento agradecendo a homenagem. Mesmo enaltecendo sua família de sangue, ele fez questão de afirmar que a sua família é Itabuna, que estará sempre no seu coração. “Este é um dia que jamais esquecerei, muito obrigado Itabuna”, disse Kfoury.

A solenidade foi encerrada com declamação de poemas por integrantes do Clube dos Poetas do Sul da Bahia, além da participação especial da comediante e radialista Florentina Jerimun e apresentação do Grupo Feliz da Terceira Idade.

 Erivaldo Bomfim - Foto: Dilvulgação

LEIA DISCURSOS AO LADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...