terça-feira, 20 de julho de 2010

Cultura é um dos destaques na Programação do Centenário

A programação do Centenário de Itabuna prossegue nesta quarta-feira, 21, às 19 horas, com uma palestra do historiador e jornalista Adelindo Kfoury, no auditório da loja maçônica Areópago Itabunense, sobre a História da Maçonaria em Itabuna.

Às 19h30min, será exibido no Centro de Cultura Adonias Filho, os documentários “Itabuna - 100 anos” de Raquel Rocha e “Do Cinquenta ao Centenário”, de Leonardo Bião, Ana Coimbra e Tatiana Alves.

Já no salão de festas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 20 horas, será realizado um jantar de confraternização com a premiação das Empresas do Centenário.

Terreirada

Na quinta-feira, 22, a programação começa com a I Terreirada, no período das 9 às 18 horas, na sede social do Itabuna Esporte Clube, como resultado de uma parceria entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cadadania (Ficc), secretarias municipais de Assistência Social, de Educação, de Administração e de Indústria, Comércio e Turismo, com a Associação de Cultos Afros Itabunenses (Acaí), além do Ministério da Cultura e a secretaria estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi).

Segundo o coordenador da Terreirada, José Aldiclei Silva Lima, mais conhecido como Ney, o evento deverá mobilizar 700 pessoas ligadas a terreiros de candomblé e umbanda, além de estudantes e simpatizantes da religião de matriz africana, bem como de professores de escolas públicas e particulares, com a realização de palestras e debates sobre o tema.

A programação iniciada com uma apresentação da religião africana prossegue na sexta-feira, 23, com um enfoque voltado para o seu trabalho social através da assistência a crianças, mulheres e idosos; ações de prevenção da saúde com ênfase para a questão das doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo na área de segurança pública.

O ponto alto da Terreirada será a cerimônia religiosa programada para as 18 horas, na praça de Camacã, com uma saudação aos ancestrais da cidade e a sacralização de Oxalá como patrono de Itabuna.

Festival Multiarte - Nada menos que 600 pessoas de 15 cidades do interior do estado estão inscritas no IV Festival Multiarte Firmino Rocha promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

O concurso acontecerá entre os dias 22 e 26 deste mês, no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento começa a partir das 18 horas do dia 22 e às 19 horas do mesmo dia, o historiador Adelindo Kfoury profere palestra no Rotary Clube Itabuna Sul, sobre o tema “Itabuna, Nossa Terra Centenária”.


Texto: Kleber Torres Fotos: 20-07-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...