sexta-feira, 4 de junho de 2010

http://www.itabuna.ba.gov.br/
Carlos Correia Oliveira vence
concurso do Hino de Itabuna

“Lá na mata, o ouro fruto, o seu brilho atraiu homens bravos, corajosos, a natureza... O desafio! Com o machado, o homem na mata ressoa o grito voraz da vitória! Tabocas!Tabocas!Tabocas... Itabuna tu és agora!”. Esta é a primeira estrofe do Hino Oficial da Cidade de Itabuna, composto por Carlos Antonio Correia de Oliveira e que foi escolhido através de votação pública, cujo resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (4).

Numa rápida e emocionante solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal, o resultado do concurso foi divulgado pelo secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa. O ato contou com a presença de integrantes da comissão organizadora e da comissão julgadora, responsável pela seleção dos três hinos finalistas, além do vencedor e de representantes dos outros autores das canções.

O Hino vencedor foi eleito com percentual de 39,01% dos 2.443 votos válidos. O segundo colocado ficou com 34,22% do total de votos e o terceiro classificado obteve 26,77%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi apenas de 17 votos, cuja composição é de José Vicente Pires. O outro concorrente foi Genésio Ferreira de Sá Júnior. Toda a votação foi através de urna eletrônica, instaladas no Centro Administrativo, no Jequitibá Plaza Shopping/FTC e na Praça Adami.

Ao agradecer o trabalho da comissão julgadora, o secretário Lisboa ressaltou a competência, o comprometimento e a postura democrática dos integrantes. “Temos a certeza de que Itabuna agora tem um Hino que, de fato, representa a grandeza de seu povo”, frisou. Ele adiantou que o Hino Oficial de Itabuna será gravado pela Orquestra Sinfônica da Ufba (Universidade Federal da Bahia) e apresentado oficialmente durante as comemorações dos 100 anos da cidade, no dia 28 de julho próximo.

“Não fui eu quem venceu, mas sim, o povo de Itabuna que terá sua história perpetuada num Hino que, para as futuras gerações será um marco e orgulho”, disse Carlos Correia. Ele revelou que a inspiração para compor o Hino surgiu a partir de uma carta escrita por Natália Fontes, uma criança que expressava seu amor pela cidade. Também falou na solenidade a professora Lourdes Bertol Rocha, da Uesc, e Aldamiro Leôncio da Silva (Sabará), em nome da comissão julgadora.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes
Escola de Gestão oferece
mais 16 novos cursos

A Escola de Gestão Pública criada no governo do prefeito José Nilton Azevedo Leal, com o objetivo de promover a capacitação dos servidores municipais, visando a melhoria da produtividade e da competitividade através de um novo modelo de gestão, está oferecendo 16 novos cursos. A EGP já está promovendo um curso de qualificação para 250 integrantes da Guarda Civil Municipal em parceria como o Programa Nacional de Segurança Pública.

Segundo o secretário de Administração, Gilson Nascimento, a Escola de Gestão Publica visa atender a um dos grandes desafios da administração municipal que é a qualificação dos servidores visando promover a melhoria dos serviços públicos e consequentemente, da qualidade de vida da população. A proposta é a de capacitar de forma permanente aos funcionários de todas as áreas.

Ele conta que foi enviada a cada secretaria uma relação dos cursos disponibilizados pela EGP, que tem a equipe de monitores já formada e vai disponibilizar cursos para turmas de 20 a 30 alunos a depender da demanda de inscrições disponibilizadas nas diversas unidades de governo. A escola funciona num anexo da Usemi e integra a política de valorização dos servidores municipais.

Hoje, são ofertados cursos de resíduos sólidos, sustentabilidade, recreação e lazer, administração desportiva, direitos humanos, agricultura sustentável, prevenção de acidentes, liderança, informática básica, power point, de cidadania, democracia e ética, implantação de normas de acolhimento, nutrição e qualidade de vida, cerimonial, elaboração de projetos com ênfase na captação de recursos e de relações interpessoais.

Segundo o coordenador de cursos, Carlos Góes, ano passado foram qualificados 270 servidores em 15 cursos e agora em 2010, a meta para o centenário de Itabuna é treinar 1.000 servidores, entre os quais 250 Guardas Civis Municipais já em curso de formação: “Mas o grande presente para os 100 anos da nossa cidade é a implantação da Universidade Corporativa, que tem como embrião a EGP, cuja equipe foi reforçada com contratação da psicóloga Sonia Nascimento e de Luciene Nascimento para o apoio à coordenação de cursos .”


Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Plantio de 100 mudas de Pau-Brasil
marcam Semana do Meio Ambiente

O plantio de 100 mudas de Pau-Brasil às margens do rio Cachoeira, na tarde da última quarta-feira (2), foi uma das atividades práticas que marcaram a IV Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Programa FTC Verde - Faculdade de Tecnologia e Ciências, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna.

As mudas de Pau-Brasil (Caesalpinia echinata Lamespécie), espécie nativa da Mata Atlântica brasileira, foram doadas pela Ceplac. O plantio foi efetivado por técnicos da Prefeitura de Itabuna, estudantes e professores do curso de Engenharia Ambiental da FTC.

O presidente do Comam e coordenador do Programa FTC Verde, professor Antonio Fontes Filho, disse que o plantio de arvores visa beneficiar o meio ambiente. Ele salientou que, mesmo sendo considerada uma iniciativa pequena, se outras instituições adotassem uma atitude semelhante à cidade seria mais bem arborizada.

“Este momento é importantíssimo porque estamos investindo na reposição da mata ciliar e, consequentemente, para a despoluição do rio Cachoeira”, afirmou Fontes. Para o secretário do Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, o estabelecimento de parcerias visando a solução de problemas ambientais é imprescindível.

“O replantio de arvores é significativo para promovermos a sustentabilidade ambiental em nosso município. Neste sentido, o governo municipal está sempre disponível para apoiar ações que dizem respeito ao meio ambiente em Itabuna”, frisou. Antonio Marcelinho informou que outras 150 mudas foram plantadas nas margens do rio Cachoeira.

A professora Claudia Souza, que também participou do plantio, disse que é uma evolução muito grande em relação da questão do desenvolvimento sustentável e principalmente para a mata ciliar do rio cachoeira e para a comunidade Itabunense.

: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Hélio Fonseca – Fotos: Vinícius Borges
                 

Fundação Marimbeta investe
em parceria para saúde bucal

Numa parceria com o odontólogo Luis Carlos Moreira Lemos, que coordena um grupo de profissionais voluntários integrado por Igor e Lucas Lemos, a Fundação Marimbeta iniciou um programa preventivo de saúde bucal. O trabalho envolve na primeira etapa 120 alunos da fundação – 60 do turno matutino e igual número do vespertino – e a meta, segundo o presidente Geraldo Pedrassolli, é atingir a todos os 936 jovens atendidos pela instituição com a ampliação do número de voluntários.


Ele explica que o trabalho é inteiramente voluntário. com um caráter educativo e de prevenção da saúde bucal, incluindo a distribuição de um kit com escova e creme dental. Cada criança atendida é submetida a uma entrevista e depois examinada para elaboração de uma ficha com informações sobre o seu perfil, ocorrência de cáries, obturações e situação dos dentes, com um diagnóstico das intervenções necessárias a cada caso especifico.


A proposta, segundo o presidente da Fundação Marimbeta é adaptar uma unidade móvel para atendimento nos cinco sítios administrados pela instituição e a reestruturação do gabinete dentário do Antique. Enquanto isso não ocorre, as crianças com necessidade de algum tipo de atendimento serão encaminhadas para tratamento nos postos de saúde da Prefeitura.


O dentista Luís Carlos Moreira Lemos explica que o objetivo do projeto “Prevenir é melhor do que tratar” é desenvolver um trabalho educativo e de prevenção da saúde bucal com jovens que participam das oficinas da Fundação Marimbeta, podendo servir de referência para a comunidade.
Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Itabuna terá grupo de trabalho do Pronasci

Capitão Azevedo anunciou esta semana, que vai instalar o Gabinete de Gestão Integrada de Itabuna (GGI –M), uma instância colegiada de deliberação e coordenação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A solenidade de instalação está programada para o próximo dia 14 de junho, a partir das 16 horas, na sede da USEMI, bairro São Caetano.

O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Justiça, além dos órgãos de Segurança Pública federais e estaduais, do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, e demais representações municipais.

O Pronasci foi instituído pelo Governo Federal através da lei n° 11.530, de outubro de 2007, e implantado em Itabuna através do Decreto Municipal Nº. 8.948, de março deste ano e em consonância com o Termo de Convênio de Cooperação Federativa N° 10/2010, celebrado em 26 de Janeiro de 2010 entre a União, o Ministério da Justiça e o município.

O prefeito explica que o programa tem como finalidade a prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes socioculturais, articulando ações de segurança pública e políticas sociais.

“Isso significa que todas as decisões tomadas pelo GGI-M de Itabuna serão baseadas em consenso, sem hierarquia, respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que o constituem”, justifica o prefeito que irá presidente o GGI, tendo como secretária executiva a diretora do Departamento de Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social, Luísa Aragão Padilha Leal.
Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes
Ascom/Itabuna
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...