sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Macrodrenagem do Canal Lava-Pés tem prazo para ser entregue

Oito meses é o prazo que a Prefeitura de Itabuna espera entregar totalmente concluída as obras de Macrodrenagem do Canal Lava-Pés na Avenida Amélia Amado. As intervenções, que começaram na última segunda-feira (16), estão divididas em quatro etapas e prevêem a cobertura de 521m dos 1.356 metros de cumprimento do canal.

Com as obras, a Avenida Amélia Amado, que é um dos principais corredores de tráfego da cidade, ganhará um moderno projeto urbanístico e paisagístico com a implantação de três pistas na margem esquerda, sentido Terminal Rodoviário/Rio Cachoeira, sendo uma exclusiva para ônibus coletivo, área de convivência, estacionamento e arborização.

A Macrodrenagem do Canal Lava-Pés terá custo total de R$ 12,8 milhões e está sendo implementada em convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Na última quinta-feira (19), o prefeito Capitão Azevedo esteve visitando o local das obras e falou do empenho do governo municipal de manter em ritmo acelerado a execução do projeto.

“Itabuna vive um momento crítico no que diz respeito à fluidez do trânsito, por conta do grande número de veículos que circulam na cidade. Com a intervenção que está sendo feita na Avenida Amélia Amado, será possível desafogar uma das áreas mais cruciais do perímetro central, dando melhores condições de mobilidade tanto para motoristas quanto para pedestres”, frisou. Azevedo.

Etapas

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, revelou que nesta primeira etapa os serviços estão concentrados na área do Terminal Rodoviário até o início da Avenida Itajuípe. Anteriormente, foi feita a reforma da sede do Movimento Bandeirante, onde serão instalados o escritório e canteiro de obras da construtora Casa Própria, responsável pela execução do projeto.

Paralelo ao trabalho das máquinas, segundo Vita, na próxima semana começa a montagem das peças pré-moldadas. Ele ressalta que parte da estrutura será montada no local e que a decisão de utilizar moldes pré-fabricados foi pela necessidade de adequar o custo total da obra ao valor original do projeto. “Porém, isso não irá interferir na qualidade e segurança da obra”, garante o secretário.

Na 2ª etapa, os serviços serão concentrados na área que começa nas imediações do Príncipe Hotel até o início da Avenida Ilhéus. Fernando Vita revela que neste trecho o canal será totalmente coberto permitindo, inclusive, a implantação de um terminal de transporte coletivo, no espaço em frente ao templo da Congregação Cristã do Brasil.

O trecho entre a Ação Fraternal de Itabuna (AFI) até a Avenida Itajuípe compreenderá a 3ª etapa da execução das obras. A quarta e última fase das intervenções acontecerá no perímetro entre a Avenida Ilhéus e a AFI. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, esta será a etapa mais complexa do projeto, já que serão transferidos todos os comerciantes que trabalham em boxes e barracas instaladas no local, além da demolição das antigas lajes que cobrem o Canal.

“Enquanto estivermos executando as três primeiras etapas, também estaremos providenciando o novo local para onde os comerciantes serão transferidos. Tudo isso para evitar prejuízos às famílias que trabalham naquela área”, garante Vita. Ele lamenta, porém, o fato do projeto original, que previa o encapsulamento do Canal, ter sido modificado por determinação do Ingá (Instituto de Gerenciamento de Águas e Clima).

“Por conta desta alteração, deixarão de ser implantadas na Avenida Amélia Amado uma ciclovia, uma pista de cooper, áreas de convivência e sanitários públicos”, observa o secretário. Fernando Vita ressalta que, mesmo com a modificação do projetoo, Itabuna ganhará uma moderna Avenida e maior agilidade no fluxo dos veículos.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Pedro Augusto – 20/08/2010

PSF amplia atendimento domiciliar no Nova Califórnia


Com o lançamento do Projeto Saúde em sua Casa, a equipe do Posto de Saúde da Família Raimundo Freire investe na ampliação do atendimento domiciliar à população do bairro Nova Califórnia.

Segundo a administradora do posto, Clécia Ramos Bittencourt, o trabalho envolve uma equipe de 13 pessoas formada por integrantes do programa e agen

tes comunitários de saúde.

A ideia é intensificar as visitas na casa do próprio paciente. As visitas são feitas sempre às sextas-feiras, com ênfase especial para idosos, hipertensos e cadeirantes.

“Hoje, de acordo com um cadastramento preliminar, existem na nossa área de atuação cerca de 500 idosos e pessoas sem condições de se locomover até o posto de saúde, mas que precisam de algum tipo de atendimento”, completou a administradora da unidade.

Clécia Bittencourt explica que o Raimundo Freire funciona normalmente como unidade de atendimento das segundas às quintas-feiras e na sexta-feira, as equipes atuam em campo visitando as famílias cadastradas para um trabalho de imunização, difusão de informações e realização de atendimento médico ou de enfermagem.

Ela informa que o projeto envolve o apoio de uma viatura do Departamento de Transportes da Prefeitura, que auxilia na remoção de pacientes para hospitais e clinicas no caso de alguma necessidade. Mas a prioridade do atendimento é centrada nas pessoas com dificuldades de locomoção.

O médico do PSF, Oswaldo Pereira, considera as visitas domiciliares como uma rotina do programa e destaca a importância do diagnóstico social da população da área. Observa que muitas consultas têm caráter preventivo, com orientações sobre noções de alimentação e de cuidados básicos de higiene. Em outros casos a equipe realiza consultas, trocas de curativos e de sondas.


Texto: Kleber Torres Reportagem : Oswaldo Brito Fotos : 20-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...