quinta-feira, 29 de julho de 2010

MAIORIA DOS BAHIANOS APOIA PT

 TRISTE BAHIA                                


Na mais recente edição do Monitoramento de Educação para Todos, divulgado em janeiro pela Unesco, o Brasil ocupa um bisonho 88° lugar no ranking que incluiu 128 países. Nenhuma surpresa. O sistema educacional brasileiro está em frangalhos. Os investimentos do governo Lula são anêmicos. O ministro Fernando Haddad não consegue organizar sem sobressaltos sequer um exame do Enem. Existem no país 14,2 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, metade dos quais sobrevive no Nordeste.
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou há dias o tamanho e o perfil do eleitorado brasileiro. Como registra Roberto Pompeu de Toledo na edição de VEJA desta semana, 5,9% dos 135,8 milhões de eleitores são analfabetos, 14,6 dizem saber ler e escrever, mas não frequentaram a escola, e 33% frequentaram a escola, mas não chegaram a concluir o primeiro grau. Na soma das três categorias, 53,5% do eleitorado na melhor das hipóteses resvalou pela escola.
Até os carrinhos de pipoca estacionados nas portas dos colégios sabem que São Paulo, embora também esteja longe do estágio alcançado por países do Primeiro Mundo, tem o desempenho menos lastimável entre todos os Estados. 
As coisas poderiam ser melhores, não tivéssemos um Presidente  que garante que não é preciso estudar para ser presidente da República. Há sete anos e meio  repete que o maior dos governantes desde a primeira caravela é a prova viva de que a acumulação de conhecimentos é hobby de elitista.
O que dizer a um jovem que precisa de emprego mas não tem o domínio básico da leitura, das primeiras contas, da aritmética, da matemática, do conhecimento básico?  Que ele pode virar presidente da República?
E o “grande comandante” agora apóia uma senhora reconhecidamente incompetente, sem nenhuma experiência e que mentiu ao colocar no currículo que era “Dra.”, coisa que está provado que nunca foi.
E a maioria desta “triste Bahia” ainda vota nessa gente.
Dá pra entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...