quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Santa Casa de Itabuna terá aditivo financeiro da Sesab


Após uma intensa negociação realizada na manhã desta quarta-feira (18) entre a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foi anunciada a revisão do contrato existente entre a instituição de saúde e o Governo do Estado. Admitindo haver subfinanciamento dos Hospitais geridos pela Santa Casa de Itabuna, o secretário Estadual de saúde, Jorge Solla declarou que até o próximo dia 30 serão revistos os valores pagos ao Hospital Manoel Novaes, devendo se repetir o procedimento com os Hospitais São Lucas e Calixto Midlej Filho até o dia 15 de setembro.


Com a presença do Ministério Público Estadual, através dos promotores Márcio Fahel e Clodoaldo Anunciação, da presidente, Maria das Graças Souza, e membros do Conselho Municipal de Saúde, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renan Moreira, e o Secretário da Sesab, Jorge Solla, reuniram-se para discutir a necessidade de revisão dos contratos do Estado com a instituição filantrópica. Amparados por técnicos das duas partes, a necessidade de revisão dos valores pagos à Santa Casa de Itabuna foi consenso na discussão e a proposta de uma nova contratualização acordadas entre as partes.


De acordo com projeto entregue pela Santa Casa de Itabuna, o aditivo financeiro necessário para que a instituição continue prestados serviços de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) chegam a R$1.482 milhão, dos quais, R$744 mil seriam caracterizados como déficit real computado mensalmente no Hospital Novaes. “Estaremos revisando inicialmente até o dia 30 o contrato com o Hospital Manoel Novaes, passando, a até o dia 15 de setembro, para a revisão do contrato com os Hospitais São Lucas e Calixto Midlej Filho”, afirmou Jorge Solla.


Para o provedor da Santa Casa, Renan Moreira, a reunião conquistou os objetivos pleiteados, já que o projeto que justifica a reivindicação do aditivo financeiro foi entregue na Sesab há quase 30 dias e nenhuma negociação havia sido iniciada. “Em se cumprindo o acordado na reunião de hoje, a Santa Casa garantirá recursos necessários para manter o pleno funcionamento da unidade materno infantil do Hospital Manoel Novaes. Nunca foi nossa intenção fechar a unidade no Novaes, mas seremos obrigados a fazê-lo caso o Estado não assuma o custeio dos serviços materno-infantil que presta ao SUS em Itabuna”, declarou o provedor Renan Moreira.

Ainda durante a reunião, o provedor da Santa Casa de Itabuna solicitou oficialmente ao secretário Jorge Solla a revisão da contratualização existente com os demais prestadores de serviço de saúde na cidade, já que o subfinanciamento é uma pauta comum. Em resposta, Jorge Solla garantiu que, a partir desta quinta-feira (19), estará estabelecendo uma agenda de reuniões com os demais gestores para verificar as demandas individualmente. Entre os representantes de prestadores presentes, o diretor Hospital São Judas, José Neme, e o diretor da Maternidade da Mãe Pobre, Leopoldo dos Anjos, representante do Cemep, Sr. Ormínio, também assistiram à reunião. Ainda na reunião, o secretário Jorge Solla aproveitou para confirmar sua participação no Fórum de Saúde, agendado para o próximo dia 30, evento convocado pelo Conselho Municipal de Saúde de Itabuna.

Da Assessoria

A Coordenação de Marketing e a Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informam que, como foi notório para os presentes no Hospital Calixto Midlej Filho na manhã desta quarta-feira (19), não houve por parte desta instituição a intenção de obstruir o trabalho da imprensa no acompanhamento da reunião entre a Santa Casa e a Sesab.

 Ao contrário, cumprindo a obrigação que cabe à função assumida, esta Assessoria, em comum acordo com a Assessoria da Sesab, ponderou a possibilidade de otimizar o trabalho dos jornalistas presentes, solicitando para que as entrevistas e depoimentos fossem apresentados somente ao final da reunião. Da mesma forma, a incapacidade de absorver todo o público presente na sala disponível para a referida reunião, impossibilitou o acompanhamento da imprensa no local, no entanto, foi viabilizada a realização de imagens por parte dos diferentes veículos de comunicação presentes.

Por Jack Simões

Expressaounica
O Secretário Jorge Solla antes prometeu e não cumpriu! Será que agora os acordos serão concretizados? Esperamos que sim, o itabunense não merece tanta retaliação por parte do Governo do  Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...