terça-feira, 22 de junho de 2010

Coelba inicia mudanças na rede
de alta tensão da Cinquentenário

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, inspecionou o andamento das obras de requalificação e reurbanização da Avenida Cinquentenário. Ele estava acompanhado de técnicos e secretários municipais.

Azevedo acompanhou de perto o trabalho das equipes da Coelba e da empresa Meta, que faziam a substituição da rede de alta tensão com cabos XLPE Rede Space. Além disso, o prefeito verificou a substituição dos passeios e as condições de acessibilidade para deficientes.

Ao encerrar a inspeção, o prefeito comentou que as obras, de R$ 4 milhões, são realizadas de acordo com um cronograma preestabelecido: “Somos um governo de pés no chão e que precisa do apoio e da participação da comunidade, que tem contribuído com sugestões para o projeto”.

Para o secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, as obras estão em ritmo acelerado e a preocupação é com a questão da acessibilidade para deficientes. Ele destaca as mudanças na rede de energia e no sistema de iluminação com leds, considerado o mais moderno do gênero.

Segundo o eletrotécnico Marcelo Figueira Franco Araújo, da Coelba, depois da substituição da rede de baixa tensão com cabos multiplexados, foi iniciada a partir do Jardim do Ó a instalação da nova rede de alta tensão, com uso de cabos XLPE. A previsão é de que as obras estejam concluídas em um prazo de quatro semanas.

O técnico explica que a primeira etapa foi executada num trecho menor, com cerca de 300 metros de extensão, por causa da existência de muitas conexões e derivações na rede: “É uma extensão menor, mas com muita complexidade, o que mobilizou cinco equipes, além de três caminhões e uma caminhonete”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto

Câmara aprova suplementação orçamentária de 60%

Também por 9 x 0 o Legislativo aprovou em segunda votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que vai direcionar a aplicação de recursos para o próximo exercício.

Votaram a favor das propostas do governo os vereadores Clóvis Loiola, Raimundo Pólvora, Milton Gramacho, Solon Pinheiro, Ruy Machado, Milton Cerqueira, Gerson Nascimento e Rosi Castro.

A decisão foi elogiada pelo secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, que acompanhou o processo de votação: “A Câmara dá uma ajuda substancial ao governo que enfrentaria dificuldades nos próximos meses para pagamento de salários, contas patronais e até mesmo para atender à demanda reprimida na Saúde e o custeio do Hospital de Base”.

Ele acredita que agora a administração municipal vai poder trabalhar com mais tranquilidade até o final do ano, com o remanejamento de recursos para o ajuste e adequação das contas públicas, de acordo com o programa de austeridade e transparência estabelecido pelo prefeito Azevedo.

Para o líder do governo na Câmara, Milton Gramacho, o Legislativo cumpriu a sua obrigação ao autorizar a suplementação: “O governo estava engessado e sem recursos para custeio de despesas com servidores, bem como serviços de educação, saúde, assistência social e até mesmo de infraestrutura”.

O vereador observa que as dificuldades foram geradas em função da queda de arrecadação, que afeta não apenas Itabuna, mas também a outros municípios do País, que tiveram recursos contingenciados com a redução de repasses do FPM e de outras dotações da esfera federal.

Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto
Itabuna empossa diretores das escolas municipais 

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna empossou simbolicamente na segunda-feira (22), 156 professores nos cargos de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. A solenidade foi realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e reuniu, além dos gestores escolares, autoridades e representantes de diversos segmentos educacionais.

Presidindo o ato, o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, destacou a mudança de foco da gestão no atual contexto vivenciado pelas escolas, no qual as ações devem estar cada vez mais voltadas para a melhoria da qualidade da educação.

“Hoje, além das atribuições que lhe são próprias ao cargo, o diretor escolar deve ampliar a sua percepção como gestor, levando em conta a mudança de comportamento das famílias, os anseios, expectativas e desejos dos alunos”, argumentou. Lisboa ressaltou ainda a necessidade de construir, estimular e exercitar o espírito de equipe nas unidades escolares.

“Isso só é possível à medida que conquistamos a confiança e a admiração do outro. Neste sentido, o gestor deve assumir uma postura de respeito e valorização perante os demais membros da comunidade escolar”, disse Gustavo. O secretário da Educação lembrou os avanços conquistados na Rede Municipal de Ensino de Itabuna e os investimentos que estão sendo feitos na melhoria da qualidade social da educação itabunense.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria Lúcia Bittar Santos, parabenizou aos novos diretores escolares e colocou o colegiado à disposição dos gestores para ajudá-los a vencer os desafios impostos à função. Já o promotor público Clodoaldo da Anunciação mencionou a posição de vanguarda da educação itabunense que, inclusive, ter sido referência para diversos outros municípios do estado.

Também fizeram pronunciamentos a diretora do Departamento de Acompanhamento da Gestão, professora Sandra Damasceno, e da diretora de Educação Básica da SEC, Fátima Cristina Vasconcelos. Após a leitura da ata, foram empossados simbolicamente os diretores e vice-diretores das escolas dos segmentos Creche, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Imeam, Caic, bem como os gestores da Casa do Educador Grapiúna e do Centro de Psicopedagógico da Educação Inclusiva e Apae.

 Texto: Erivaldo Bomfim
A Câmara de Itabuna aprovou por nove votos a zero, na manhã desta terça-feira (22), uma suplementação orçamentária de 60% para a Prefeitura, o que vai permitir ao governo municipal ajustar as contas públicas e ao mesmo tempo atender necessidades de setores estratégicos do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...