quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cegos recuperam visão com córnea artificial

As pessoas que perderam a visão por danos nas córneas podem ter uma nova esperança para voltar a enxergar. Uma técnica desenvolvida por cientistas canadenses e suecos conseguiu recuperar a capacidade de ver a partir do uso de material biossintético.

"Este é o primeiro estudo a demonstrar que uma córnea artificial pode integrar-se ao olho humano e estimular a sua regeneração", explica May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Ottawa, que chefiou o estudo que foi publicado na revista Science Translational Medicine.

A equipe médica fez uma experiência removendo o tecido doente da córnea e depois fez o implante do material biossintético em dez pacientes. Eles utilizaram colágeno humano recombinante, sintetizado no laboratório San Francisco FibroGen Inc. Após dois anos do procedimento, foi observado que as células e os nervos de nove dos dez pacientes cresceram e formaram uma córnea que funcionava normalmente.

As córneas biossintéticas tornaram-se sensíveis ao tato e os olhos produziram lágrimas. Em seis pacientes dos dez testados a visão melhorou. Após o procedimento, eles receberam lentes de contato, o que é comum em transplantes. Ao final, foi constatado que a visão foi comparável a de pessoas que receberam córneas comuns.

A córnea é um pequeno tecido transparente, parecido com a uma película, que cobre a superfície dos olhos. Ela é composta por filamentos de proteína de colágeno, a estrutura em forma de cúpula fica na parte frontal e protege a íris e o cristalino, bem como ajuda a centrar a luz na retina.

Ciência e Saúde
26/08/2010 10h22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Calote do governo

  Governo tenta estender calote de 33 anos à usinas de álcool  Centenas de usinas produtoras de açúcar, álcool, empregos e divisas acabaram ...