segunda-feira, 23 de agosto de 2010

EXPOFENITA:

Prefeito assina protocolo de apoio
a pequeno e microempresário


Ao assinar com o Sebrae um protocolo de cursos e ações de apoio ao pequeno empresário e a agricultura familiar, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, destacou na abertura da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), a prioridade de governo para a geração de emprego e renda.

A solenidade aconteceu no parque de exposições Antônio Setenta e contou com a presença do secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, que representou o governador Jaques Wagner, além de dirigentes da Amurc, Sebrae, Associação Comercial, CDL, Sindicom e secretários municipais.

O prefeito destacou ainda a importância da aprovação da Lei Municipal dos Microempreendedores Individuais que vai permitir a inclusão no mercado dos pequenos empreendedores itabunenses, que formam um grande contingente. Azevedo disse que a Expofenita resgata, de alguma forma, o potencial econômico de Itabuna, cidade pólo regional de agricultura, comércio e serviços.

Capitão Azevedo ressaltou ainda a parceria institucional com o Sebrae e o governo do estado, o que permitiu a realização da Expofenita.

“Itabuna está de braços abertos para todos aqueles que desejem contribuir para o seu desenvolvimento. Essa é uma questão que está acima das diferenças partidárias e dos interesses pessoais”.

Apoio
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, destacou o apoio à Expofenita como o reconhecimento do governo estadual ao potencial de Itabuna e da região, “que no passado contribuiram com 70% da arrecadação do estado. Hoje, nós investimos na Expofenita o mesmo que foi aplicado na exposição de Salvador considerada similar à itabunense”.

Lembrando que a região sofreu bastante com a crise do cacau, Eduardo Sales destacou a importância da cacauicultura, que está sendo beneficiada com o PAC do Cacau e o FNE Verde. Ele espera poder solucionar a questão da dívida de 1,3 mil produtores restantes com o Pesa e a Securitização – pois já foram resolvidos os débitos de mais de 12 mil pequenos produtores da região.

Para ele, as prioridades estão dirigidas para a diversificação e verticalização da produção, com ênfase para o apoio à agricultura familiar.

As atrações da abertura ficaram por conta da Banda Mastruz com Leite e a realização de um rodeio que despertou o interesse de quase todas as pessoas presentes ao Parque de Exposições. O mesmo evento será repetido outras vezes durante todo o período da Expofenita.

Durante a Expofenita, também estão ocorrendo leilões e exposição de animais e de produtos de indústrias e empresas de diversos setores.

Marcha


No domingo, dia 22, houve a chegada ao Parque de Exposições Antonio Setenta da 20ª Marcha Eqüestre, que fez o percurso Itajú – Itapé – Itabuna, com a participação de centenas de cavaleiros e inúmeras amazonas.

O vice-prefeito Antônio Vieira participou da recepção aos cavaleiros destacando a importância da Expofenita como um evento econômico que une governo e iniciativa privada em defesa do desenvolvimento de Itabuna. Destacou ainda que a exposição vem sendo ampliada e este ano coincide com os festejos do centenário da cidade.

Além de agradecer a empresas e parceiros institucionais do evento, o coordenador executivo da Expofenita, Josias Miguel, desatacou a importância do trabalho realizado em conjunto com o Sebrae que promove palestras, cursos e oficinas voltadas para o empreendedorismo e a agricultura familiar.

Ele reafirmou ainda que apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal a Prefeitura de Itabuna investiu decididamente no sucesso da Expofenita. O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy também fez uma avaliação positiva da exposição, que divulga a pecuária regional e os segmentos industrial e comercial
Texto: Kleber Torres Fotos: 23-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UNIÃO BRASIL E FUNDAÇÃO INDIGO E DOM CABRAL CAPACITAM ASSESSORES

União Brasil e Fundações Índigo e Dom Cabral anunciam curso para capacitar 400 candidatos e assessores às próximas eleições A menos de seis ...