quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Verde alemã vem à Bahia discutir questão nuclear e urânio

Deputado Federal, Edson Duarte, candidato ao Senado
 A deputada Ute Koczy, do Partido Verde alemão, 49 anos, porta-voz do partido para assuntos relacionados a políticas de desenvolvimento, estará na Bahia nesta quinta, sexta e sábado (26, 27 e 28), onde participa de uma série de atividades ligadas à questão nuclear brasileira e à mineração de urânio no município baiano de Caetité.

Contrária à utilização da energia nuclear como matriz energética, posição adotada pelo Partido Verde em escala mundial, ela alerta também sobre os perigos da exploração de urânio. “Não é um mineral como os outros. Tem radiação perigosa e sua mineração apresenta mais riscos que soluções. Melhor deixá-lo no solo”, adverte.

A mesma posição é adotada pelo deputado federal Edson Duarte (PV-BA), líder da bancada do Partido Verde na Câmara, para quem a vinda de Ute Koczy à Bahia “se dá num momento mais do que oportuno, uma vez que está em discussão a implantação de duas usinas nucleares no estado, na região do Rio São Francisco”.

“Somos totalmente contra este projeto, pois a energia nuclear é perigosa e geradora de resíduos radioativos que duram milhares de anos. Ao invés disso, deveríamos estar investindo em fontes de geração energética limpas, aproveitando nosso grande potencial eólico e solar”, afirmou Duarte – que é candidato a senador da Bahia pelo PV.

Ute Koczy chega a Caetité no início da tarde desta quinta (26), para uma reunião com o PV regional, no Hotel Porto do Sol, rumando em seguida para o distrito de Maniaçú, onde tem encontro agendado com comunidades do entorno da mineradora. À noite, a deputada verde participa de reunião com a sociedade de Caetité, na Uneb local.

Na sexta, dia 27, ela estará em Salvador, onde será recepcionada pelo colega Edson Duarte e, às 18h, reúne-se com ambientalistas na Escola Superior de Advocacia da OAB-Ba, na Rua do Carro, 136, Campo da Pólvora. E no sábado, às 8h30, Ute Koczy dará uma entrevista coletiva à imprensa, no Hotel Portobello, em Ondina.

Caminho errado

“Alguns governos e corporações transnacionais acreditam no chamado renascimento nuclear. Nós do Partido Verde acreditamos que este é o caminho errado a ser trilhado. Energia atômica envolve riscos muito altos, pois nenhum país encontrou até hoje uma solução definitiva para seu lixo, que continua a emitir radioatividade por milhares de anos. Energia nuclear é também uma energia cara, que requer altos investimentos e enormes quantidades de água, além de precisar ser transportada por longas distâncias,” explicou Ute Koczy.

Na opinião da deputada, diante deste cenário, fica a dúvida se realmente a cooperação alemã no projeto deveria ter continuidade. “Para a Alemanha é uma contradição interromper a produção de energia atômica em seu próprio território, por um lado, e, por outro, cooperar com a construção de uma usina nuclear em Angra dos Reis.”

Segundo ela, a produção mundial de energia deve cada vez mais se distanciar da exploração do petróleo e do poder atômico e focar nas fontes renováveis. “O futuro pertence às energias renováveis. São seguras, relativamente mais baratas e não agridem o meio ambiente. Ampliar o uso de energias renováveis é uma grande oportunidade econômica, mesmo em áreas mais remotas.”

A deputada verde está no Brasil desde domingo (22) e volta para a Alemanha no dia 29. Para marcar entrevista ou saber mais detalhes sobre sua visita à Bahia, contactar Sabrina Petry (http://sabrina/ tel. (21) 3221-9929.
Por: Helô  Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...