sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ampliação da oferta de água repercute positivamente

O aumento em 50% da oferta de água em Itabuna, num prazo médio de 120 dias, repercutiu positivamente entre a classe empresarial e líderes comunitários. A ampliação do sistema vai permitir que a captação de água saia dos atuais 600 litros para 900 litros por segundo. Com isso, o atendimento da demanda de consumo, estimada em mil litros por segundo, alcançará o índice de 90%.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jorge Braga, a iniciativa do governo municipal é muito importante, dado as dificuldades enfrentadas pela população, principalmente na alta estação quando o consumo tende a aumentar.

“O comércio é um dos setores que mais tem sofrido com a deficiência no abastecimento de água. Agora, com esse incremento de 50% no sistema de captação o problema será sanado”, argumenta Braga.

Quem também está otimista com a decisão do prefeito Capitão Azevedo de investir na ampliação do fornecimento de água, através da Emasa - Empresa Municipal de Águas e Saneamento é Erivânio Sobreira, líder comunitário do bairro Santa Clara. “Será uma boa para a nossa cidade, porque um dos grandes problemas de não vir empresas para Itabuna é a falta de água”.

“Com o aumento da oferta do produto, novas empresas virão se instalar na ccidade e, sem dúvida, gerará mais emprego e desenvolvimento”, diz Erivânio. Quanto aos benefícios para os moradores do Santa Clara, ele revela que naquele bairro cai água uma vez por semana.

“Agora a história vai mudar, inclusive com mais desenvolvimento já que o bairro tem característica comercial, com diversas empresas, fábricas e pousadas”, prevê o líder comunitário.

O anúncio da ampliação da oferta de água foi feito pelo prefeito Azevedo, na última quarta-feira (9), quando assinou a ordem de serviço para a construção de uma unidade de tratamento de resíduos (UTR) da água e aquisição do novo maquinário a ser utilizado no sistema de captação.

O investimento está sendo viabilizado através de uma negociação de cerca de R$ 5 milhões junto ao Ministério das Cidades. Os recursos serão repassados pela Caixa Econômica Federal.

Texto: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Paulo Leonardo – Foto: Waldyr Gomes
http://www.preeituradeitabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...