terça-feira, 18 de maio de 2010

Newton Lima assina convênio para
reforma da Casa de Cultura Jorge Amado

No período em que o Ministério da Cultura está comemorando em todo o país a 8ª Semana de Museus – dia 18 de maio é o "Dia Internacional de Museus –, a Prefeitura Municipal de Ilhéus e a Fundação Cultural promovem o "Cacau Break Cultural" nesta quinta-feira (20), às 16h30min, na Casa de Cultura Jorge Amado, centro. O evento contará com esquetes, com atores locais, e vai marcar a assinatura do convênio de cooperação técnica para captação dos recursos necessários para reforma da Casa de Cultura Jorge Amado; além da parceria em exposições, eventos e modernos projetos que revitalizarão o acervo e o espaço cultural.



Na oportunidade estarão presentes o prefeito Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso; o presidente da Associação de Museus e Casa de Cultura do Brasil (AMCCB), William Nacked; a arquiteta responsável pelo projeto do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Isabella Galvez e o ex-presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e atual diretor geral da ATV Networks Assessoria Empresarial, Nestor Amazonas. A comitiva vinda de São Paulo estará trazendo as plantas com sugestões e propostas que contemplam novas ideias de operacionalização da Casa de Cultura Jorge Amado.



Para Maurício Corso, trata-se de um momento de grande importância para a cultura da nossa cidade. Além de oferecer um espaço cultural mais moderno, com tecnologia de primeiro mundo, capaz de estimular e difundir a cultura e a literatura regional, baiana, nacional e internacional, a assinatura do convênio vai possibilitar a restauração o Palacete João Amado, hoje Casa de Cultura Jorge Amado, que está necessitando de reforma urgente, para preservar o nosso patrimônio histórico, artístico e cultural e a recuperação do anexo da Casa Jorge Amado, onde funciona a sede da Fundação Cultural de Ilhéus para melhor desenvolver as suas finalidades e funções.



“Também será possível, por meio desse convênio, garantir a atualização do acervo e acessibilidade dos cidadãos e inúmeros turistas aos bens e serviços culturais, democratizando e valorizando a nossa cultura”. Todos os anos, a Casa de Cultura Jorge Amado recebe centenas de visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Somente na última temporada de verão, o local recebeu mais 180 mil visitantes.

Por: Maurício Maron
Ascom/Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputados criticam Pacheco: ‘omisso, frouxo e covarde’

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). (Foto: Agência Senado Eles apontam omissão do senador diante de "abusos" de Moraes...