terça-feira, 27 de julho de 2010

Segunda audiência pública vai debater
mais uma vez os cursos iniciais do IFBA

O auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundação), sediará a segunda audiência pública voltada para a escolha dos cursos que comporão a grade curricular da nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), que está sendo construída na rodovia Jorge Amado. O evento, que mais uma vez deverá contar com a participação de autoridades, professores, estudantes e representantes da sociedade em geral, está previsto para a próxima segunda-feira (2 de agosto), a partir das 8 horas. Durante a primeira audiência, realizada no início de junho, algumas sugestões de cursos foram formalizadas, como técnico em eletrificação, em química, em edificações, de programas para jogos e em informática para Internet.



A secretária municipal da Educação, professora Lidiney Campos (foto) informa que a comissão encarregada de propor os cursos iniciais é formada pela Prefeitura de Ilhéus (secretarias de Governo e Educação), Direc-6, Uesc, APPI e Conselho de Educação, entre outros órgãos e instituições. Ela lembra ainda que, entre as diversas possibilidades disponibilizadas pelo IFBa, destacam-se os cursos técnicos de nível médio e de graduação, nas modalidades de bacharelados e engenharias, licenciaturas e graduações tecnológicas, assim como de pós-graduação lato sensu e cursos strictu sensu.

A sede do IFba de Ilhéus, que será inaugurada neste segundo semestre, está sendo construída em uma área de 26 mil metros quadrados. A unidade contará com 11 salas, laboratório de informática, ginásio de esportes, auditório, refeitório e biblioteca. Em todo o país, após uma ampla reestruturação, os Centros de Educação Federais, conhecidos como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica (Ifets) e, agora, IFBa. As unidades possuem como objetivo oferecer educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades.

IFBa - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia. Com tradição centenária no ensino técnico-profissional, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais existentes no mercado de trabalho. A entidade opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de graduações, como os cursos superiores de Administração, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em Engenharia Mecânica.

Com a expansão da Rede Federal de Educação, o objetivo é que, até o final deste ano, o Ifba consiga englobar os nove campi já existentes - Salvador, Camaçari / Núcleo Avançado em Dias D´Ávila, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista / Núcleo Avançado em Brumado, Eunápolis, Barreiras e Porto Seguro, além dos novos campi que estão sendo implantados nos municípios de Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Jacobina, Irecê, Paulo Afonso, Seabra e Bom Jesus da Lapa, totalizando 17 campi.
Ascom/Ilheus
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...