segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Itabuna vacina mais de oito mil
crianças contra paralisia infantil

Pouco mais de oito mil crianças com idade entre zero e cinco anos foram imunizadas contra a paralisia infantil, durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, no sábado (14), em Itabuna. O trabalho foi desenvolvido em todas as unidades de saúde do município, incluindo a zona rural, e contou com uma equipe de mais de 300 pessoas entre profissionais de saúde e voluntários.

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, destaca a importância da vacinação e lembra que a imunização continua sendo feita diariamente até o dia 3 de setembro, em todas as unidades de saúde de Itabuna. As crianças que não foram vacinadas na primeira etapa podem receber a dose da segunda etapa.

Ela pede os pais ou responsáveis que não deixem de levar seus filhos ao posto de saúde mais perto de casa e alerta para a necessidade de manter a vacina atualizada.

Camila informou que as campanhas anuais de vacinação em duas etapas já acontecem ha 31 anos no Brasil. “Foi esse trabalho que fez com que o vírus fosse erradicado no país, mas precisamos continuar vacinando para evitar que o vírus retorne, com a circulação de viajantes”.

Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Osvaldo Bispo – Fotos: Waldyr Gomes – 16/08/10

Semana da Família é comemorada
nas escolas municipais de Itabuna

O Mutirão da Família vem sendo realizado em diversas escolas da rede municipal, marcando a Semana da Família em Itabuna. Focado no tema “Amo Minha Família”, o evento, que está levando às escolas uma série de atividades envolvendo a participação de pais, alunos e educadores, conta com a parceria da Pastoral Familiar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e II) e Programa Bolsa Família.

Coordenado pela Assessoria Técnica Pedagógica da Integração Escola-Comunidade, da Secretaria da Educação (SEC), o Mutirão, além de marcar as comemorações do Dia Municipal da Família, transcorrido no último domingo (dia 15), também visa promover o estreitamento da interação família-escola.

As atividades foram iniciadas com o Seminário da Família, promovido pela Escola Batista da Califórnia, com a participação de pais de alunos de outras oito escolas que formam o núcleo IX da rede municipal de ensino. Os participantes puderam acompanhar palestras de profissionais de diversos segmentos que atuam no atendimento às famílias, a exemplo da promotoria e juizado da Vara da Família e Programa Bolsa Família.

A assessora pedagógica da Integração Escola-Comunidade, Maria da Paz Gonçalves, destaca que a temática que está sendo trabalhada no Mutirão é muito relevante para o sucesso da escola. “A partir do momento que estimulamos uma maior integração entre a Escola, a Família e a Comunidade, estamos trabalhando para o sucesso da própria escola”, frisou.

Nesta segunda-feira (16), o Mutirão foi realizado nos turnos matutino e vespertino nas escolas Lourival Oliveira, Novo Horizonte, Frederico Smith, Roberto Santos, José Oduque Teixeira, Pedro Jerônimo, Ewerton Chaloup, Firmino Alves e Brasília Baraúna. Além de palestras, diversas oficinas foram realizadas com os pais, como a de artesanato na Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas. Os alunos também tiveram a oportunidade de expor diversos trabalhos realizados na escola.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes – 16/08/2010


Prefeitura vai formar novos
marceneiros e carpinteiros
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, inaugurou sábado (14), no Canteiro de Obras do Município, mais conhecido como Adei, uma escola profissionalizante que vai formar mão de obra jovem nas artes de marcenaria e carpintaria. A unidade recebeu o nome de João Franco Leal, pai já falecido do prefeito Capitão Azevedo, e vai qualificar jovens com idade a partir dos 16 anos e que estejam matriculados numa escola regular.

Além do prefeito, participaram da solenidade de inauguração secretários, diretores, lideranças populares, marceneiros, carpinteiros e alunos da nova escola. Inicialmente, serão preparados 30 jovens que irão receber orientação de seis profissionais.

Os alunos vão aprender a confeccionar caixões de portas, portas, janelas e móveis em geral. Futuramente será implantada a oficina de pré moldados para construção de banheiros.

De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pascoal de Brito, a idéia de implantar a oficina foi do prefeito Capitão Azevedo. Ele tomou a decisão depois de visitar o bairro Ferradas, onde constatou que muitas casas não dispunham de banheiro.

“O prefeito nos pediu a elaboração de projeto de baixo custo e que pudesse atender de imediato às famílias que ainda vivem em situação de extrema pobreza. Nada melhor do que ensinar uma profissão que trará grandes benefícios para essas famílias e, por extensão, toda a comunidade”, disse Pascoal. Após a conclusão do curso, o aluno sairá pronto para enfrentar o mercado de trabalho.

Segundo ainda Pascoal, o projeto de pré-moldados será elaborado em parceria com a Emasa para a construção de banheiros comunitários, feitos com massa de isopor e cimento, laje e reservatório de água.

Um dos alunos, Itamar Oliveira Santos, morador do bairro Novo Horizonte, mostrou entusiasmo com a perspectiva de aprender uma profissão. “Vai ser muito importante fazer esse curso, porque vou ter uma profissão e assim poder trabalhar naquilo que eu sei fazer”.

Outro aluno, Hamilton dos Santos, também concorda e diz que pretende aproveitar bastante o aprendizado. “Quero ser um bom profissional e dar o melhor de mim”.

Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Osvaldo Bispo – Fotos: Waldyr Gomes – 16/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...