segunda-feira, 26 de maio de 2008

José Hamilton, um polivalente comunicador




Itabunense, nascido em 12 de janeiro de 1957, filho de pais sergipanos Catarina Matos e Deoclécio Santos, José Hamilton, já completando 34 anos, no rádio regional, viveu sua infância como menino travesso, “peripeciando” pelas ruas do bairro de Fátima, local onde nasceu. Jogou pelada, no Morro do Alto dos Canecos e no campo do Bariri (onde fica localizada hoje a praça São Sebastião), naquele bairro. Vendendo gibis e caramelos nas portas dos cinemas itabunense: Oásis, Itabuna, Plaza, Marabá e Catalunha, para ajudar a renda da família, não esquecendo os seus estudos, ainda menor, conseguiu o seu primeiro emprego na referida rede de cinemas, levando-se em consideração o seu ótimo relacionamento com todos os funcionários daquela empresa. A rede, pertencia ao empresário Waschington Setenta. Na sua nova função, o ainda adolescente José Hamilton trabalhou ao lado de grandes nomes conhecidos da população, entre eles, Piloto, Barreto, Zé Nunes, Cesário, Maria, Silvio, Petisco e muitos outros que fizeram a história gloriosa dos cinemas grapiúnas, que eram a principal atração do itabunense, exibindo os grandes filmes daquela época, principalmente, os cawbóis americanos e italianos, aliados aos divertidos seriados de: Jess James, Durango Kid, Rock Laine, Zorro e Tonto, Bill Kid, Cavaleiro Negro, Fantasma, Flash Gordon, Mascara Negra, Mazarope, Flecha Ligeira e outros que faziam a alegria dos anos 60 e 70. Passando pelos colégios: São José, Instituto Municipal de Educação de Itabuna (IMEI), Ciomf e Colégio Estadual, este último concluiu o curso de Contabilidade. Não seguindo a profissão, ingressou no rádio, a convite do radialista Robério Menezes em 1975. De início na função de plantonista esportivo, através da rádio Jornal de Itabuna, que era considerada a Globo do Sul da Bahia, pelo professor e jornalista Raimundo Osório Couto Galvão. Assim, José Hamilton começava a sua carreira na comunicação.
Ceplac
Em 1979 através de um concurso público ingressou no quadro funcional da Ceplac. Partindo daí os seus primeiros passos para o profissionalismo na comunicação e seu sucesso regional no setor. Devido a sua facilidade de comunicação, fez e continua fazendo amigos por onde passava, a convite do então jornalista Milton Rosário, chefe do Setor de Comunicação da Ceplac que tinha ao seu lado o radialista e jornalista Odilon Pinto, que também prestava serviços ao Diário de Itabuna, José Hamilton tornou-se um dos integrantes e apresentadores do programa “De Fazenda em Fazenda” idealizado por Odilon Pinto, hoje professor de lingüística da UESC e da FACsul. O programa, “De Fazenda em Fazenda” entrou no ar, nos anos 70, de início, às 04:00 horas da manhã, pela Rádio Jornal de Itabuna, em seguida Difusora e a Radio Nacional (Antiga Rádio Clube de Itabuna). Hoje o programa é transmitido pela FM Gabriela, da cidade de Ilhéus, onde na companhia de Luis Fernando, Jorge das Mercês, Iruman Contreiras, Rizete Pereira e Sílvio Romero, José Hamilton, ao lado dos seus companheiros, dá o seu recado ao homem do campo.
Amizades
Entre as muitas amizades do polivalente José Hamilton, no rádio, ele destaca: Robério Menezes, Raimundo Veloso (hoje deputado federal) Iêdo Nogueira, Geraldo Santos, Orlando Cardoso, José Eduardo (Boneco), Robério Nunes, Ramiro Aquino, Mauricio Duarte, Ilton Oliveira, Manoel Messias, José Evangelista, Rai Nascimento, Marcelo Soares, Marcos Soares, Jota Silva, Jota Hage, Nadson Monteiro o nosso nome e muitos outros nomes... E, em saudosa memória, cita os nomes de: Milton Souza, Nilson Rocha, Lima Galo, Raimundo Galvão, Jailson Nascimento, Jota Nascimento e Nilson Andrade. O funcionário público, José Hamilton hoje aos 51 anos de idade, residindo em Itabuna e querido por todos aqueles que vivem ao seu redor. Com muito orgulho e, como um homem experiente, diz que acredita na retomada do desenvolvimento da região cacaueira. Casado com a senhora, Lucinete Santana dos Santos, pai de três filhos: Carla, Camila e Hamilton Junior, tem como maior virtude, à sensibilidade de ter humildade e, uma forma toda especial de tratamento a todos, os que buscam em Zé Hamilton, uma nova amizade. É gente que faz, o dia a dia de Itabuna e da região Sul da Bahia, sem olhar a quem! “Daí-lhe, Pitu!!!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...