segunda-feira, 31 de maio de 2010

Em Ilhéus, Dia de Agricultura Familiar
atrai centenas de produtores rurais

“Este é um momento de grande importância para Ilhéus e região porque estamos aqui com objetivo de debater políticas públicas capazes de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, proposta fundamental para continuarmos melhorando a vida da nossa gente e alavancando o desenvolvimento deste país”. A declaração foi feita pelo prefeito Newton Lima na manhã de hoje (31), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), durante a solenidade de abertura do Dia de Agricultura Familiar, evento que visa discutir temas importantes, como crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, além da formatação de inúmeras propostas voltadas para o aperfeiçoamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) em 2010.

O ato público de abertura, que lotou as dependências do TMI, também foi prestigiado pelos deputados federais Walter Pinheiro e Geraldo Simões, pela deputada estadual Fátima Nunes e pelo presidente da Amurc e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite. A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, secretarias estaduais de Agricultura e Planejamento, secretarias municipais de Governo e Agricultura, Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Companhia Nacional de Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Direc-6, Ceplac, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais, além de diversos outros órgãos e entidades ligados à agricultura familiar.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Walter Pinheiro destacou a grande revolução social que o presidente Luis Inácio Lula da Silva está conseguindo implementar no país, “especialmente no que concerne ao aumento significativo de recursos que passaram a ser aplicados nos setores produtivos”. Na oportunidade, o deputado federal lembrou que, em virtude do crescimento do setor no Brasil, já é possível afirmar que “uma parte expressiva da comida que vai todos os dias para a mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar”, concluiu Walter Pinheiro.


Ainda no Teatro Municipal de Ilhéus, alguns convênios foram firmados visando à materialização de projetos e programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar. Entre eles, um convênio celebrado para viabilizar a entrega de um veículo e de vários móveis que servirão à Cooperativa de Produtores Agrícolas de Ilhéus, contrato para entrega de 17 unidades simplificadas de beneficiamento (doces e polpa de frutas) e um termo de compromisso objetivando o processamento de amêndoas de cacau .


Programação - Logo depois da abertura, o Teatro Municipal de Ilhéus sediou uma série de palestras, que abordaram assuntos variados como eletrificação rural, financiamento, aquisição de alimentos e assistência tecnológica. Já na praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, além de um palco e banheiros químicos, foi montada uma grande exposição de produtos agrícolas.


Para a praça Dom Eduardo também foi definida uma ampla programação institucional, que incluiu a emissão de documentos, como RG, CPF e CTPS. Entre os serviços previstos para o evento, destacam-se o recadastramento de produtores rurais (BNB), a distribuição de mudas, o atendimento médico-odontológico e o cadastramento do Programa Bolsa Família. Já na seara das atrações culturais, a edição ilheense do Dia Nacional de Agricultura Familiar também contou com o Ônibus da Cultura e com diversas apresentações de artistas regionais.

A promoção do Dia Agricultura Familiar, que contou com cerca de 40 estandes, é resultado de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Ilhéus, secretaria estadual de Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Companhia Nacional de Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Ceplac, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais.

O Território Litoral Sul abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A população do território é de 828.287 habitantes, dos quais 110.831 vivem na área rural, o que corresponde a 13,38% do total. O território possui 13.929 agricultores, 2.330 famílias assentadas e 11 comunidades quilombolas.
Ascom/Ilheus
Por Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...