quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalismo:

Nova Diretoria da ABI Seccional Sul toma posse em Ilhéus
Em solenidade com a presença do Presidente da Associação Baiana de Imprensa, jornalista Samuel Celestino será empossada amanhã, dia 19, às 18h30min, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, a nova diretoria da ABI –Seccional Sul, que tem como presidente Ramiro Aquino, que é chefe do Cerimonial da Prefeitura de Itabuna. Também serão empossados o vice-presidente jornalista Valério Magalhães, o secretário-executivo Maurício Maron e o diretor tesoureiro Jonildo Glória, além dos integrantes da Assembléia Geral e do Conselho Fiscal da entidade.
Estão confirmadas na solenidade as presenças do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, além do chefe de gabinete Ivann Krebs Montenegro; dos secretários de Ação Governamental e Comunicação Social, Walmir Rosário e de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, além de lideranças empresariais e políticas da região.
Para o jornalista Ramiro Aquino, a nova diretoria da ABI – Seccional Sul tem como propostas três grandes metas voltadas para o fortalecimento da unidade regional fundada há 31 anos. Uma das metas será o fortalecimento da instituição com atualização do seu quadro social e com ações visando torná-la mais conhecida e representativa na comunidade regional.
Uma outra meta importante será a criação do Museu da Imprensa Regional numa parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, que deverá ceder uma sala da antiga sede do Instituto do Cacau da Bahia. O projeto também terá a participação do Centro de Documentação da Uesc (Cedoc) e doações de acervos particulares como o do historiador e jornalista Adelindo Kfoury. O museu vai servir como referência para pesquisas de estudantes de comunicação da Uesc, FTC e Unime, com todo um suporte de informações pelo sistema on-line.
A terceira meta da atual diretoria, é segundo Ramiro Aquino, a de aquisição da sede própria da ABI, que deverá funcionar no prédio do Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus e da Rádio Baiana: “É um processo que a prefeitura local prometeu agilizar e que poderá no mesmo espaço abrigar outras instituições”, finalizou.
Texto:Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo

Supremo derruba obrigatoriedade de diploma

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista.
Em apenas algumas horas STF acabou, na noite desta quarta-feira (17), com uma questão que já vinha rolando há quarenta anos, e derrubou a obrigatoriedade da exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista, com um placar de oito votos a um a exigencia deixou de ser questionada.
A Fenaj e a Anj entidades representativas da categoria disseram que a questão não vai mudar em nada, pois as empresas vão continuar exigindo o diploma.
Será que em nossa região, que tem grandes nomes no jornalismo, como: Edvaldo Oliveira, Waldeny Andrade, Kleber Torres, Daniel Thame, Joel Filho, Nelito Carvalho, Otoni Silva, Juarez Vicente, Paulo Lima, Ederivaldo Benedito, Odilon Pinto, Wellington (Tom) Ribeiro, Everaldo Benedito, Valdenor Ferreira, Vera Rabelo,Eduardo Anunciação, Rose Barreto, Walmir Rosário, Ramiro Aquino,Rose Marie e muitos outros, todos esses com registro profissional no Ministério do Trabalho, mas muitos deles com diplomas de advogados, administradores, biologos e professores universitários. Será que as empresas vão exigir dele3s o diploma?
Costumo dizer que, o jornalismo é igual a um grande poeta, não se faz em escola!
A escola pode dar uma maior formação técnica, mas o jornalismo está na veia, está no sangue!
De parabéns o STF!
O Brasil toda vida escreveu a sua história com ética no jornalismo, e nos seus 509 anos de descobrimento ainda não precisou de diploma...
Posse de Ramiro na ABI
Por falar em jornalistas, amanhã vai ser realizada no salão da Academia de Letras de Ilhéus a posse do nosso companheiro, jornalista Ramiro Aquino.
A solenidade de posse de Ramiro frente a presidência da ABI-Seccional Sul, está programada para às 19:00 horas. O evento vai contar com a presença do jornalista Samuel Celestino, presidente da ABI no Estado.
Ramiro substitui ao jornalista Valério de Magalhães que ficou frente a entidade por três gestões, para o biênio 2009/2011. Ao Ramiro desejamos muito sucesso, agora mais do que nunca a nossa categoria tem que se organizar!

Política

OPOSIÇÃO AFINADA COM SERRA PARA 2010 NA BAHIA
- O PSDB e o DEM na Bahia fecharam ontem em Salvador uma aliança inédita para as eleições de 2010. A intenção dos partidos é se unir para tirar do poder o petista Jaques Wagner, atual governador do Estado, e eleger um presidente tucano.

A aliança oficializada ontem foi costurada uma semana antes pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB). A expectativa é de que o DEM baiano apóie Serra na queda-de-braço entre ele e o também tucano governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pela escolha do candidato do PSDB à presidência.

