segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Aniversário de Azevedo é comemorado
com Missa em Ação de Graças

Uma Missa em Ação de Graças na manhã de domingo (8), celebrada pelos padres Moisés e Renato, na Catedral de São José, em Itabuna, marcou o 58º aniversário do prefeito Capitão Azevedo. A celebração em homenagem ao prefeito foi solicitada por funcionários da prefeitura e contou com a presença de familiares do prefeito, secretários e diretores municipais, amigos e deputados estaduais e federais.

No sermão, o padre Moisés lembrou que domingo também foi Dia dos Pais e aproveitou para recordar a vida e missão, responsabilidade, conquistas e desafios que eles têm diante de Deus, da família e da sociedade.

O padre também pediu a proteção divina para Azevedo. “Que Deus lhe dê força, saúde e sabedoria para conduzir bem o destino de uma cidade como Itabuna”. Em meio ao cântico de louvor, o prefeito recebeu de um grupo de agricultores da Roça do Povo uma placa de agradecimento pelo trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo na área rural do município. Na placa os dizeres: “Do campo vem a subsistência de um homem”.

Em nome do secretariado municipal, o titular da Educação, Gustavo Lisboa, fez uma homenagem destacando que o aniversário é sempre uma data muito especial. Sobre Azevedo ele ressaltou que a luta, a ética e o caráter do prefeito têm sido sua vitória não apenas à frente da gestão do município, mas também na sua vida diária. “Ficamos felizes por compartilhar esse momento”.

Representando o funcionalismo público, o chefe de gabinete do prefeito, Ivan Montenegro, falou que gostaria que sua alegria e júbilo pudessem se expandir e atingir a todos “nesse momento tão especial em que o prefeito comemora seus 58 anos de vida, cheio de vigor, para desfilar pelas ruas e descobrir o que precisa ser feito para atender a sua comunidade”.

Bastante emocionado, o prefeito agradeceu aos padres, aos colegas de trabalho e a todos os presentes. “Isso tudo é muito emocionante e só tenho que agradecer a todos”, concluiu.

Ele também aproveitou para dividir as homenagens com os pais pelo dia deles e lembrou que o trabalho que vem fazendo em Itabuna é para todos, mas, em especial para as camadas mais carentes que mais precisam de apoio e atenção.

“Por isso, no meu aniversário, eu peço a união e a força de todos para formamos um exército capaz de demolir as barreiras que atrapalham a qualidade de vida de nosso povo”. Numa referência à população do município ele disse que é difícil um pai sozinho cuidar de cerca de 220 mil filhos, “por isso preciso da força desse exército para me ajudar”.

Outra homenagem

No sábado (7) à noite, Capitão Azevedo foi homenageado com uma festa realizada numa fazenda às margens da BR-415. O evento reuniu secretários municipais, servidores em geral, deputados, vereadores, empresários, dirigentes de entidades de classe, dirigentes partidários, jornalistas, amigos e familiares do prefeito.

Texto: Rosi Barreto – Fotos: Vinicius Borges – 09/08/10



Mutirão da saúde na praça Rio Cachoeira


Detectar e prevenir doenças por meio de exames simples, rápidos e regulares. É o que propõe a Secretaria Municipal de Saúde ao promover, com freqüência, mutirões de saúde em bairros e centro de Itabuna. O última aconteceu no sábado (7), na praça Rio Cachoeira. Foram mais de 700 atendimentos, segundo os coordenadores.

Durante todo o dia equipes de técnicos, enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Saúde realizaram exames de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV/Aids, hepatite e audição. Um médico do Hospital DayHorc realizou exames oftalmológicos e orientou pacientes para encaminhamento a consulta completa.

O público também teve oportunidade de assistir palestras sobre temas ligados à saúde, sobretudo no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis. Houve ainda distribuição de folhetos e preservativos masculino e feminino.

Segundo um dos coordenadores do mutirão, Tiago Domingo dos Santos, pacientes que tiveram doenças detectadas foram encaminhados às unidades da rede básica de saúde para a realização de exame mais completo e, posteriormente, o tratamento gratuito.

Para a coordenadora do programa de DST/Aids, Maria Vitória Ramos Gonçalves, um dos maiores benefícios em favor da comunidade é poder trabalhar em conjunto com todos os departamentos de saúde pública num só lugar, para a prevenção de várias doenças.

Ela explicou que uma pessoa vai em busca de serviços gratuitos como o de manicure ou de cabeleireiro, que também são oferecidos em mutirões como este de sábado, e aproveita para realizar exames médicos sem a necessidade de enfrentar fila ou agendar consulta.

“Com isso, atingimos nossos objetivos que são o de prestar serviços públicos gratuitos nas mais variadas especialidades médicas, tudo isso com maior comodidade”, reforçou a coordenadora.

“Eventos como esses também ajudam a educar e conscientizar a população sobre a importância da medicina preventiva, da detectação precoce de doenças e ainda a orientação de como proceder para o tratamento”, completou Urandi Franco, do Departamento da Atenção Básica.

Texto: Rosi Barreto Fotos: Vinicius Borges – 09/08/10

Comissão discute diretrizes
para educação ambiental

A Comissão para a Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental da rede municipal de ensino voltou a se reunir, na Casa do Educador, para tratar da elaboração do anteprojeto para a sua implementação. A comissão é integrada por 51 representantes da Secretaria da Educação de Itabuna, bem como do governo municipal e do Estado, da Uesc, Unime e FTC, além de entidades da sociedade civil.

Segundo a assessora técnico pedagógica da educação ambiental, Viviane Kelly Farias de Souza, o grupo vem discutindo a construção das diretrizes a partir de eixos estruturais de sustentabilidade, diversidade e sustentação humana, bem como do conceito geral da educação ambiental.

Ela explica ainda que a partir destes parâmetros serão formados grupos para elaboração de um documento básico que vai servir de subsídio para as escolas. Acredita que a conclusão desta etapa será finalizada em dezembro, e em março de 2011 o projeto será submetido a uma conferência municipal com participação dos diversos segmentos da comunidade.

Viviane Kelly informa que até julho do próximo ano o documento estará concluído e será então encaminhado às escolas da rede municipal para a sua implantação. A comissão tem caráter interdisciplinar e conta com a participação de quatro professores da Uesc, além de representantes de diversas entidades e instituições de ensino como a Unime, FTC e a própria Câmara de Vereadores.

As Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental vão incorporar fatores regionais e consideram o município como um ciclo de formação humana a partir de uma série de conceitos voltados para a socialização e sua aplicação nas escolas da rede municipal de ensino.


Texto: Kleber Torres Fotos: 09-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...