quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prefeito Capitão Azevedo visita obras das casas populares

O prefeito Capitão Azevedo visitou, na tarde de quarta-feira, (30), as obras das 368 novas casas populares que estão sendo construídas no bairro Santa Inês, em Itabuna. As unidades integram o Programa Minha Casa Minha Vida e são voltadas para famílias com renda média mensal de zero a três salários mínimos.

A construção das casas é o resultado da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Itabuna e estão sendo feitas pela Runa Voxy Construtora. Cada unidade é composta de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O prefeito destacou que desde quando assumiu o comando do município, no ano passado, a prefeitura iniciou a construção de cerca de 1,5 mil casas, o que, na visão dele, é um recorde na história de Itabuna. “Isso torna realidade um dos maiores sonhos da população com baixa renda: a casa própria”.

Ele lembrou também do incentivo que o município tem dado às famílias com maior padrão de renda, com o apoio a construção de casas e apartamentos em várias partes da cidade.”Com a conclusão e entrega de todas as unidades que estão sendo construídas, vamos ter uma redução significativa no déficit habitacional em Itabuna, o que é um grande passo para o desenvolvimento sócio econômico em nosso município e, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida de nossa população ”.

Já o diretor da Runa Voxy, Marcelo Valente, disse que os investimentos no setor habitacional não significam apenas a construção de casas, “mas, principalmente, a geração de emprego e renda, facilitando com isso, a oxigenação da economia, criando um boom para o segmento da construção civil”.

Ele adianta que ao todo estão sendo construídas 1,8 mil novas unidades habitacionais para familais com renda entre zero e seis salários mínimos, o que, segundo ele, diferencia Itabuna das demais cidades do interior da Bahia.

Novos empreendimentos

“Isso significa dignidade que só é possível quando se tem emprego e moradia decentes para todos. Esse tem sido a filosofia da Runa, uma empresa local, preocupada não apenas com a construção de casas, mas, sobretudo, com a questão social”. Marcelo aproveitou para anunciar o lançamento, em breve, de um novo condomínio residencial em conjunto com a Prefeitura de Itabuna destinado aos servidores municipais.
 Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fosneca – Fotos: Vinicius Borges
Prefeito cobra rapidez nas obras da Cinquentenário


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, realizou no final da tarde desta terça-feira (30), uma nova vistoria nas obras de revitalização da Avenida Cinqüentenário e exigiu mais rapidez nos trabalhos para que “tudo seja concluído no prazo” fixado pela Prefeitura – 28 deste mês, data do 100º aniversário do município.

Ele estava acompanhado do secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, e do empreiteiro Marcos Borges, da empresa responsável pela obra. O empresário considerou justa a exigência do prefeito e disse que já está em discussão a possibilidade de se criar novas turmas de operários para atuarem à noite e durante os finais de semana. “Assim, creio, será possível entregar a obra no prazo desejado”, disse Borges.

“A reestruturação do aspecto urbanístico da Cinqüentenário vai deixar a avenida muito mais bonita, mais humanizada e mais atraente, o que será extremamente importante tanto para o comércio quanto para o próprio consumidor, que poderá circular por toda a avenida com mais segurança e tranqüilidade”, assegurou o prefeito Capitão Azevedo.

Joel Filho Reportagem: Hélio Fonseca Fotos: waldir Gomes

Projovem Adolescente abre inscrições em Itabuna

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna, através do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, abriu inscrições para o Projovem Adolescente 2010. A expectativa é beneficiar mais de 600 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos.

As inscrições podem ser efetivadas até o próximo dia 23 de julho, nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social – Cras I e II, instalados no Jardim Grapiúna e bairro Nova Ferradas, bem como na Casa do Bolsa Família que funciona na travessa Juarez Távora, São Caetano.

O objetivo é implementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, criando condições para inserção e permanência do jovem no sistema educacional. Desenvolvido pelo governo federal, o Projovem é uma modalidade do programa nacional de inclusão de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto é voltado para adolescentes de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, egressos de medidas socioeducativas de internação ou em meio aberto, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e vinculados a programas de combate a violência e exploração sexual.

Para participar do Projovem o adolescente deve residir na área de abrangência do Cras. Os pais, ou responsáveis, devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e preencherem a ficha de autorização. O programa tem uma equipe formada por orientador social, facilitadores de esporte, cultura, lazer e artes. Os adolescentes são assistidos ainda por um orientador profissional e técnicos do Programa de Atenção Integrada à Família.

Segundo a diretora do Módulo II do Departamento de Proteção Social Básica, Eliomar Santana, ao ingressar no Programa, o adolescente deve garantir uma boa frequência escolar, além de participar de 70% das atividades do Projovem Adolescente e respeitar as normas de convivência pactuadas nos grupos, chamados de coletivos. Em Itabuna, já são assistidos outros 600 adolescentes pelo programa.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Divulga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...