segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Biofábrica lança programa “Da Porteira para Fora” para assistir produtores em parceria com a Ceplac
O Instituto Biofábrica de Cacau e Ceplac colocaram em prática na semana passada o programa “Da Porteira para Fora”, resultado de um convênio de cooperação técnica assinado pelos dois órgãos para estimular os produtores de cacau a substituir o plantio de mudas seminais por mudas enraizadas (clonais), que têm qualidade genética, geram mais frutos, custam menos e são mais fáceis de manejar. A primeira fazenda atendida foi a Leão de Ouro, dos proprietários Pedro e Lúcia Spinola, localizada no Km 30 da Rodovia BA-262 (Ilhéus –Uruçuca).

O diretor-geral da Biofábrica, Henrique Almeida, adianta que será instalada uma área demonstrativa na Leão de Ouro para produtores interessados no programa verificarem as vantagens das mudas clonais sobre as mudas seminais. Ele ressalta que o objetivo é incentivar o uso da tecnologia criada pela Ceplac e testada pela Biofábrica com sucesso. “Mudança de cultura não é fácil, mas é muito importante que vençamos a resistência do produtor em relação às mudas enraizadas, pois assim estaremos ajudando a lavoura cacaueira da Bahia a corrigir os erros do programa de recuperação criado pelo governo com falhas que até hoje prejudicam os cacauicultores”.

Entre os erros, Henrique assinala a insuficiência de recursos – o Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira estimou investimento de R$ 1,7 mil por hectare, porém o Banco do Brasil só liberou R$ 700 por hectare – e a falta de treinamento para o manejo do material enraizado, desconhecido pelos produtores. “Sem acompanhamento técnico no campo, quem investiu nas mudas clonais não alcançou os resultados esperados”.

Garantia de qualidade e baixo custo
O diretor técnico da Biofábrica, Aldo Lavigne, aposta que o programa “Da Porteira para Fora” mostrará aos produtores como aproveitar todas as vantagens das mudas clonais, que além de mais baratas, têm garantia de qualidade aprovada pela Ceplac, Registro Nacional de Sementes e Mudas e agora assistência técnica nas fazendas. O produtor Pedro Spinola está entusiasmado com o


programa: “A Biofábrica é de fundamental importância para nós, pois está empenhada em nos atender, e todo mundo está querendo plantar”.

Jorge Cordier, técnico agrícola designado pela Ceplac para assistir o programa “Da Porteira para Fora”, garante que a utilização das mudas enraizadas será muito benéfica para os produtores de cacau. “Estas mudas dispensam enxerto, têm alto grau de compatibilidade e custo baixo”, atesta.

Por:  Erivaldo Bomfim
16-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...