sexta-feira, 28 de maio de 2010

Falta de Prefeito em Buerarema deixa a população em pé de guerra


Não suportando mais o desmando político no município, perdendo a paciência pela inércia da Justiça Eleitoral, a população de Buerarema está em pé de guerra. Os protestos na manhã desta sexta-feira, 28, deixaram muitos prejuízos e destruição que estão sendo contabilizados.

Os manifestantes invadiram a sede da Câmara Municipal e destruíram tudo que viam pela frente e com o uso de combustíveis, atearam fogo no prédio do Legislativo. Na Prefeitura Municipal os manifestantes também destruíram vários móveis e muitos projetos que foram consumidos pelo fogo.

O incêndio somente foi controlado porque contou com a presença do Corpo de bombeiros da cidade de Itabuna, distante do local há 18 quilômetros.

A revolta de parte da população chamou a atenção de todos os veículos de Comunicação do Sul da Bahia que se deslocaram para o local. As cenas de guerra em Buerarema foram mostradas através da TV Cabrália e Santa Cruz, ambas de Itabuna.

O motivo do protesto era dirigido a uma decisão do juiz Eserval Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral, que determinou a mudança da administração municipal em menos de dez dias, pois em 17 de maio, deste ano, o prefeito eleito em 2008, Mardes Monteiro, retornou ao cargo, garantido por uma sentença do juiz Antônio Hygino Filho.

O Prefeito estava afastado desde julho de 2009, devido à cassação do registro de candidatura em decorrência do julgamento de contas irregulares em uma gestão anterior.

Durante este período quem exercia o cargo de Prefeito era o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Bomfim.

Na ultima quarta-feira, 26, nova decisão do caso pelo TRE, que determinou o retorno de Eudes Bomfim ao cargo, substituindo Mardes (PT) (motivo do protesto!).

Com tanta mudança e tanto vai provocou indignação entre os moradores, que sob protesto de vandalismo resolveram destruir o patrimônio público.

Os vândalos também queriam destruir e depredar a casa do presidente do legislativo municipal e atual Prefeito (Determinado pela Justiça Eleitoral) Eudes Bomfim, mas foi evitado devido à ação enérgica dos policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar, que além dos bombeiros ajudaram a controlar a situação que estava descontrolada e tensa de muitos moradores a maioria eleitores de Mardes Monteiro.

Expressaounica constatou que na realidade a população de Buerarema, distante de Salvador 450 quilômetros, quer que o TRE marque nova eleição para acabar com esse impasse que já está completando 12 anos:

“Uma questão que só leva prejuízo a nossa população que procura emprego e não acha que procura um Prefeito e não acha... Por isso estamos perdendo nossos jovens para outras cidades do país” diz José Pinheiro, empresário do local.

“Se não for mantido a ordem, a exemplo do que já aconteceu na Serra do Padeiro, outro episodia por questões de terras, e esse político não vai acabar bem o final dessa questão. Se o TRE não tomar logo uma posição, aqui vai acontecer o pior” diz Jota Jorge (Cocó), policial militar, filho da terra, chamando a atenção das autoridades.

Fotos: Pimentanamuqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...