terça-feira, 1 de junho de 2010

Município faz parcerias
para promover inclusão social

A Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo, através da Secretaria de Assistência Social, uma série de ações junto às associações dos moradores dos diversos bairros, voltadas para a inclusão social. Semana passada, o Departamento de Proteção Social Básica da SAS entregou, na posse do presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte e coordenador do Projeto Samba & Vida, Josué Bispo dos Santos, o Tadeu, material esportivo para a realização de competições na comunidade.

Segundo a coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica, Eliomar Santana, a ideia é desenvolver nas duas comunidades o Projeto de Integração Social, que vai mobilizar 100 jovens do Projovem Adolescente e mais 60 do Projeto Samba & Vida, que trabalha com rapazes e moças na faixa dos 12 aos 16 anos, num amplo programa de inclusão social por meio da música e do esporte, atendendo aos moradores do Corbiniano Freire e do Novo Horizonte.

Além do incentivo às atividades esportivas nas duas comunidades, ela destaca que os jovens do Projovem e do Samba & Vida vão participar de atividades culturais e oficinas de artesanato,capoeira, berimbau e afoxé. No segundo semestre, serão realizadas oficinas de judô.

Eliomar Santana e a orientadora Andréa Cabral fizeram também a entrega de material esportivo para a Associação de Moradores do Novo horizonte, que recebeu oito jogos de camisas, oito calças de educação física, 12 pares de tênis, 50 pares de chuteiras, 40 bolas de futebol, quatro redes para futebol de campo, quatro de vôlei, quatro uniformes de vôlei (bermuda e camisa, e quatro bombas para bola).

A entrega de material esportivo incluiu ainda apitos de arbitragem, garrafas térmicas, tornozeleiras, joelheiras, malas de massagem, cones, coletes e luvas para goleiro.

Texto: Kleber Torres

Itabuna antecipa Dia de
Luta Contra as Hepatites

Em função dos festejos do centenário de Itabuna, em 28 de julho, a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS estará antecipando, para 7 e 8 de junho, as atividades do Dia Internacional de Luta Contra Hepatites. Segundo a coordenadora Maria Vitória Ramos Gonçalves, a programação começa em 7 de junho, às 16 horas, com uma capacitação para profissionais da área de saúde, com a hepatologista Sueli Cristina Pereira.

A programação prossegue, segundo a enfermeira, no dia 8, com uma mobilização para o combate às hepatites no Centro de Referência Júlio Brito, na avenida Inácio Tosta Filho, 360. Ali, no período das 8h30min e 11h30min e das 14h30min às 16h30min, serão desenvolvidas palestras e atividades voltadas para profissionais que atuam em salões de beleza (manicures e pedicures).

Maria Vitória Ramos Gonçalves explica ainda que a programação vai incluir a distribuição de folhetos educativos, kits de prevenção, além de brindes para os participantes das palestras, que vão receber testes rápidos de detecção da Hepatite C e HIV.


O que é - A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas, como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes. A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos.

Na maioria das vezes, a doença apresenta poucos sintomas e, às vezes, só é diagnosticada em exames de rotina, ou durante a investigação de um quadro inespecífico. Poucos são os casos que evoluem para uma forma aguda, podendo levar à morte. A importância da cronificação da doença é o potencial para o desenvolvimento de cirrose hepática e, posteriormente, câncer de fígado.


Texto: Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes

Secretaria de Esporte representada
em conferência nacional em Brasília


A luta por financiamento próprio destinado ao setor esportivo, será um dos principais temas em debate na III Conferência Nacional do Esporte, que acontece de 3 a 6 deste mês, em Brasília. O tema deste ano é: “Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”.

O secretário de Esporte de Itabuna, Alcântara Pellegrini, um dos delegados no encontro, informou que esta também foi uma das principais sugestões discutidas durante a conferência preparatória realizada em abril em Itabuna e levada para a estadual em Salvador.

Além da discussão em torno de verbas exclusivas para o esporte, que é um desejo antigo dos representantes do setor no país, será debatida também a qualificação profissional para todos aqueles que atuam no setor.

Pellegrini lembra que o evento visa justamente o debate mais amplo e em conjunto para a formulação e deliberação das políticas públicas de esporte e lazer para o país. Ele ressalta a importância da conferência, ao destacar que a participação dos municípios vem fortalecer as reivindicações e anseios de gestores e profissionais do setor esportivo, não apenas em Itabuna, mas em todos os municípios brasileiros, que vivem praticamente a mesma situação: a falta de verbas para o esporte amador.

“Só com a participação de todos é que teremos o resultado esperado e digno do que o esporte brasileiro merece”, frisa o secretario. Além dele, também foram eleitos para representar Itabuna no encontro em Brasília, os desportistas Paulo Roberto Rezende (Paulão), Denelísio Nobre, Cleto Sauer e Joselito Silva.

Texto: Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...