segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reclamações levam Prefeitura a
suspender contrato da Zona Azul

As inúmeras reclamações de motoristas, que criticam duramente os serviços da empresa Sinart na condução do sistema de estacionamentos rotativos chamados de Zona Azul, levaram a Prefeitura local a não renovar o contrato de permissão com a empresa que operava o sistema de estacionamento rotativo, a partir desta segunda-feira (21).

A decisão foi anunciada pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo, que justificou a medida ao fato de ter se tornado insustentável a manutenção do contrato, já que se trata uma concessão pública, na qual a empresa concessionária deve atender às expectativas da população itabunense.

Melo anunciou ainda a imediata abertura do processo licitatório para a escolha de uma nova empresa para operar o sistema. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, a manutenção da Zona Azul é imprescindível por conta das poucas vagas de estacionamento disponíveis na área comercial da cidade.

Wesley adianta que uma das exigências para a escolha da nova empresa será a automação do sistema de controle. “Com isto, haverá uma mudança no modelo de atendimento, inclusive com a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis pelos monitores, garantindo maior agilidade no serviço prestado aos usuários da Zona Azul”,

Enquanto a nova operadora não é definida, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) fará o monitoramento das áreas disponíveis para estacionamento, visando tornar o mais racional possível o uso das vagas. “Diante desta realidade, esperamos contar com a compreensão e colaboração dos usuários”, frisa Wesley. A Sinart operava o Sistema de Estacionamento Rotativo de Itabuna desde o ano de 2005, quando foi restabelecida a Zona Azul na área comercial da cidade. Atualmente, estão disponíveis 1,4 mil vagas.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, a manutenção da Zona Azul é importante para Itabuna, que é polo em serviços e comércio. “Esperamos que nos próximos 30 dias já tenhamos definido quem será a nova operadora do sistema, porque com a rotatividade nas vagas de estacionamento a área comercial tende a ficar mais organizada e humanizada”, afirmou.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes

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