quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo

Supremo derruba obrigatoriedade de diploma

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista.
Em apenas algumas horas STF acabou, na noite desta quarta-feira (17), com uma questão que já vinha rolando há quarenta anos, e derrubou a obrigatoriedade da exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista, com um placar de oito votos a um a exigencia deixou de ser questionada.
A Fenaj e a Anj entidades representativas da categoria disseram que a questão não vai mudar em nada, pois as empresas vão continuar exigindo o diploma.
Será que em nossa região, que tem grandes nomes no jornalismo, como: Edvaldo Oliveira, Waldeny Andrade, Kleber Torres, Daniel Thame, Joel Filho, Nelito Carvalho, Otoni Silva, Juarez Vicente, Paulo Lima, Ederivaldo Benedito, Odilon Pinto, Wellington (Tom) Ribeiro, Everaldo Benedito, Valdenor Ferreira, Vera Rabelo,Eduardo Anunciação, Rose Barreto, Walmir Rosário, Ramiro Aquino,Rose Marie e muitos outros, todos esses com registro profissional no Ministério do Trabalho, mas muitos deles com diplomas de advogados, administradores, biologos e professores universitários. Será que as empresas vão exigir dele3s o diploma?
Costumo dizer que, o jornalismo é igual a um grande poeta, não se faz em escola!
A escola pode dar uma maior formação técnica, mas o jornalismo está na veia, está no sangue!
De parabéns o STF!
O Brasil toda vida escreveu a sua história com ética no jornalismo, e nos seus 509 anos de descobrimento ainda não precisou de diploma...
Posse de Ramiro na ABI
Por falar em jornalistas, amanhã vai ser realizada no salão da Academia de Letras de Ilhéus a posse do nosso companheiro, jornalista Ramiro Aquino.
A solenidade de posse de Ramiro frente a presidência da ABI-Seccional Sul, está programada para às 19:00 horas. O evento vai contar com a presença do jornalista Samuel Celestino, presidente da ABI no Estado.
Ramiro substitui ao jornalista Valério de Magalhães que ficou frente a entidade por três gestões, para o biênio 2009/2011. Ao Ramiro desejamos muito sucesso, agora mais do que nunca a nossa categoria tem que se organizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...