quinta-feira, 29 de abril de 2010

Após 21 anos de espera ZPE de Ilhéus recebe licença ambiental

A partir da próxima semana terão início em Ilhéus os serviços para a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A garantia foi dada na manhã desta quinta-feira, dia 29, pelo presidente da empresa ZPE Bahia Ltda, Otávio Pimentel, ao receber das mãos do prefeito Newton Lima o certificado de licenciamento ambiental aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), faltando agora apenas o alvará de construção, que deve ser entregue até a segunda-feira.


Ao fazer a entrega da licença ambiental, Newton Lima parabenizou todos os presentes por considerar que presenciavam um momento histórico para o município, que, depois de 21 anos de luta e perseverança, finalmente agora assiste a ZPE se tornar uma realidade. Segundo ele, foi fundamental o apoio do Condema, Secretaria de Meio Ambiente e de demais órgãos que entenderam a importância deste empreendimento, que solidifica a economia de inúmeros países europeus e asiáticos.


Na oportunidade, Otávio Pimentel adiantou que, como determina o certificado do Condema, as obras serão iniciadas de imediato, “e já a partir da próxima semana começaremos o processo de limpeza o terreno, assim como de identificação e marcação das árvores nativas para que sejam preservadas; e em seguida, vamos partir para as obras de drenagem, entre outros serviços”, afirmou.


Disse ainda o presidente da empresa que nesta primeira fase de implantação, a ZPE funcionará como incubadora de empresas não poluentes e de menor porte voltadas quase que essencialmente para o setor frutífero, abrangendo o cacau, frutas cristalizadas e de produção de polpas. Nesse sentido, assegurou, que já tem garantida a sua participação na ZPE é a cooperativa Cabruca, que irá produzir chocolate orgânico, que faz muito sucesso no exterior.


Ainda de acordo com Otávio Pimentel, empresas de outros ramos, como de mármores e granitos também se mostram muito interessadas em se instalarem na ZPE ilheense, “e de uma coisa todos tenham certeza: vamos transformar esse empreendimento em um grande sucesso, pois durante esses 21 anos de espera, não só o projeto amadureceu como também amadurecemos as nossas idéias e a vontade de acertar”.


A ZPE Bahia Ltda é formada por uma empresa genuinamente baiana, a PLENA, e por uma outra norte-americana, a GPZ, sendo a responsável não só pela construção como também pelo gerenciamento do empreendimento. As empresas que ali se instalarem devem exportar 80% de sua produção, podendo, se quiser, comercializar no mercado interno, até o máximo de 20%.


Participaram da solenidade de entrega da licença, os secretários Alfredo Landim (Desenvolvimento Econômico), Jorge Bahia (Fazenda), José Alencar (Meio Ambiente), o chefe de gabinete e presidente do Condema, José Nazal, além de representantes da secretaria estadual de Planejamento.

Ilhéus participa dos “Diálogos Territoriais” nesta sexta-feira

O município de Ilhéus sedia nesta sexta-feira, dia 30 de abril, das 8 às 12 e das 14 às 16, no auditório do Ilhéus Hotel, localizado no centro da cidade, um dos encontros que o Governo do Estado vem promovendo desde o início deste mês intitulado “Diálogos Territoriais”. Os 26 encontros previstos, que se estenderão até o final do mês junho, contam com a parceria estratégica da Coordenação Estadual dos Territórios (CET).


De acordo com a secretaria estadual do Planejamento, a principal proposta dos “Diálogos Territoriais” é aprofundar algumas discussões importantes, como o controle social e inúmeros outros instrumentos que possibilitam a participação direta da sociedade civil na formulação, execução e acompanhamento das políticas públicas . Outro objetivo do encontro é mostrar a importância dos territórios de identidade e de seus respectivos colegiados para o planejamento e para a gestão pública.


Na visão do secretário estadual do Planejamento, Antônio Alberto Valença, a iniciativa visa manter a população baiana informada sobre a execução dos programas e projetos do governo em cada território. “Esta é uma forma de apresentar as ações num diálogo com a sociedade organizada, de maneira franca, democrática e participativa”, afirma. As plenárias são voltadas para gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada.

Ilhéus sedia congresso norte/nordeste
de empresários da pequena empresa

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participa nesta sexta-feira (30) da solenidade de abertura do Congresso Norte e Nordeste de Empresários da Pequena Empresa, que acontece no auditório Paulo Souto, do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), quando abordará o tema central do evento “Aqui o Brasil cresce mais”. A abertura será a partir das 8 horas da manhã, quando serão ministradas palestras sobre “Lei geral e empreendedor individual”; “Liderança e empreendedorismo”, “Motivacional”, “Medicina legal no Trabalho”, “Agronegócio no desenvolvimento regional”, “Associativismo empresarial, a trajetória da sustentabilidade” e debates sobre “Desenvolvimento sustentável local” e “Linhas de crédito”. O encerramento está previsto para as 17h30min.



