terça-feira, 15 de junho de 2010

Itabuna implanta gabinete de gestão integrada

Uma solenidade na Usemi (o clube dos servidores municipais) marcou a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Itabuna (GGI-M). O gabinete é resultado de parceria entre Prefeitura e Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci).

O GGI-M é um órgão vinculado ao gabinete do prefeito e constitui-se uma instância colegiada de deliberação e coordenação do Pronasci no âmbito municipal através de ações em conjunto com o estado e a União.

Lembrando que o Pronasci foi criado pelo governo federal e o município aderiu como estratégia para ajudar a reduzir o elevado índice de violência nas áreas periféricas, o prefeito Capitão Azevedo considerou a assinatura do protocolo com o Pronasci como um momento histórico e que marca mudanças políticas e institucionais na luta contra a violência.

Ações interessantes

O prefeito salienta que o programa desenvolve ações realmente interessantes e acha que é preciso tirá-las do papel e colocá-las em prática “para ajudar na segurança da população itabunense”.

O secretário municipal de Assistência Social, Antônio Formigli, disse que o programa é muito importante para o município de Itabuna, porque já deu certo em outros locais onde foi implantado.

“É por acreditar nesta experiência bem sucedida que estamos implantando o nosso gabinete. Essa é mais uma prova da preocupação da gestão do prefeito Capitão Azevedo para com o bem-estar da população do nosso município”.

A coordenadora e secretária executiva do GGI-M, Luisa Aragão Padilha Leal, explicou que este é o único instrumento de combate à violência, inovando na concepção de fazer um controle social de qualidade, articulando ações de prevenção e de inclusão social, tendo suporte em todos os ministérios, com 94 ações que serão implantadas gradativamente no município de Itabuna.

Ela anunciou o investimento de mais de R$ 500 mil para atender a 150 jovens de 15 a 24 anos através do Protejo.

A assessora de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Eunice Rossi, declarou que o Pronasci representa um desafio diferente, que é lidar com as políticas de segurança aliando a repressão qualificada com as políticas sociais.

“Itabuna tem hoje um novo protagonista através da articulação entre município, estado e governo federal através de um modelo de gestão compartilhada e integrada”, disse a assessora.

Segurança e cidadania

O juiz da Infância e Juventude, Marcos Bandeira observou que este é um programa muito importante para o município de Itabuna, pois envolve segurança publica e cidadania. Salientou que hoje, o contexto sócio-cultural de Itabuna é muito preocupante e os programas implementados em conjunto com Pronasci representam uma oportunidade para tentar a reversão deste quadro.

Para o tenente coronel Lira Junior, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar os recursos liberados para o gabinete tornam possível a viabilidade de projetos que interessam a comunidade.

“Isso nos deixa feliz em participar como membro da Policia Militar, uma vez que a PM não atua sozinha e integra um conjunto de órgãos ligados à segurança”, complementou.

 PMI Texto: Kleber Torres Reportagem : Hélio Fonseca Fotos : Vinícius Borges

Técnicos discutem projeto para
Centro de Logística em Itabuna

Empresários e técnicos da empresa Transplan Planejamento e Projetos S/A estiveram reunidos com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, para discutir a elaboração do projeto do Centro de Logística de Itabuna.

O CLI integraria Itabuna ao projeto do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, além de atender a uma reivindicação do comércio e da indústria itabunenses.

O centro atende a um anseio do comércio e da indústria para melhorar o sistema de distribuição de mercadorias na cidade, que é pólo de comércio e serviços na região: “Com isso, vamos poder atender melhor às cidades vizinhas”.

O projeto vem sendo discutido em conjunto com o Governo do Estado e visa oferecer melhores condições para empresas e indústrias de Itabuna e também da região, com reflexos na distribuição da produção, geração de emprego e atração de novos investimentos.

O diretor da Transplan, Affonso Palmeiro, explicou que o consórcio integrado por sua empresa e a Concremat, que estuda a implantação do Porto Sul, foi encarregado de analisar a implantação do CLI e identificar os motivos pelos quais cargas de produtos baianos são exportadas através de portos situados em outros estados.

A reunião teve como objetivo dimensionar a demanda e o modo de como o Porto Sul deverá influenciar na logística de toda a região.

O projeto será custeado pelo estado e depende da alocação de recursos para sua implantação.

O empresário Isaías Gomes Barros, o popular Isaías da Cebola, que é atacadista e varejista no Centro Comercial de Itabuna, considera o projeto como vital para Itabuna “e deve beneficiar também aos municípios vizinhos. Tenho certeza de que o CLI vai beneficiar em especial às empresas instaladas no Centro Comercial de Itabuna”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...