sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cursos iniciais do IFBa são debatidos em Ilhéus

O município de Ilhéus, através de seus diversos segmentos organizados, iniciou na última quarta-feira (2), no auditório da Justiça Federal, um grande debate sobre os cursos que serão oferecidos a partir do ano que vem pela unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa) que está sendo construída em terreno localizado na rodovia Jorge Amado. Aberta pelo prefeito Newton Lima, a audiência pública também contou com a presença da reitora do IFBa, Aurina Santana, e da secretária municipal de Educação, Lidinei Campos, além de representantes da Direc-6, Uesc, Câmara de Vereadores, Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), setor empresarial e conselho municipal de Educação, entre vários outros. Uma segunda audiência pública voltada para discutir os cursos iniciais do IFBa-Ilhéus, unidade que deverá ser inaugurada em agosto, está prevista para a primeira quinzena de julho.

Durante o debate, foram propostos os seguintes cursos: no eixo ‘controle e processo’, técnico em eletrificação e técnico em química; no eixo ‘técnico da informação e comunicação’, técnico de programas para jogos e técnico em informática para Internet; e no eixo ‘infraestrutura’, técnico em edificações. De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Ilhéus, Sonaly Pimenta, a comissão encarregada de propor os cursos iniciais é formada pela Prefeitura de Ilhéus (secretarias de Governo e Educação), Direc-6, Uesc, APPI e Conselho de Educação, entre outros.

A sede do IFba de Ilhéus está sendo construída em uma área de, aproximadamente, 26 mil metros quadrados. Ao todo, o Instituto contará com onze salas, laboratório de informática, ginásio de esportes, auditório, refeitório, biblioteca, entre outros espaços. Em todo país, após passar por uma ampla reestruturação, os Centros de Educação Federais, conhecidos como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica (Ifets) e, agora, IFBa. As unidades possuem como principal objetivo oferecer educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia. Com tradição centenária no ensino técnico-profissional, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais existentes no mercado de trabalho. A entidade opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de graduações, como os cursos superiores de Administração, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em Engenharia Mecânica.

Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, o objetivo é que, até o final deste ano, o Ifba consiga englobar os 9 campi já existentes - Salvador, Camaçari / Núcleo Avançado em Dias D´Ávila, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista / Núcleo Avançado em Brumado, Eunápolis, Barreiras e Porto Seguro, além dos novos campi que estão sendo implantados nos municípios de Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Jacobina, Irecê, Paulo Afonso, Seabra e Bom Jesus da Lapa, totalizando 17 campi.

Terceira edição da Feira de Flores
de Ilhéus será encerrada domingo

A terceira edição da “Ilhéus em Flor” – evento que também é conhecido como Feira de Flores de Holambra – será encerrada neste domingo, dia 6 de junho. Aberto no último dia 27 pelo prefeito Newton Lima, como parte das comemorações alusivas aos 476 anos de fundação do município, o evento beneficente encontra-se instalado na avenida Soares Lopes, nas proximidades da praça Dom Eduardo. Promovida pela Casa da União de Ilhéus, com patrocínio da Prefeitura Municipal e da TV Santa Cruz, a “Ilhéus em Flor” fica aberto todos os dias no período das 9 às 21 horas.

Além das espécies já conhecidas pelo público local, como rosas, gardênias e crisântemos, entre outras, a “Ilhéus em Flor” conta com a exposição e comercialização de espécies raras de orquídeas e bonsais. Ao todo, mais de cem mil unidades de flores e plantas, trazidas da cidade de Holambra (SP), fazem parte do evento, que já integra o calendário oficial do município. Outra atração da Feira de Flores vem sendo o palco da Praça de Alimentação que sedia, sempre a partir das 19 horas, grandes shows e apresentações protagonizados por artistas da música local, corais, academias de dança e grupos culturais da cidade, entre diversos outros.


Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a Feira de Flores é um projeto que vem contribuindo para a dinamização cultural do município, “uma vez que ela agrega apresentações gratuitas de qualidade e a formação e atualização dos alunos e visitantes, através de palestras didáticas, exposição, shows e diversas apresentações culturais”. O caráter social do evento também é destacado por Corso como um dos maiores benefícios proporcionados pelo evento, “já que toda a renda arrecadada com a Feira é revertida para a Casa da União, entidade que realiza uma série de atividades sociais com adolescentes e adultos, a exemplo do projeto Luz do Saber, voltado para a alfabetização por meio da inclusão digital”. A Casa da União de Ilhéus, que foi fundada em 2001 com caráter filantrópico, assistencial, cultural e educacional, beneficia dezenas de crianças da Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas e doações de agasalhos, entre diversas outras ações.


