sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lula sanciona Projeto Ficha Limpa sem vetos  que se cuidem os fichas sujas

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O Diário Oficial da União deve publicar na segunda-feira (7), a sanção presidencial ao Projeto de Lei Complementar 58/10, mais conhecido como Ficha Limpa. O projeto foi sancionado nesta sexta-feira (4), sem vetos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova lei proíbe a candidatura de políticos com condenação em tribunal colegiado.

Para valer ainda nestas eleições, no entanto, a lei ainda precisa, segundo a Advocacia Geral da União (AGU), ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Supremo Tribunal Eleitoral (STE), para definir a interpretação de alguns pontos.

Pelo novo texto, pessoas que foram condenadas por corrupção eleitoral, gastos ilícitos ou compra de votos ficam impedidos de se candidatar (inelegíveis) por oito anos. A mesma pena será aplicada aos funcionários públicos condenados em órgão colegiado por abuso de poder econômico. O PL ainda proíbe juízes e integrantes do ministério público, aposentados compulsoriamente de se candidatarem por oito anos.



O projeto foi aprovado pelo Congresso no último dia 19. Ao texto foi feita a emenda do senador Francisco Dornelles (PP - RJ), que estabelece que a vedação aos fichas-suja só valerá para sentenças proferidas após a promulgação da lei.


A AGU havia analisado o projeto de lei e concluído que não existia empecilhos à sanção presidencial. Na última sexta-feira (28/5), a instituição entregou à subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o Parecer nº 080/2010/Denor/CGU/AGU, aprovado pelo advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Lucena Adams.  No documento, a Advocacia-Geral recomendava a sanção do PL pelo presidente da república.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...