Estão confirmadas palestras com Luís Eduardo Gonçalves (especialista em gestão de qualidade total pelo Sebrae-Bahia), Ercílio Santinoni (presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Indústrias-Conampi), Edival Passos (auditor fiscal e superintendente do Sebrae-Bahia), Gérson Gabrielli (presidente da Confederação Latino-Americana de Comércio e da União das Bases Empresariais), Sílvio Barros (prefeito de Maringá), Hélder Salomão (prefeito de Cariacica), Wallace Setenta (presidente do Sindicato Rural de Itabuna e Central Nacional dos Produtores de Cacau - CNPC), Edgar Morbeck Coelho (especialista em medicina do trabalho) e Valdir Ribeiro (coordenador geral do Congresso Norte/Nordeste de Empresários de Pequena Empresa e diretor do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas - Monampe).



O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia, Waldir Ribeiro, diz que o evento tem o objetivo de ampliar espaço das entidades representativas das pequenas e microempresas para serem instrumentos no âmbito de gestão de negócios empresarial, da geração e da criação e desenvolvimento de ambientes favoráveis às micro e pequenas empresas. “A proposta é proporcionar oportunidades para a discussão de projetos e programas federais, estaduais e municipais que visam a difusão do conhecimento com a troca de experiências bem sucedidas, plenário para políticas públicas e a formatação de modelos para a geração de novos negócios”.



Público-alvo – Waldir Ribeiro explica que o congresso é dirigido a representantes de entidades estaduais, presidentes e diretores de sindicatos, associações, federações e confederações representativas do segmento da microempresa e das empresas de pequeno porte, lideranças políticas e empresariais, empreendedores e estudantes. O apoio é das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna, União das Prefeituras da Bahia, Ceplac, governos da Bahia e federal, Desenbahia, Bahiagas, Uesc, FTC, Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Sindicato Rural de Itabuna. A realização é da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Indústrias (Conampi) e Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Monampe)

Ilhéus firma parceria com Instituto Cultural Brasil-Alemanha

A equipe da Fundação Cultural de Ilhéus recebeu na tarde da última quarta-feira (28), a visita da diretoria do Goethe-Institut/ICBA, um entre os 140 institutos culturais da República Federativa da Alemanha espalhados por 80 países e que tem uma de suas sedes situada em Salvador desde 1962. De acordo com o diretor Executivo, Ulrich Gmünder o objetivo é firmar uma parceria para realização do projeto multidisciplinar “Metamorfoses do Cacau”, no intuito de incentivar o apoio ao cultivo e à promoção do cacau e despertar, no público em geral, a consciência da importância do cacau para a Bahia, através de discussões em simpósios, bem como por meio da experiência estética veiculada pelas artes plásticas, cinema, moda, dança, música e literatura.


Para Maurício Corso, Presidente da Fundaci, “trata-se de uma parceria inédita e extremamente importante para análise das conseqüências destas metamorfoses sobre a economia, a sociedade e principalmente sobre a cultura, bem como a sua atuação nas artes e na esfera cultural”. Para muitos países, o cacau é um importante produto de exportação. Com freqüência, regiões inteiras de um país dependem do seu cultivo – tais como o sul da Bahia, durante praticamente todo o último século e meio. Além da importância econômica na Bahia e no Brasil, o cacau também influenciou profundamente a sociedade e a cultura. Aqui, tornou-se tema, por exemplo, de toda uma série de romances de Jorge Amado e outros importantes testemunhos culturais.


De forma quase inversa, podemos verificar que, na última década, produtos nobres derivados do cacau foram ficando cada vez mais em moda em toda a Europa, e conferem aos seus consumidores status e distinção. “O tema do projeto, portanto, não é somente o cacau como matéria-prima, mas como relação social, por um lado, em suas próprias metamorfoses, da planta até o seu consumo e, por outro, nas metamorfoses que ele provoca nas regiões onde tem ou teve lugar a sua produção, no caso presente, de forma bastante concreta, na Amazônia brasileira e o no sul da Bahia”, segundo a coordenadora de Programação Cultural, Wiebke Kannengiesser,


Para fortalecimento desta parceria e melhor conhecimento da atuação do Goethe - Instituto Cultural Brasil-Alemanha, a comitiva foi recebida pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima e pelo vice-prefeito, Mário Alexandre no Palácio Paranaguá. No encontro Ulrich Gmünder, presenteou Newton Lima com o catálogo “A Rapadura e o Fusca: Cana, Cultura e Sociedade”, fruto do projeto multidisciplinar realizado em 2009, em Salvador, com o tema açúcar. O Prefeito colocou a cidade de Ilhéus à disposição para realizar o projeto sobre o cacau. “Essas e outras parcerias que enriqueçam o intercâmbio cultural entre as cidades e os países são sempre bem-vindas”, destacou.


Ascom/Ilhéus
Por: Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...