terça-feira, 18 de maio de 2010

Começa nesta quarta Semana de Enfermagems da Santa Casa de Itabuna

Em sua sétima edição, a Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) será aberta oficialmente nesta quarta-feira (19) com uma programação que se estende até esta sexta-feira (21). Organizada pelas Gerências de Enfermagem dos três Hospitais, Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, a co-realização é do Comitê de Ética de Enfermagem com apoio da provedoria da instituição. Com palestras e minicursos, o evento trabalha a formação profissional em homenagem à passagem dos dias do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem.


Com inscrições sendo realizadas nas Coordenações de Enfermagem e Serviço de Educação Continuada dos três hospitais da Santa Casa, as palestras são gratuitas e os minicursos serão realizados mediante pagamento de uma taxa simbólica. “Convidamos todos os funcionários da Santa Casa, mas também profissionais de outras instituições e estudantes da área a participarem, na certeza que estaremos abordando temáticas atualizadas e contribuindo para a formação profissional do enfermeiro e técnico”, declarou a presidente do Comitê de Ética do HCMF, Dayanne Ferreira.


De acordo com a programação, ainda no primeiro dia, as atividades estarão concentradas no auditório do Hospital Calixto Middlej Filho. Às 14 horas, será realizada a abertura oficial com a formação de uma mesa de autoridades e convidados para saudação aos presentes. Das 15 às 16 horas é a vez da palestra O poder do cuidado, ministrada pela enfermeira Cristina Setenta. Logo após o intervalo, o evento prossegue com a palestra Cuidados domiciliares de enfermagem, seguido do tema Motivação e humanização como estratégia para a qualidade da assistência de enfermagem nos hospitais da SCMI, esta última que terá como palestrante a psicóloga Eneila Cerqueira.


Já no segundo dia de atividades, na quinta-feira (20), entre ás 14 e 17 horas serão ministrados Minicursos no espaço da Escola Técnica em saúde, situada no Hospital Manoel Novaes. Serão seis opções de minicursos diferentes, todos com a presença de palestrante e articulador com temas atualizados como Cuidado de enfermagem na avaliação de pacientes críticos; Cuidados de enfermagem na assistência obstétrica e neonatal; Cuidados de enfermagem aos pacientes em uso de quimioterapia.


No terceiro e último dia da Semana de Enfermagem, as atividades retornam para o Hospital Calixto Midlej Filho com palestras no auditório Paulo Bicalho. Às 14 horas, o tema Cuidando de cuidadores – um avanço para a SCMI, será apresentada com a enfermageira Adriana Cardoso; seguido do tema A trajetória da enfermagem na SCMI – novos desafios, ministrada pelas enfermeiras Adriana Cardoso, Naira Cruz e Renata Andrade.


O encerramento da atividade contará com a realização de uma homenagem aos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Santa Casa de Itabuna. “É um momento de atualização e capacitação, mas, principalmente de reconhecimento entre os profissionais da enfermagem que representam nosso maior efetivo dentro da Santa Casa e fazem a diferença na prestação dos serviços de saúde oferecidos à instituição”, declarou o provedor Renan Moreira.

Atividades extras

Ainda como parte das comemorações, a Santa Casa de Itabuna antecipou algumas atividades otimizando as homenagens aos Dias do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem. Ainda na última terça-feira (11), foi realizada a palestra Implicações Jurídicas na Ética do Exercício profissional, com a presença de grande público. Já na quarta-feira (12), as gerências de enfermagem dos três hospitais da Santa Casa de Itabuna participaram da 1ª Feira de Enfermagem promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Itabuna). A instituição foi representada por profissionais que atuaram em um estande com atividades de informação, orientação e prestação de serviços de saúde.

Já na quinta-feira (13), o Hospital Manoel Novaes certificou mais uma turma do projeto Força Tarefa – Assistência de Enfermagem no Acolhimento do hospital Manoel Novaes. A solenidade de conclusão da segunda turma do projeto foi realizada no auditório Paulo Bicalho e certificou 40 estudantes de enfermagem e técnicos de enfermagem de instituições parcerias em Itabuna que desenvolveram atividades orientadas durante quatro meses no Hospital. Para esta quinta-feira (20), a celebração de uma missa em ação de graças na Capela do Hospital Manoel Novaes deverá marcar a parte religiosa da programação.

Por.Jaqueline Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...