Em troca, o candidato da aliança para o governo - que deve contar ainda com o apoio do PR e do PPS - deve ser o presidente do DEM na Bahia, o ex-governador Paulo Souto (foto). "Nós temos a responsabilidade de representar uma imensa parcela da população que está decepcionada com o governo que está aí", afirmou Souto durante o anúncio.
Deu no blog valcabral.blogspot.com

Sem comentário

Propaganda enganosa!
Alardiano as obras de recuperação do trecho da BA 415, Itambé/Itapetinga, plantio de 30 mil árvores na Mata Atlântica em Ilhéus e implantação de Centro de Informática em vários municípios da Bahia, a propaganda de Jaques Wagner (PT), Governador da Bahia, no rádio e na televisão chega a ser ridícula usando mau o dinheiro do povo.
Por que o Governador não conclui as obras do Centro de Convenções de Itabuna, que já tinha recursos em dotação? Por que não inicia logo a duplicação da Ilhéus/Itabuna?
Enquanto, ao Centro de Convenções de Itabuna, dizem que o Governador está obedecendo uma ordem de Geraldo Simões, porque a obra foi idealizada pelo ex-prefeito Fernando Gomes.
É por isso que defendemos um projeto para que as obras iniciadas por um governo, fosse concluida, por força da Lei pelo sucessor! Fica ai a dica para os deputados federais.
Com essa atitude será que Geraldo Simões ainda que ser reeleito deputado? Pense bem eleitor!
Sem comentário!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Editorial

Palmas para Lula!
Engana o povo com esmolas, mas dá dinheiro à Venezuela, ao Chile e a África. De quebra ainda o empresta ao FMI e, deixam o povo "chupando dedo", com os sistemas penitenciários, educativos, médicos falidos. Na saúde o povo está morrendo nas portas dos hospitais sem assistência, uma coisa desumana!
Com tudo isso e mais, o povo brasileiro ainda fica sorrindo com as desgraças dos outros e as piadas de Lula, fazendo graça na televisão.
O cidadão já não tem mais respeito ao cidadão e nem canta o hino brasileiro com respeito e amor!
Veja as condições que estão vivendo os aposentados, que para poderem viver depois de anos de trabalho, em defesa do desenvolvimento e progresso da nação fazem “bicos” para auto se sustentar e sustentar à sua família e, tudo isso, vendo o seu dinheiro ser podado a cada mês que passa...
Enquanto, a Câmara, o Senado e a Presidência da Republica fazem “chacota” sem querer acertar a situação dos idosos desse país!
Será que eles não vão ficar velhos amanhã? Ou nasceram sem mãe? Enquanto isso os algozes do erário público constroem mansões, castelos colocam dinheiro em cuecas e lá fora... incentivam a virtude principal do Presidente Lula; sua frase mais corriqueira “eu não sei de nada...”.
Minha gente na hora de votar, não olhe um problema localizado, veja o geral!
Mas, daqui queremos fazer uma homenagem especial em reconhecimento ao trabalho dos senadores: Mario Couto/PSDB/PA e Paulo Paim/PT/RS, que lutam em defesa dos aposentados; quem sabe um dia, “pedra dura e água mole, tanto bate até que fura!”
Obrigado (a).

Cultura

BAHIA
ARTE MAPEADA
A Fundação Cultural da Bahia(Funceb), em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado – Ipac, mapearam o acervo público de murais e painéis artísticos existentes em Salvador, para nortear ações políticas de proteção, valorização e divulgação da produção de artistas baianos. A iniciativa é da diretoria de Artes Visuais da Fundação. O resultado deste trabalho encontra-se disponível para consulta e download no www.funceb.ba.gov.br/

FUNARTE
Até 31 de junho
Estão abertas as inscrições para a edição 2009 dos Painéis Funarte de Bandas de Música. Serão ministrados cursos de percussão, de percepção e leitura musical, instrumentação e arranjos musicais. Entram no programa ainda cursos de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, de regência e técnica para instrumentos de sopro (bombardino e tuba, clarineta, saxofone, trombone e trompete). Os etapas acontecem em Bananeiras (PB), Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT), entre os meses de junho e julho. Outras informações: www.funarte.com.br/ .

POESIA
Até 31 de agosto
A revista cultural Oca das Letras está lançando o I Prêmio Sepé Tiaraju de Poesia Ibero-Americana – 2009. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de agosto, por meio da página www.ocadasletras.com.br/ .O prêmio contempla poesias concebidas nas línguas portuguesa, espanhola e Guarani. Os concorrentes poderão participar com três poesias, cada uma limitada a 25 linhas, de 60 caracteres. As obras inscritas deverão ser inéditas e não podem ter sido premiadas em outro concurso de poesia. Mais informações na página da revista: www.ocdasletras.com.br/ .

Educação

Comissão para a Conferência da Educação

A Secretaria Municipal de Educação estará realizando nesta sexta-feira (19), a partir das 9 horas, uma assembléia no auditório da FTC, a fim de criar a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação, que ocorrerá no final do mês de julho próximo, durante dois dias.
Segundo o Secretário, Gustavo Lisboa (foto) a comissão será representada por membros da Secretaria da Educação, Direc 7, professores, Conselhos Municipais de Educação, de Pais de Alunos, Alunos, do Território Sul de Cidadania e da Comissão Mista das Relações Étnicos Raciais.
As temáticas desta conferência dizem respeito ao cotidiano das escolas, propondo políticas diferenciadas para melhoria de cada um destes aspectos, que vão desde as questões de financiamento até as questões da saúde do trabalhador da educação.
O secretário Gustavo Lisboa disse também esperar que as propostas que serão apresentadas pelo município possam fazer parte de um documento que será encaminhado às conferências Estadual

Ponte do São Roque

Ponte em estado bem adiantado
A ponte que está sendo construída ligando o São Roque ao Monte Cristo (foto) já está em estado bem adiantado.
É projeto do Prefeito Capitão Azevedo inaugurá-la no dia da cidade, quando Itabuna estará comemorando os seus 99 anos de cidadania.
Esta obra, já vinha sendo reivindicada pelos moradores do local há mais de 40 anos. Por tanto o reconhecimento ao prefeito por essa iniciativa.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...