terça-feira, 17 de agosto de 2010

Expofenita começa dia 21 com expectativa de bom público e grandes negócios


A Expofenita 2010 começa no sábado (21), com uma palestra às 13 horas e 30 minutos, sobre Como Abrir as Portas para o Mercado. A palestra conta com apoio do Sebrae e tem como público alvo representantes do setor de movelaria. Em seguida, por volta das 15 horas, os portões do Parque de Exposições Antônio Setenta (local da megaexposição) serão abertos à visitação pública.

A Expofenita será encerrada domingo (29), com a previsão de um movimento recorde de público e de negócios.

A programação prevê, às 19 horas do sábado (21), a realização de uma palestra de lançamento do programa Sebrae de Empresas Avançadas, seguido do 2º Grande Rodeio Expofenita, às 20 horas.

Na área de shows, a grande atração fica por conta da Banda Mastruz com Leite, que promete atrair um grande púbico. O evento reúne produtores rurais com exposição e comercialização de animais, além de indústrias e empresas de diversos setores.

Josias Miguel, promotor do evento
Para domingo (22), a programação começa às 10 horas com a reabertura dos portões para visitação pública. Às 13 horas e 30 minutos será repetida a palestra Como Abrir as Portas para o Mercado, para moveleiros.

Às 16 horas está programada a chegada ao Parque de Exposições Antonio Setenta da 20ª Marcha Eqüestre, que fará o percurso Itajú – Itapé – Itabuna, com a participação de centenas de cavaleiros.

No mesmo dia, às 17 horas, começa o 2º Grande Rodeio Expofenita, e às 19 horas, o Sebrae patrocina uma palestra sobre a Empretec - Descubra e Desenvolva seu Potencial Empreendedor.

A comissão organizadora programa para toda a semana até o dia 29, uma série de eventos, com leilões, concursos de animais e shows com as Bandas Lordão, dia 25; Vera Cruz, dia 27 e fechando a programação musical a dupla sertaneja Dany e Deny, de Minas Gerais. No sábado (28), serão realizados cursos e oficinas diversas, que vão oferecer opções variadas para o público.

Texto: Kleber Torres Fotos: 16-08-2010

Gestão Integrada quer iniciar ações antiviolência combatendo o tráfico

O prefeito Capitão Azevedo considerou bastante positiva a segunda reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada de Itabuna (GGI), realizada na segunda-feira (16), em seu gabinete. Ele disse que as discussões estão mais amadurecidas e este é o caminho certo para o combate à violência no município. “E foi para isso que o grupo foi criado”.

A secretária Executiva do GGI, Luisa Padilha, também confirmou o sucesso do encontro que reuniu representantes dos órgãos de segurança pública, Ministério Público e Justiça. Para ela, a reunião permitiu a implementação de novas ações que serão executadas pelo grupo na prevenção e no combate à violência na cidade.

Ela disse que o GGI já tem elaborado uma nova pauta para uma próxima reunião extraordinária na qual será feito o planejamento emergencial integrado para o enfrentamento ao tráfico de drogas.

O juiz da Vara da Infância e Adolescência, Marcos Bandeira, manifestou especial preocupação com o elevado índice da violência no município. “O problema tem ganhado dimensões assustadoras porque a cada dois dias morre um jovem com idade entre 15 e 21 anos, todos envolvidos com drogas”.

Reconheceu que o crack se constitui hoje numa epidemia. “Por isso precisamos encontrar uma saída urgente para a prevenção e, principalmente, o combate a essa droga violenta”.

Para ele, o grupo gestor é um ponto de partida e a discussão, além de importante, se faz necessária para a busca de soluções que venham mudar o quadro atual em que se encontra o município.

“O combate à violência é uma luta de toda sociedade, por isso é importante essa união de forças, porque são vários atores e várias visões em um espaço democrático discutindo o mesmo propósito sem nenhuma conotação político-partidária”.

Sérgio Nascimento Trad, que também participou do encontro, considerou a reunião positiva. Para ele, os debates estão cada vez mais enriquecidos de idéias e de uma nova visão da segurança publica. “O mais interessante é que as ações estão direcionadas a três eixos básicos para o ataque às drogas: prevenção, repressão e ações sociais”.

Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fonseca – Fotos: Vinicius Borges – 17/08/10

 Azevedo defende parceria
para gerar emprego e renda

Ao destacar a importância do apoio à geração de emprego e renda como prioridade de governo, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, elogiou a parceria entre o governo municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Escola Profissionalizante, com o Senac, Sebrae, Associação Comercial, CDL e Sindicom, na realização de Oficina do Empreendedor. A oficina, que oferece 460 vagas, foi lançada nesta terça-feira (17), em solenidade realizada no auditório da FTC.

O prefeito também elogiou a predominância de representantes do sexo feminino entre os alunos matriculados, “evidenciando a força e a participação da mulher no segmento empresarial”.

“Os cursos oferecidos mostram uma convergência importante de interesses e que vão ajudar no desenvolvimento da nossa cidade”.

Ele salientou ainda que Itabuna, graças ao seu potencial e a condição de pólo econômico regional, superou a crise do cacau e vive um momento importante, se fortalecendo graças ao somatório de parcerias institucionais voltadas para o segmento econômico.

O prefeito destacou ainda a aprovação pela Câmara Municipal da Lei do Microempresário Individual, que visa a formalização de pequenos negócios e sua inclusão no segmento empresarial.

A gestora de rede de atendimento do Sebrae, Valdinéia Borges ressaltou que a Oficina do Empreendedor visa capacitar profissionais na área de gestão, oferecendo treinamento gerencial básico, noções de técnicas de vendas, qualidade no atendimento, custos e formação de preços ou ainda na confecção de roupas, lanches rápidos, fabricação de biscoitos, bijouteiras e outras atividades.

A coordenadora do Senac, Lídia Guimarães, destacou a importância das 24 oficinas oferecidas e que estão sendo realizadas na Escola Profissionalizante de Itabuna (EPI): “Estamos de portas abertas para oferecer cursos e projetos em parceria com outras instituições como o Sebrae e a Prefeitura de Itabuna”.

A coordenadora da Escola Profissionalizante de Itabuna, Silvana Rocha, explicou que o curso visa qualificar e divulgar informações sobre empreendedorismo, com a oferta nesta fase de 460 vagas em 24 cursos minicursos e oficinas nas diversas áreas.

O evento, que é inteiramente gratuito e concentra num único local, soluções empresariais para as pessoas que desejam montar seu próprio negócio, melhorar a gestão da sua empresa ou querem buscar novas oportunidades para a geração de renda termina nesta terça-feira, dia 18.

Texto: Kleber Torres Reportagem : Osvaldo Bispo Fotos: 17-08-2010

Seleções do Maria Matos e Jorge Amado
abrem o Interbairros no próximo domingo

A Secretaria de Esportes de Itabuna está ultimando os preparativos do Campeonato Interbairros de Futebol versão 2010, que terá inicio no próximo domingo (22), no estádio Luis Viana Filho. O jogo de abertura, após o tradicional desfile das seleções inscritas, será entre as equipes do Maria Matos x Jorge Amado.

No total, serão realizados 150 jogos. Este ano o Interbairros vai reunir cerca de 1,3 mil atletas, muitos deles de bom nível técnico, com passagem pelo futebol profissional. Além disso, a competição também tem revelado novos valores.

Como parte dos preparativos foi realizada uma reunião técnica na Vila Olímpica com a participação de dirigentes das 50 equipes que participam da competição.

Na oportunidade, foram discutidos alguns pontos do regulamento da competição que apresenta algumas inovações, como por exemplo, a inscrição de apenas dois jogadores por equipe não residentes no bairro pelo qual vão atuar.

O secretário Alcântara Pelegrini salientou que o foco principal do campeonato será o congraçamento dos bairros participantes, contribuindo com a formação do caráter do espírito de equipe e do respeito às normas esportivas. O evento também fortalece atividades econômicas formais e informais ligados ao comércio e à prestação de serviços.

Ele destacou ainda o integral apoio do prefeito Capitão Azevedo ao esporte, bem como dos secretários de Administração, Gilson Nascimento e de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, para que a competição seja realizada com sucesso apesar das dificuldades enfrentadas e superadas.

A construtora MRM fez a doação dos uniformes das equipes e do material esportivo. Outra novidade é em relação aos campos de futebol, que foram preparados para a competição e deverão receber iluminação.

Texto : Kleber Torres Reportagem: Hélio Fonseca 17-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputado quer CPI para apurar fraude dos respiradores fantasmas

Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) (Foto: Agência Câmara) Objetivo é apurar possível fraude nos recursos destinados à compra de respiradores Do -...