terça-feira, 21 de julho de 2009

Plinio de Almeida

Lançado Livro de Plínio de Almeida

“Sem dúvida este é um momento único e inesquecível na história da cultura de Itabuna, porque além de resgatarmos a memória de um dos maiores poetas do Brasil, temos a família dele reunida, além de muitos amigos e admiradores”. A declaração é do presidente da Fundação itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, durante o lançamento de “Obras Reunidas”, um livro de poesias, contos e crônicas algumas publicadas e outras inéditas do poeta Plínio de Almeida, falecido há quase 34 anos, organizado por Flávio Simões.
O evento aconteceu na Biblioteca que leva o nome do poeta, no Espaço Cultural no bairro da Conceição, segunda-feira (20), com a presença de autoridades políticas e empresariais, escritores, artistas, representantes da comunidade e quatro dos nove filhos do poeta Plínio de Almeida. A elaboração do livro foi uma iniciativa do ex presidente da Ficc, Flavio Simões, e abraçada pelo atual diretor Cyro de Mattos que deu continuidade ao projeto numa parceria coma Editus/Uesc.
Num discurso emocionado, Flávio Simões contou como conseguiu fazer o livro, através de pesquisa em jornais, com a ajuda de amigos e com a própria família que doou material, muitos dos quais inéditos como a poesia “Súplica”, recitada pela poetisa Zélia Possidônio e pelo jornalista Ramiro Aquino, durante o evento e feita por Plínio de Almeida poucos dias antes de sua morte.
Para Cyro de Mattos, não é justo que um poeta guarde sua obra numa gaveta. “A Ficc foi criada também para resgatar e valorizar os valores culturais de Itabuna e o prefeito Capitão Azevedo pediu isso quando assumiu o cargo no inicio do ano”.
No caso do resgate da memória de Plínio de Almeida, o diretor da Ficc disse que foi uma justa homenagem que Itabuna presta a um dos grandes nomes da cultura regional. “Plínio foi muito mais do que um poeta, ele foi um artista completo, na pintura, no jornalismo, nas escolas que ensinou e na arte de fazer amigos. E nesse momento, ele está muito bem representado por suas quatro filhas”.
Clycia Azevedo, Christiane, Cybele e Cryzélia Almeida foram unânimes ao comentar sobre a homenagem que Itabuna fez para o pai delas. “Para nós foi uma surpresa muito grande e uma felicidade sem tamanho saber que nosso pai, mais de 30 anos depois de morto ainda é lembrado e homenageado pela população itabunense. Nascemos em Santo Amaro, mas assim como nosso pai, nos sentimos legitimas itabunenses porque foi aqui que passamos os melhores anos de nossa vida”, destacaram.
Para o prefeito Capitão Azevedo, o que mais emocionou naquele momento, foi justamente a presença das filhas do escritor homenageado. Ele também ressaltou a importância do resgate de memória e de valores culturais. “É preciso valorizar o trabalho de quem faz parte do desenvolvimento de uma cidade, seja ele de qualquer setor”. Ele também parabenizou tanto Flavio Simões quanto Cyro de Mattos pela feliz iniciativa de resgatar e homenagear nomes como o de Plínio de Almeida. “Isso é um bom exemplo que deve ser seguido por outros setores da nossa sociedade”.
Após o lançamento do livro, a Ficc também inaugurou a galeria de fotos dos antigos prefeito e incluindo o atual prefeito de Itabuna e um memorial com publicações de escritores regionais, no mesmo espaço na Biblioteca Plínio de Almeida.
Texto: Rosi Barreto - Foto Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...