Apoio - A Feira de Flores de Ilhéus também conta com o apoio cultural das seguintes empresas: Allecrim Produtos Naturais, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Biboka Lanchonete e Restaurante, Casa do Açaí, Cicon Construtora, Clínica Santana, Colégio Vitória, Diário de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus, Farmácia Vitória, Folha da Praia, Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Gabriela FM, Ícone Áudio e Vídeo, Ilhéus Praia Hotel, Mac – Marketing, Comunicação & Cultura, Supermercados Meira, Organflora, Plek Confecções, Prorecarga, Rima Decorações, Uesc e Vip Segurança.

Grande público prestigia  II Festival do Chocolate
Homenagens marcaram a abertura do II Festival de Chocolate da Bahia, que aconteceu na noite da última quarta-feira (02) no foyer do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Além de autoridades, empresários, a solenidade contou com as presenças dos ex-secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo) e Rui Costa (Relações Institucionais), do superintendente da Ceplac na Bahia, Geraldo Landim e do prefeito de Ilhéus, Newton Lima.

O destaque ficou por conta das homenagens prestadas a representantes de órgãos que se destacaram na contribuição da consolidação do chocolate como alternativa viável de desenvolvimento econômico da região. A Associação de Produtores de Cacau, Bahiatursa, Instituto Cabruca, Cooperativa de Produtores de Cacau, além de Domingos Leonelli e do empresário Hans Schaeppi, pelos 25 anos do Chocolate Caseiro de Ilhéus A solenidade foi marcada ainda pela assinatura do contrato de financiamento para a construção de um fábrica de chocolate na localidade rural do Rio do Engenho.

O pioneirismo do evento foi destacado pelo prefeito de Ilhéu, Newton Lima, ao abrir oficialmente o evento. ”Ilhéus vive um novo momento em sua história marcado por novas alternativas de crescimento. É preciso que a comunidade abrace eventos como o Festival do Chocolate, que nos ajudam a compreender nosso papel de agentes da história. O Festival é um evento pioneiro que mostra o grande potencial de nossa terra”. Nesta sexta-feira (04) o evento recebe nova comitiva, formada por diversas autoridades do governo do Estado, entre elas o secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Sales e por Domingos Leonelli.

Até este domingo (06) o Festival segue com intensa e diversificada programação das 14h às 00h nos três eventos simultâneos que acontecem na área interna do Centro de Convenções. A Jornada do Chocolate tem enfoque voltado para a promoção de palestras, cursos e workshops com o objetivo de discutir as tendências do mercado e as novidades na produção e confecção do chocolate. Planos de negócios e linhas de crédito específicas também têm espaço na programação da Jornada. Já o espaço “Feira de Chocolate” tem como foco exposições e comercialização de chocolate e de guloseimas do gênero. As crianças e outros amantes de chocolate têm espaço garantido de diversão no Planeta Chocolate.

Na programação cultural do evento, um dos grandes pontos alto é o show da cantora Adriana Calcanhoto, que se apresenta neste sábado (05) a partir das 10h no auditório Jorge Amado. A apresentação vem sendo aguardada com bastante expectativa e encerra a passagem de grandes nomes da MPB pelo Festival, que também recebeu o show da cantora Ana Cañas. Os ingressos para o show de Adriana Calcanhoto podem ser adquiridos no stand do Karioca, Encantur (Ilhéus e Itabuna) e no site do evento www.festivaldochocolate.com, que oferece opção de parcelamento. Cantora Laís Na área externa do Centro de Convenções, no Espaço Chocolounge, os shows começam a partir das 18h. No sábado sobem ao palco Laís Marques e a banda Mel de Forró. Já no domingo (06) o encerramento do evento fica por conta dos shows de Robson Carvalho e Alexandro Costa.

O Festival do Chocolate é uma realização da MBiz Empreendimentos e M21 Eventos, em parceria com o Costa do Cacau Convention Bureau e conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau, Instituto Cabruca, Ceplac, Bahiatursa, Sebrae, Associação de Turismo de Ilhéus, Instituto de Turismo de Itacaré, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Conselho de Turismo do Pólo Litoral Sul e Conselho Municipal de Turismo.
Ascom/Ileus
Por Maurício Maron
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...