domingo, 11 de julho de 2010

Hoje começaram as obras da nova Avenida Amélia Amado


Com a derrubada da sede das Bandeirantes e das árvores ao longo da Avenida tiveram início hoje (11) às 09h00min horas as obras de reurbanização da Amélia Amado no centro de Itabuna. Obra essa que também faz parte do pacote do centenário de Itabuna.

A nova Amélia Amado será constituída, conforme diz o projeto de cinco vias de rolamento, num investimento de cerca de 12 milhões de reais, recursos esses proveniente do Ministério da Integração Nacional, através do então Ministro e hoje candidato ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima.

Na assinatura do convênio em Itabuna mês passado, o atual Ministro João Santana, informou que esses recursos já estavam alocados desde o mês de Julho de 2009, mas com apresentação de um novo Projeto atendendo as exigências estabelecidas pelo governo, os recursos, através da Caixa foram liberados de imediato. É mais uma vitória do prefeito Capitão Azevedo.

Daqui, esse blog só lamenta a derrubada das árvores, que foram plantadas na gestão Oduque e com mais de 30 anos de vida, se tornado em um grande corredor do verde e sombra. Mas como o progresso da cidade está chegando muitas ações nesse estilo estão acontecendo e, até mesmo à revelia dos Itabunenses e quem sabe do próprio Executivo que tem de executar a obra para o bem de todos, com certeza outras árvores serão plantadas no local.

Poetas presentes reivindicam e o prefeito atende

No inicio das obras entre diversas autoridades do município, Secretários, chefe de setores, na oportunidade o poeta Adeildo Marques presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, acompanhado dos seus colegas, Joselito dos Reis, Antonio Baracho e Romilton Teles, vendo o casarão que seria a sede da sua entidade ir ao chão, solicitou ao Prefeito Capitão Azevedo um espaço para a sede do Clube.

O local que estava sendo demolido, não só foi indicado ao Clube do Poeta Sul da Bahia, mas também para acomodar a Academia dos Pensadores de Itabuna, além das Bandeirantes, na gestão anterior, através da Secretária de Governo, Maria Alice. O Prefeito tomando conhecimento do fato encaminhou ao Secretário Fernando Vita, de Viação, Obras e Meio Urbano a ordem para atender a reivindicação dos poetas e ceder a eles o espaço para a sede.

O presidente do Clube do Poeta que estava presente para fazer um protesto recuou porque ficou sabendo que outro prédio seria edificado no mesmo espaço. A Academia dos Pensadores de Itabuna estava representada pelo poeta Romilton Teles dos Santos, (seu fundador) que juntamente com Adeildo Marques conversaram com o Prefeito, que sensível encaminhou a solicitação.

O presidente Adeildo Marques disse que acredita na sensibilidade do Prefeito Capitão Azevedo para que o Clube do Poeta Sul da Bahia venha a ter o seu espaço para que os poetas de Itabuna tenham uma referencia, no sento de se encontrarem e apresentar os seus recitais e discutir a poesia regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...