terça-feira, 11 de maio de 2010

Personalidade:
Jonas um grande nome da Justiça de Itabuna



Jonas de Jesus Sacramento (foto) nasceu em Baixa Grande, próximo ao município de Ruy Barbosa (Sertão baiano), em 10 de Agosto de 1941. Ele diz que não conheceu o “homem da inteligência”, Ruy Barbosa, mas é da mesma terra e bebeu água do riacho da Prata (Pé da Serra) a mesma que Ruy também bebeu.

Com isso, o senhor Jonas, que chegou a Região Sul em 1966, ressalta que, por ter bebido da mesma água da fonte que Ruy Barbosa bebeu, pegou um pouco da sua inteligência, “Ruy que era muito amigo e colega do grande poeta dos escravos e romantismo Castro Alves” acrescenta.

Aqui na região, o primeiro emprego de Jonas Sacramento foi o de servir o Coronel Alcino Bezerra, ajudando a tomar conta do Navio Urubatan no Porto de Ilhéus, onde ficou por oito anos. Em seguida, 1974 veio para Itabuna e foi prestar seus serviços ao Estado no setor da Justiça.

Sua primeira função foi com o saudoso Juiz, Doutor Paulo de Souza, pai dos nobres irmãos Roberto de Souza (vereador em Itabuna), Saulo Pontes, (Engenheiro/Denit) Jussara Pontes (Advogada), Carlos Pontes (Engenheiro/Embasa) e Paulo Pontes (Advogado, OAB/Itabuna).

Nesta função de Serventuário da Justiça permanece até os dias de hoje, já completando cerca de 40 anos. Com isso se tornou uma das pessoas mais ilustres, queridas e confiantes dos magistrados em Itabuna e região.


Jonas Sacramento é pai de sete filhos, todos bem encaminhados em suas respectivas especialidades. Residindo na Rua Osvaldo Cruz, centro, Itabuna, Jonas está encaminhando a sua aposentadoria, mas diz que não vai parar por ai.


Sua aposentadoria ainda não saiu devido ao sumiço de seus documentos quando prestou serviços em Ilhéus, quando o Coronel Alcino Bezerra levou-os para regularização trabalhista no escritório naval, localizado no Rio de Janeiro, “lá eles sumiram” se queixa.

Além disso, senhor Jonas ainda tem uma veia poética veja seus versos:


Alegria vem das tripas.
A dança do carcanhar
Quem não tem barriga cheia
Alegre não pode andar.

* * * * * * * * * * *

Adeus cravo de aurora
Adeus Lina de Campinas
Menina me diga adeus
Que eu vou embora prá Minas
E tornei dar um beijo na Menina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ofensiva de Lula contra Lira é ‘tiro no pé’, diz segundo-vice da Câmara

Dep. Sóstenes Cavalcante (PL - RJ) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados) Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) confirma preparação para i...