segunda-feira, 31 de maio de 2010

     Itabuna poderá ter o aeroporto reativado

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, participou de uma reunião, na sexta-feira (28), com representantes do Aeroclube de Itabuna e com o vereador Solon Pinheiro (PSDB). A pauta incluiu a apresentação dos procedimentos voltados à reabertura do aeroporto de Itabuna.

Capitão Azevedo ressaltou a importância da reabertura do aeroporto para o desenvolvimento da cidade e da região. “Além do serviço de transporte aéreo, a reativação vai atrair novos investidores para a cidade, como empresas mecânicas para a manutenção de aeronaves”, destaca o prefeito.

O presidente do Aeroclube de Itabuna, Francisco de Assis Lima Menezes, explicou que o Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba) vai fazer um levantamento topográfico na área do aeroporto. “Com a realização do levantamento, será possível determinar qual será o tamanho da pista, que atualmente tem uma extensão de 1.522 metros”, informa Menezes, ao lembrar que esta será a primeira medida para viabilizar a reativação do terminal.

 Texto: Natália Tavares Fotos:Vinícius Borges

Azevedo inaugura iluminação do Nova Esperança

O prefeito Capitão Azevedo entregou, no último domingo (30), aos moradores do loteamento Nova Esperança, um moderno sistema de iluminação que beneficiará cerca 200 famílias. Cada uma delas terá direito, gratuitamente, a material elétrico como lâmpadas, tomadas e padrão de iluminação. Também foram instalados 53 “braços” para o sistema de iluminação pública da comunidade.

Azevedo lembra que os moradores terão ainda outro beneficio: a taxa energia será bem mais barata, porque a comunidade é classificada como zona rural e participa do programa “Luz para Todos”.

O aposentado Manoel Ferreira, de 67 anos, disse que a iluminação chegou na hora certa “porque aqui tudo era gato e a gente não podia ter nenhum aparelho doméstico por causa da queda de energia. Nosso prefeito cumpriu com a palavra durante sua campanha”, comemorou.

Para a dona de casa Elisabete Maria dos Santos, 66 anos, moradora do local há sete, “foi um momento muito feliz”. Valdemar Nascimento, de 74 anos, contou que tinha uma geladeira em casa, mas não podia usá-la por conta das quedas frequentes de energia. “Agora, com meu salário de aposentado, vou comprar uma televisão”, planeja.

O prefeito Capitão Azevedo voltou a ressaltar que seu governo é voltado para todos, principalmente para os mais humildes, e anunciou que em breve o Nova Esperança receberá também obras de saneamento básico.

: Rosi Barreto – reportagem: Paulo Leonardo – Fotos: Vinícius Borges
Itabuna terá Plano Municipal  de Segurança Pública


Além de investir na estruturação e profissionalização da Guarda Civil para a sua inserção na segurança pública municipal, um projeto coordenado pelo secretario de Administração, Gilson Nascimento, a Prefeitura de Itabuna acaba de contratar o Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Instituto Prosem) para dois projetos prioritários e que estão concluídos até o final do ano: a elaboração do Diagnóstico da Violência e da Criminalidade em Itabuna e do Plano Municipal de Segurança Pública.

Em reunião com os diretores do Prosem, Marcus Vinícius de Oliveira Júnior e Flander Silveira; do Sindguardas Bahia, Aldenor França e Jairo Nunes; o comandante da guarda municipal, tenente Manoel Cerqueira, Nascimento acertou o levantamento de dados sobre os índices de violência e criminalidade no município, que serão coletados nos postos de serviços da Guarda Civil, bairros e nas delegacias policiais.

O diagnóstico sobre a violência estará concluído num prazo de quatro meses e o Plano Municipal de Segurança fica pronto até o final do ano, de acordo com o cronograma estabelecido na contratação da organização social de interesse público (Oscip).

Os serviços contratados agora integram o “Programa por uma Cidade mais Segura” e envolvem, além da pesquisa sobre a criminalidade, um mapeamento das áreas de ocorrência de delitos, levantamento de indicadores da violência, e vai orientar com relação às estratégias para o combate ao crime e redução dos índices de violência.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Campanha visa a redução ndos acidentes de trânsito


Num trabalho articulado entre as Secretarias de Transporte e Trânsito, Desenvolvimento Urbano e Planejamento e Tecnologia, começa nesta terça-feira (1º), na Praça Otávio Mangabeira, a campanha “Itabuna - 100 Anos, Mais Humana e Sem Acidentes”. O trabalho tem um caráter educativo para motoristas e pedestres e apresenta informações sobre a obra de urbanização e humanização da Avenida do Cinquentenário.

Segundo Alessandra Bispo dos Santos, da Settran, o trabalho mobiliza uma equipe interdisciplinar de oito técnicos na área de transporte e trânsito que, na primeira etapa, durante o período de 1º a 11 de junho, vão trabalhar junto a condutores de veículos e pedestres que circulam na Otávio Mangabeira, também conhecida como Praça Camacã.

Alessandra explica que, além de aulas na unidade móvel de educação para o trânsito, a Educatran – um ônibus adaptado para exibição de vídeos e como sala de aula -, o grupo também vai distribuir folhetos e cartilhas com o objetivo de sensibilizar a população para a questão da segurança no trânsito.

Já Márcia Marçal, da Sedur, conta que a campanha não apenas coincide com a programação do centenário de Itabuna, como também com a execução de uma obra importante para a humanização da cidade. “Inclui também o cumprimento de uma exigência para obras que recebem recursos da Caixa Econômica Federal e que envolve a execução de projetos sociais, neste caso especifico, através da conscientização das pessoas para a importância da segurança do trânsito”.



Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...