sexta-feira, 24 de julho de 2009

Homenagem justa!

Ottoni Silva recebe homenagem do Município

Emprestando seu nome à Sala de Redação da Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social de Itabuna, o jornalista Ottoni silva foi homenageado na manhã desta sexta-feira (24) durante a programação oficial pelos 99 anos de emancipação política e administrativa do município. O ato também foi marcado pelos lançamentos do Programa de Rádio “Voz do Executivo” e Comunicação Comunitária.
A solenidade de descerramento da placa comemorativa, no Depertamento de Comunicação do Centro Administrativo Municipal, foi presidida pelo prefeito Capitão Azevedo e contou com a presença do homenageado, seus familiares, além de secretários municipais, profissionais de imprensa, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
O Prefeito Azevedo
Azevedo disse que nesse momento de comemorações pelos 99 anos de Itabuna, abre-se uma perspectiva de desenvolvimento na cidade nas questões de infraestrutura, sociais e de reconhecimento dos valores de nossa cidade. “É muita emoção Ottoni estar aqui num momento como este cercado de pessoas importantes de nosso município, numa homenagem a você vivo”, ressaltou o prefeito.
“Aqui não se está reconhecendo os valores materiais, e sim os valores morais e intelectuais porque é isso que Ottoni representa para nossa sociedade”, afirmou Azevedo. O prefeito parabenizou o jornalista e afirmou que pretende fazer juntamente com os secretários municipais o governo da transformação de Itabuna, levando em conta os valores éticos e morais: “pautado no seu exemplo Ottoni, que dignifica qualquer cidadão, pelo caráter, honestidade, respeito, seriedade, compromisso e lealdade, queremos construir uma Itabuna mais progressiva e humana”, finalizou o prefeito.
Valmir Rosário
O secretário de Assuntos Governamentais e de Comunicação Social, Walmir Rosário, falou da contribuição de Ottoni Silva na história da comunicação itabunense, onde teve uma atuação em todos os veículos da sua época – rádio e jornais. “Isso o tornaria hoje um profissional multimídia, mas de forma ainda mais ampla, pois você revolucionou a imprensa itabunense, contribuindo para a fundação do Diário de Itabuna e da Rádio Clube de Itabuna”, ressaltou o secretário.
José Adervan
Representando a imprensa regional, o jornalista José Adervan, do Jornal Agora, lembrou a trajetória do homenageado nos veículos de comunicação da cidade, sendo referência e orgulho para todos os profissionais do setor. Ele expressou sua felicidade ao ver o governo Azevedo fazer justiça ao nome de Ottoni Silva. “Ele não participou só do jornalismo, mas também da vida de Itabuna no dia-a-dia, influenciando de maneira direta nas eleições, defendendo ideias e propósitos”, afirmou.
Ottoni Silva
Ao agradecer a homenagem, Ottoni Silva lembrou que quando no exercício do jornalismo sempre defendeu os interesses coletivos da sociedade itabunense, expressando o seu amor pela cidade. “Sinto-me honrado com essa homenagem, porém quero dizer que Itabuna nada me deve, ao contrário, sou eu quem deve tudo a Itabuna”, registrou o jornalista.
História
Ilheense de nascimento e itabunense por adoção mediante titulo de cidadania concedido pela Câmara Municipal, Ottoni Silva – 94 anos – é o último jornalista remanescente dos primeiros e históricos 20 anos da imprensa de Itabuna. Aos 15 anos, o jornalista já fazia o seu primeiro contato com a imprensa indo trabalhar no jornal O Intransigente, por volta de 1930, onde foi gráfico, chefe de oficina, repórter, colunista e diretor.
Década de 40
Na década 40, Ottoni Silva foi proprietário do serviço de alto-falante SRPC e como precursor do rádio na cidade, fundou em 1956 a Rádio Clube (primeira emissora AM de Itabuna). Colaborador em de diversos veículos de comunicação do município, em 20 de outubro de 1957, fundou também, juntamente com Zildo Guimarães e Gerson Souza, seu irmão, o grande Diário de Itabuna, que deixou de circular em 11 de Janeiro de 1995.
Diário de Itabuna e Tribuna do Cacau
Seu proprietário era o empresário e ex-prefeito, José Oduque Teixeira. Foi também, ao lado do poeta e jornalista Telmo Padilha, editor do jornal Tribuna do Cacau e por último mantinha sua coluna no jornal Diário do Sul, hoje, Diário Bahia, pertencente ao jornalista Valdenor Ferreira.
Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...