quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prefeito inspeciona obras em companhia de vereadores

Em companhia de secretários municipais e dos vereadores Clóvis Loiola, Milton Gramacho, Raimundo Pólvora, e Solon Pinheiro, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, inspecionou a execução de obras em diversos bairros da periferia da cidade.


A visita começou pelo bairro Fernando Gomes, na zona oeste, onde a prefeitura pavimenta ruas e constrói redes de esgotamento pluvial e sanitário, além de obras de urbanização executadas em parceria com o governo federal.


O projeto tem um custo estimado de R$ 2,6 milhões. Os recursos são do Ministério das Cidades, com repasse da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Prefeitura. O bairro Fernando Gomes ganhará também 97 casas populares, algumas delas já concluídas.


A Prefeitura desenvolve projeto similar no Maria Pinheiro, com a substituição de 190 barracos por casas de alvenaria, das quais 84 já concluídas. Além das casas, são feitas obras de drenagem, esgotamento sanitário, contenção de encostas e pavimentação de 10 mil metros quadrados de ruas.


Jorge Amado - No bairro Jorge Amado, foram visitadas obras da creche que vai atender a 250 crianças e que deverá ser inaugurada em 28 de julho, durante os festejos do centenário da cidade, com uma área construída de 1.128 metros quadrados.

 Azevedo e a comitiva estiveram visitando as obras da avenida Pedro Jorge, que vão beneficiar a cinco bairros na zona Sul da cidade. A obra, que inclui infraestrutura, implicou na substituição da rede de esgoto condominial por uma outra convencional, além da pavimentação asfáltica dos três quilômetros da avenida Pedro Jorge e ainda melhoria da pista até a ponte Calixto Midlej Filho, facilitando o acesso para Ilhéus.

A inspeção inclui ainda as obras de mil casas populares que estão sendo construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro São Roque e à duplicação da ponte Felícia de Novaes, que vai permitir acesso entre a zona Sul da cidade à BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna, melhorando as condições de mobilidade urbana da população.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Vereadores elogiam governo



O pacote de obras da Prefeitura de Itabuna nos bairros Fernando Gomes, Jorge Amado, Pedro Jerônimo, São Pedro, Maria Pinheiro e São Roque foi elogiado pelo presidente da Câmara Municipal, Clóvis Loiola.

Para ele, as obras revelam a seriedade e a dedicação do governo municipal para com a comunidade. Também ressaltou a contribuição do Poder Legislativo, que vem indicando e sugerindo a realização de obras e serviços nos diversos bairros e Centro da cidade.

O vereador fez parte da comitiva que esteve visitando as obras nesta terça-feira (8). Ele considerou as visitas “muito importantes” porque mostram à população e à sociedade civil organizada que as obras não ficam apenas no papel “e o que é mais importante: também beneficiam aos moradores dos diversos bairros, que são carentes de infraestrutura”. Enfatizou ainda, a importância da parceria entre o legislativo e o executivo em defesa dos interesses maiores da comunidade,

Outro que elogiou a iniciativa do prefeito Azevedo em promover as visitas, foi o líder do governo na Câmara, Milton Gramacho. “Isso evidencia a transparência de um governo que tem promovido visitas similares com lideranças comunitárias, empresários e formadores de opinião”.

Gramacho citou a importância de obras no bairro Fernando Gomes e Maria Pinheiro, onde estão sendo construídas mais de 200 casas populares e também a creche do Jorge Amado, que vai atender a 250 crianças em regime de semi-internato, “mostrando que o governo está trabalhando e me deixando realizado em participar como líder da sua bancada no Legislativo”.

Opiniões – Para Adelaide Oliveira Santos, mãe de uma criança de quatro anos e residente do bairro Jorge Amado, a construção da creche preenche uma lacuna existente e atenderá as famílias do bairro. O projeto também foi elogiado pelo morador do mesmo bairro, Manoel Duarte, para quem quanto mais obras realizadas melhor para a população.

Já Walter Matos elogiou as obras do Maria Pinheiro, que revelam uma administração progressista e preocupada com os problemas da população: “”O nosso bairro está recebendo uma atenção que não teve nas administrações anteriores e está sendo agraciado com estas obras”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes


História de Itabuna foi tema do
4º Módulo de Formação da SEC

Discutir a partir dos diferentes olhares sobre a História, Memória e os Espaços de Itabuna, possibilitando uma aproximação entre as pesquisas acadêmico-científicas produzidas sobre a Cidade e sua relação com ensino na Educação Básica. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Educação promoveu, na última terça-feira (8), o 4º Módulo do Programa de Formação Continuada da Área de Ciências Sociais para professores do Ciclo da Adolescência (CAD) e Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Reunidos no campus da FTC, professores e coordenadores pedagógicos participaram de uma ampla discussão sobre o tema “Itabuna: Olhares Sobre a História, Memória e Espaços”. Para facilitar a compreensão dos participantes, a SEC convidou os professores doutores Lourdes Bertol e Odilon Pinto, além do mestre Arleo Barbosa, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A partir do tema “Itabuna: Cem Anos de História – Um Olhar Sobre a Cidade”, a professora Lourdes Bertol abordou aspectos históricos da centenária Itabuna focando, além de seus espaços geográficos, personagens e singularidades que marcaram o desenvolvimento da cidade.

Coube ao professor Arleo Barbosa falar sobre “A História de Itabuna no Contexto Regional”, mostrando a importância da cidade como um dos mais importantes municípios do Estado da Bahia. Encerrando o ciclo de palestras, o professor Odilon Pinto abordou as “Memórias do Rádio em Itabuna – recordando as cartas e canções de Odilon Pinto”.

A assessora da Formação Continuada do Departamento de Educação Básica da SEC, Ana Cristina Guimarães, destacou que o encontro de formação possibilitou aos educadores uma apropriação da pesquisa como instrumento metodológico de ensino sobre a história local, a partir das produções de autores regionais.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Pedro Augusto

Parceria entre a Ficc e o Banco Real

garante apresentação de Orquestra


Um convênio de parceria entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e o Banco Real Santander assegurou oficialmente a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osfba) em Itabuna, no dia 28 de Julho próximo, quando a cidade completa 100 anos.

A apresentação será na Praça da Avenida Aziz Maron, às 19 horas. O presidente da Ficc, Cyro de Mattos, disse que esta parceria é muito importante para a realização do evento em praça pública. Ele adiantou que os recursos repassados pelo banco serão investidos em sonoplastia, sistema de eletricidade, iluminação, sonorização e camarins.

Mattos lembrou a qualidade da Osfba, que é composta de 70 músicos. “O objetivo é oferecer à população itabunense, no ano do centenário da cidade, um espetáculo de uma orquestra mundialmente famosa que, com certeza, irá agradar a todos, principalmente aqueles que já apreciam a música erudita”, afirmou.

O presidente da Ficc salientou ainda o apoio do prefeito Capitão Azevedo para concretizar a vinda da Orquestra Sinfônica à Itabuna. A gerente local do Banco Real Santander, Carla Monteiro, disse que a parceria é um passo importantíssimo dado pela Instituição no apoio da cultura itabunense. “Isso faz parte da política institucional visando aproximar as manifestações culturais de todos”, frisou Carla.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Reportagem: Hélio Fonseca – Foto: Vinícius Borges

http://www.prefeituradeitabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...