terça-feira, 23 de março de 2010

Anísio Alves:

De magarefe a dono de jornal.

Filho de Manuel Alves Oliveira e Laurentina Alves Sacramento, já falecidos, de origem da cidade de Vitória da Conquista, Anísio Alves de Oliveira, nasceu em Itororó, Bahia, e chegou a Itabuna com apenas onze anos de idade.

Estudos

Estudou na Escola Aurora, no bairro da Conceição, onde concluiu o quarto ano primário, com a professora Lúcia. Essa escola mais tarde passou a se chamar Colégio General Osório, localizada na Praça dos Capuchinhos, na antiga “Biscínia”, como era chamado o bairro da Conceição na época.

Primeiro emprego

Com treze anos de idade conseguiu o seu primeiro emprego no Frigorífico Catalunha, bem no centro de Itabuna, que pertencia ao ex-deputado Paulo Nunes, ao lado de Raimundo Dalton de Azevedo, que mais tarde veio a ser presidente da CDL.

Magarefe

Anísio com orgulho diz que foi como magarefe, que conseguiu meios para constituir sua família e fazer a sua reserva financeira, construindo três casas, na rua Ana Francisca, bairro Santo Antonio, que na época se chamava Coréia de Baixo, que disputava o território com a Coréia de Cima, onde hoje se localiza o bairro São Lourenço. “Eu fui um dos pioneiros da fundação do Santo Antonio” disse com orgulho. Anísio recorda que no local só tinha mato, e que o rádio naquela época era o serviço de Alto Falante “A voz da liberdade” na praça José Bastos, onde ouvia os jogos de futebol e a Voz do Brasil.

Anísio Alves está com 66 anos, completados no dia 03 de Março, deste ano 2010 e, é casado com a mulher que foi sua primeira namorada Zélia Pereira dos Santos Oliveira, com quem tem 04 filhos: Aloísio Alves, Danilo Alves, que estão vivos, e Paulo Roberto e Eleusa Alves, já falecidos.

Outro emprego

Ele saiu deste emprego, indo trabalhar como porteiro no Príncipe Hotel, do empresário Leonardo Nunes. Quando o hotel foi vendido ao empresário Paulo Queiroz, Anísio ainda permaneceu por cinco anos.

Ingresso na comunicação

Através do radialista “Genário” ingressou na comunicação e foi trabalhar na Radio Jornal de Itabuna, como cobrador. O veiculo, na época, tinha como diretores, Marilene Santos, hoje em Salvador e Waldeny Andrade aposentado e residindo na cidade de Ilhéus.

Este foi o ultimo emprego de Anísio Alves antes de se aposentar. Na Rádio Jornal de Itabuna, Anísio prestou serviços por 25 anos.

Dono de Jornal

Com a experiência que adquiriu na comunicação e sentindo a necessidade, fundou e montou juntamente com os jornalistas João de Paula e Joselito dos Reis, o veiculo de informação mensal “Jornal dos Bairros” que circulou por muito tempo.

Na roça do povo

Incansável Anisio Alves já residindo na Roça do Povo criou o jornal “O Produtor”, que tem como editor João Batista de Paula, com dicas para a área rural. O jornal hoje, bem aceito, é distribuído gratuitamente na Roça do Povo e nos bairros Nova Ferradas, Ferradas, Itamaracá, Nova Itabuna, Lomanto, Bananeira, Urbis e adjacências

Anísio Alves se tornou uma grande liderança comunitária, trabalho que ele gosta de executar com muita dedicação e boa vontade nas horas que não está a serviço de seu jornal.  Anísio faz questão de deixar um conselho para a juventude: “leiam, leiam muito, pois quem lê sabe mais”.




História dos comunicadores de Itabuna, visite o link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...