segunda-feira, 10 de maio de 2010

Produtores agrícolas discutirão políticas públicas em Ilhéus

Será realizada em Ilhéus no próximo dia 31 de maio, na praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, a partir das 8 horas, uma das edições municipais do Dia Nacional de Agricultura Familiar. Estão sendo esperados para o evento, que irá até às 17 horas, cerca de 1.200 produtores do Litoral Sul, entidade que agrega 26 municípios baianos.

A solenidade de abertura está programada para acontecer às 9 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), com as prováveis presenças do prefeito Newton Lima (foto), do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e do secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Seixas de Salles, entre outras autoridades.



Logo depois da abertura, o TMI sediará uma série de palestras, que abordarão assuntos variados como eletrificação rural, financiamento, aquisição de alimentos e assistência tecnológica. Já na praça Dom Eduardo, além de uma grande exposição de produtos agrícolas, serão montados estandes institucionais da Ceplac, Bahia Pesca e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), entre outros. No mesmo local, serão realizados vários shows com artistas da terra e oferecidos diversos serviços, como atendimento médico-odontológico e cadastramentos do Programa Bolsa Família.



Durante o evento, como resultado de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o prefeito Newton Lima deverá fazer a entrega simbólica de um veículo e de vários móveis que irão servir à Cooperativa de Produtores Agrícolas de Ilhéus. Além de divulgar a produção agrícola familiar da região, o Dia Nacional de Agricultura Familiar também tem como proposta discutir e aprofundar as políticas públicas agrárias de crédito, de assistência técnica e de comercialização de produtos.



A promoção do Dia Nacional Agricultura Familiar do Litoral Sul, que contará com cerca de 40 estandes, é resultado de uma grande parceria envolvendo a Prefeitura de Ilhéus, secretaria estadual de Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Companhia Nacional de Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag), Ceplac, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais, entre diversas outras instituições.



Território - O Território Litoral Sul abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A população total do território é de 828.287 habitantes, dos quais 110.831 vivem na área rural, o que corresponde a 13,38% do total. Ao todo, o território possui 13.929 agricultores familiares, 2.330 famílias assentadas, 11 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,67.

Por: Maurício Maron
Ascom/Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...